História do Aikido

Os antigos livros de artes marciais japonesas falam sobre diversas técnicas conhecidas e utilizadas apenas por seu clã específico. Era hábito, da época, evitar que essas artes fossem ensinadas a todos, restringindo o conhecimento a poucos escolhidos. Até mesmo dentro da própria família, apenas alguns tinham tal oportunidade. Uma destas artes era o Daito ryu aiki jujutsu, oficialmente criada durante o regime do imperador Seiwa ( aproxidamente no ano 1000 d.C.).
Morihei Ueshiba: O- Sensei
Em 1883, nasceu em Tanabe, Japão, o fundador do AIKIDO: Morihei Ueshiba, cuja excepcional aptidão e paixão pelas artes marciais o levou a praticar e se tornar mestre em várias delas: YAGYURYU JIUJUTSU, SHINKAGUERYU KENJUTSU, DAITORYU AIKIBUJUTSU, entre outras. A extensão e o conteúdo do estudo de Ueshiba acerca destas artes marciais clássicas continuam a ser alvo de especulação.
Ueshiba não era apenas um exímio praticante de artes marciais, mas também um cidadão empreendedor. Em 1912, organizou um grupo de cinquenta e quatro famílias e as liderou na colonização da ilha de Hokkaido. As severas condições de sobrevivência na ilha não abalaram Morihei Ueshiba. Ele era visto como um líder dos seus compatriotas de Tanabe e ajudou as novas famílias a se estabelecerem.
O acontecimento mais significativo durante esses anos, pelo menos em termos do desenvolvimento do Aikido, foi o encontro de Ueshiba com o mestre de Daito-Ryu Aikijujutsu, Sokaku Takeda, em fevereiro de 1915.  Aos trinta e dois anos Ueshiba já era um artista marcial habilidoso e, o futuro fundador do Aikido, ficou fascinado com as poderosas e complicadas técnicas da arte de Takeda.
Ueshiba dedicou muito tempo e dinheiro à aprendizagem de Daito-ryu, tendo convidado Takeda a viver com ele de forma a obter uma aprendizagem personalizada. Transformou-se num dos melhores alunos de Takeda, acompanhando-o muitas vezes através da ilha em viagens de ensino.
Em 1922, durante a sua estadia em Hokkaido, Ueshiba recebeu de Takeda um certificado do primeiro nível de aprendizagem e adquiriu um domínio considerável da arte. O currículo de Daito-ryu que ele estudou consistia em centenas de técnicas com movimentos complexos, torções e aprisionamentos. Takeda era também um perito na utilização do sabre, shuriken(dardos) e leque de ferro, entre outras armas. As técnicas do Daito-ryu de Sokaku Takeda iriam mais tarde servir de base à quase todos os movimentos do Aikido.

Em 1924, o reverendo Deguchi - líder espiritual de Ueshiba -  o convidou para estabelecerem um novo ponto de difusão da religião na Mongólia. Ueshiba aceitou e partiram juntos com um pequeno grupo de companheiros de confiança. Todavia, problemas políticos na China ocasionaram grandes dificuldades. O grupo foi perseguido, capturado, encarcerado e torturado. Após cinco meses de negociações, o consulado japonês conseguiu a libertação dos sobreviventes.
Ao retornar dessa aventura, Morihei Ueshiba passou a morar em Ayabe, sede central da Omoto. Encorajado por Deguchi, isolou-se do mundo e dedicou-se à meditação e ao estudo da essência do Budo.
Os oito anos passados nas montanhas de Ayabe foram decisivos para o desenvolvimento espiritual de Ueshiba: estudou filosofia Xintoísta (origem da Omoto) e dominou o conceito de Koto-Tama (algo similar aos mantras). Foi durante esse período de meditação e reflexão que lhe começaram a surgir perguntas tais como:
"De que serve vencer aos outros, seja com uma técnica ou outra?"
"Se hoje ganhei, amanhã ou mais tarde perderei. O vencedor de hoje é o perdedor de amanhã."
"O campeão forte de hoje, amanhã se defrontará com um adversário mais jovem e perderá."
"Isto significa, então, que a vitória é algo relativo! Será que existe a vitória absoluta? Que importância tem para cada um?"
Isolado nas montanhas, longe do mundo cotidiano e vivendo como um eremita, praticava sozinho com o bokken (espada de madeira), desferindo golpes no ar e ao mesmo tempo se perguntava: "O que é um budo?" Então, um dia, em 1925, um oficial de marinha, perito em espada, veio visitá-lo em Ayabe. A conversa terminou em discussão e decidiram acertar a diferença em um duelo de espada de madeira (BOKEN)
O oficial atacou seguidamente, mas Ueshiba evitou, esquivando-se a cada golpe do adversário (mais tarde Ueshiba declararia que captava sinais luminosos para onde a espada do seu oponente iria bater).
Incapaz de atingí-lo e cansado, o homem acabou desistindo. Com o intuito de descansar daquele combate, Ueshiba foi para o jardim de sua cabana, e ao olhar para o céu, subitamente teve uma estranha vibração. Eis aqui, em suas próprias palavras, o acontecido:
"Tive a sensação de que o Universo inteiro entrava em vibração e uma energia de cor dourada se elevava da terra e se enrolava como um novelo no meu corpo, transformando-o em dourado. Nesse instante meu corpo e meu espírito tiveram uma clara consciência do pensamento de Deus, o criador do Universo."
Esse momento especial, quando o guerreiro forjado no passado passou a ser o samurai do futuro, marcou o início da mudança de Aiki-jiujitsu para Aikibudo. Agora oficialmente separado de Takeda, Morihei Ueshiba passou a dedicar-se, então, a constantes viagens a fim de atender a convites de interessados em ver sua arte. Em 1927, mudou-se para Tóquio e começou a prestar serviços à família Imperial, ensinando Aikibudo.
Nessa época é contratado para lecionar na Academia Naval. O número de alunos aumentou fortemente. Jigoro Kano, fundador do Judô, visitou Morihei Ueshiba e, admirado pela técnica, designou três alunos para estudar o Aikibudo.
Em 1931 conseguiu fundar seu dojo, em Tóquio, com o nome de Aikibudo Ueshiba Dojo Kobukan. A academia tinha 80 tatames. O número de alunos ficou entre 30 e 40 pessoas. A maioria graduados em Judô, Esgrima ou outra luta. Esses alunos, cheios de vitalidade, treinaram duro e intensamente de tal modo que a Kobukan foi apelidada de Dojo do Inferno. Eram alunos jovens, muito concentrados no microcosmo da academia e isolados dos afazeres diários. Eram uchideshi (estudantes internos).
Logo depois foi construído o dojo especial de Iwama (Ibaraki), que combinava o treino em um dojo, não se interessava em administrar academias. Sua principal intenção era praticar. Assim, estava sempre viajando e visitando os dojos de seus alunos.
aberto e ao ar livre com o cultivo da terra. Morihei Ueshiba, por seu gosto em assistir aos diversos dojos que iam surgindo
O tempo passou e explodiu a Segunda Guerra Mundial. Com isso, Ueshiba viu vários de seus alunos serem convocados e partirem para guerra. Decidiu, então, se retirar para a área rural e foi para Iwama em 1942 onde re-nomeou sua arte de AIKIDO.
Com a vitória dos americanos, as tropas de ocupação tornaram proibida a prática das artes marciais até 1948. O AIKIDO foi a primeira arte marcial a ser re-autorizada por sua orientação pacífica. Após a guerra, o Kobukan Dojo passou a se chamar Hombu Dojo, que hoje é a atual sede da Aikikai, uma organização mundial liderada pelo neto do fundador, o doshu Moriteru Ueshiba.
A primeira apresentação pública do Aikido ocorreu em 1956. Nesse mesmo período, estrangeiros passaram a praticar Aikido seriamente e a arte se espalhou para outros países.
Morihei Ueshiba faleceu em 26 de abril de 1969 com a idade de 85 anos. Sua mulher, Hatsu, morreu em junho do mesmo ano. Seu filho, Kisshomaru Ueshiba, assumiu então a liderança do Hombu Dojo até seu falecimento no ano de 1999, quando Moriteru Ueshiba, filho de Kisshomaru, sucedeu seu cargo tornando-se o novo DOSHO (herdeiro).
AIKIDO no Brasil 
O AIKIDO foi introduzido no Brasil  em 1963, no estado de São Paulo pelo falecido mestre em acupuntura e medicina oriental Reishin Kawai ( 1931- 2011). Apesar do sensei Kawai ter sido escolhido pelo Hombu Dojo, ele não treinava Aikido, mas Aiki no Jutsu. Isos não muda o fato de que - juridicamente- ele seja o introdutor do Aikido no Brasil. De fato, no entanto, o primeiro aikidoka que iniciou um dojo no Brasil foi um aluno direto do fundador, o sensei Teruo Nakatani, no Rio de Janeiro, em 1963.   Entretanto o grande divulgador da arte no país é, inegavelmente, o engenheiro civil e 6º dan Wagner Bull. O shiham Bull, no intuito de fomentar o aikido, ligou-se à AIKIKAI através do shiham Yoshimitsu Yamada, aluno direto do fundador e que ensina em território americano. O shihan Bull também organizou diversos seminários, traduziu livros e apoiou a introdução do AIKIDO em diversos estados da federação.



Imagens: Divulgação
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan