A arte

Morihei Ueshiba (O-Sensei)


"Aikido não é uma técnica para lutar com ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família." - Morihei Ueshiba (O'Sensei)

"O segredo do Aikido não está em como você move seus pés, e sim em como você move a sua mente. Eu não estou ensinando técnicas marciais. Eu estou ensinando à vocês a não-violência." - Morihei Ueshiba (O'Sensei)




O Aikido é um poderoso método de autodefesa criado pelo professor japonês Morihei Ueshiba que pode ser estudado por pessoas de todas as idades. É uma arte marcial não competitiva e ensina o praticante a compreender, reconhecer e então agir em face de uma situação violenta ou prejudicial, tanto do ponto de vista físico como no relacionamento humano.

Por utilizar os princípios da não resistência, se torna ideal para pessoas franzinas, mulheres e crianças que não dispõem de força suficiente para enfrentar um agressor realmente decidido.



Semântica 

O termo Aikido é formado por três ideogramas em kanji (caracteres da língua japonesa com origem de caracteres chineses) que representam três conceitos diferentes:



O ideograma AI traz o conceito de Harmonia, União, Integração. Foneticamente, em japonês, AI também pode significar Amor.




O ideograma KI, também conhecido como Chi (China) ou Prana (Índia), traz o conceito de Energia, Energia Vital, Vida.




O ideograma DO, conhecido também como Tao (China), traz o conceito de Caminho, Modo de Vida.








Características Técnicas

O Aikido é composto por técnicas de movimentação, projeções, aprisionamentos, torções, estrangulamentos, golpes traumáticos e técnicas com armas - espada, faca e bastões. Todas são utilizadas com 3 objetivos:
  1. A auto defesa : a eficiência física de cada técnica aplicada;
  2. O relacionamento interpessoal: ao estudar os movimentos e aperfeiçoar a técnica, percebe-se como ela pode ser aplicada no dia a dia, no trabalho, no estudo, na família, nas relações humanas;
  3. O aperfeiçoamento pessoal: as técnicas estimulam a tomada de iniciativa, o senso de proteção, a formação da estratégia e a força da gentileza.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan