Regras de etiqueta e comportamento no Dojo

Em nossa unidade do Massaki Dojo adotamos apenas 3 regras de conduta:

1. Ninguém é  obrigado a aceitar ou fazer nada do que for demonstrado ou pedido. Desde que não atrapalhe ninguém, pode inclusive freqüentar as aulas e não fazer nada. Mas... Se você não seguir nada do que é feito...pra que vem praticar, então?
2. O nome de nosso estilo, MAKOTO, quer  dizer sinceridade. Então, seja sincero. Se estiver machucado, avise a cada parceiro de treino. Se um soco for pedido...Não acerte o ar. Acerte o parceiro!
3. Quando a instrução estiver sendo dada...ninguém - exceto quem ministra a aula - deve  ficar de costas para o kamizá.


Apesar de termos apenas as regras acima enunciadas, sugerimos, no entanto, alguns comportamentos para uma conduta mais harmoniosa dentro do dojo:

1. É responsabilidade de todos manter as regras tradicionais de conduta no Dojo. Este espírito vem do Fundador e deve ser respeitado, honrado e mantido.

2.Todos temos responsabilidade em criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito. Assim, devemos evitar que nossas atitudes ofendam os outros. Por exemplo, se alguém por convicções religiosas não quer reverenciar  o kamizá, pode  pedir para que entre após o cumprimento ter sido feito e saia antes do cumprimento final. Ou mesmo, pode pedir que seja  desobrigado desta reverência, por exemplo;

3. O Dojo não deve ser utilizado para outro fim a que se destina, salvo expressa autorização do sensei;

4. A limpeza é uma oração de agradecimento, é dever de todos executar a limpeza física (antes e depois do treino) e do coração de todos. Isto é SHUGYO (purificação do espírito) e ensina disciplina;

5. É decisão do Sensei quando ele deve ensinar alguma técnica. Não se pode comprar técnicas. A  mensalidade (OREI) é uma pequena parcela para ajudar a pagar as despesas para o local de treinamento e é uma forma muito pequena de demonstrar a gratidão do aluno ao mestre por seus ensinamentos;

6. Respeitar, Respeitar, Respeitar, é um pensamento contínuo no Dojo.

Cumprimentando (REI)  em Seiza
7. É um dever moral de todos usar as técnicas para fins pacíficos visando sempre construir. Você deve exercitar sua percepção ao tentar enxergar a aplicação (tanto de defesa pessoal como  de relacionamento) presente em cada princípio/técnica demonstrados;

8. Não deve haver conflitos do ego no tatame. Aikidô não é um ringue de competição de vaidade. Não pode haver algo do tipo: “eu consigo fazer a técnica em você, mas duvido que você a execute em mim”;

9. A insolência jamais será tolerada, devemos ter consciência de nossas limitações. Quando o professor corrigir sua técnica, permaneça em seiza e ao término da instrução diga: DOMO ARIGATO!

10. Cada pessoa tem condições e razões diferentes para treinar. Devemos respeitar suas expectativas.

11. Não é educado  contra argumentar com o sensei. Mas o assunto pode ser discutido se ele assim permitir. Se o argumento/instrução dele lhe convencer, agradeça (DOMO ARIGATO) e volte a treinar. Se for admoestado,  peça desculpas: GOMEN NASAI!  E volte a treinar;

12. A não ser que suas convicções religiosas o impeçam, faça a reverência ao Kamizá ao entrar e sair do Dojo.

13. Respeite seu uniforme de treinamento, deve estar sempre em boas condições e de aparência.

14. O Dojo não é uma praia, sente-se sempre em seiza ou com as pernas cruzadas no estilo japonês ( posição de lótus), no caso de ter problemas no joelho.

15. Quando o Sensei demonstra uma técnica, fique sempre em Seiza, após, faça uma reverência, agradeça (DOMO ARIGATO, SENSEI) e  comece imediatamente a praticar.

16. No início de cada técnica, cumprimente seu parceiro(ONEGAI SHIMASS)

17. Quando o final de uma técnica é assinalada, cumprimente o parceiro (DOMO ARIGATO)e vá imediatamente para seu lugar de início da aula.

18. Se for absolutamente necessário perguntar algo ao Sensei, vá até ele, não o chame para si. Se o problema for a execução de uma técnica, tente primeiro observar os outros. Se mesmo assim não conseguir, primeiro mostre como você entendeu a técnica. Depois ele o auxiliará.

19. Respeite os sempai, jamais discuta se as técnicas estão erradas ou não. Lembre-se que você está treinando para aprender, não para satisfazer o seu ego. Adote uma postura receptiva e humilde, porém não bajuladora.

20. Se você não é Yudansha, não corrija ninguém.

21. Não converse em cima do tatame. Aikidô é experiência.

22. Não se deve usar jóias, mascar coisas no tatame. Além do corpo somente se usa o uniforme

23. Se você chegou atrasado, vista-se rapidamente, vá para o inicio do tatame  e - na posição de seiza - aguarde até o sensei permitir que você entre no tatame. Cumprimente-o com ONEGAI SHIMASS

24. Não seja atingido. Não permita ser socado, chutado, agarrado, derrubado ou posto no chão. Aikido é controle do inicio ao fim. Quando você permite que lhe toquem (qualquer que seja a forma) está perdendo parte desse controle. Mas não exagere nos golpes e movimentos para não ferir os colegas de treino. Ninguém entra numa aula de aikido para servir de "saco de pancadas" de alguém.

25. O treino mais vigoroso é reservado aos graduados. Tenha paciência. Aguarde. O seu dia chegará.

26. Se comparecer a uma aula/demonstração/seminário com um professor diferente, lembre-se de seguir a forma que está sendo demonstrada no seminário e não a que você aprendeu em seu dojo original. A capacidade de se adaptar também faz parte do aikido. 

Imagens: divulgação
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan