sábado, 1 de outubro de 2011

O que é Goshin-Jitsu/Defesa Pessoal Método Novais


Trata-se de uma defesa pessoal pura profunda e ampla, que vai da elementar, superior à integral
BREVE HISTÓRICO SOBRE O JIU-JITSU E O JUDÔ

O JU-JITSU ou JU-JUTSU (Jiu-Jitsu) nipônico é uma das mais antigas artes marciais que se conhece, tendo existido centenas de estilos e entre os mais famosos citamos, a título de exemplo, o SHITO SHINIO RIYU, KITORIU, ARATARIU, SHINSHINDO RIU, etc.
Segundo a tradição que nos chega aos dias hodiernos, a Índia foi seu primeiro berço, tendo passado depois para a China e finalmente chegado ao Japão, onde as técnicas cresceram em quantidade e qualidade.
O Ju-jutsu abrangia a utilização de todas as técnicas conhecidas como: chaves, torções, projeções, estrangulamentos, imobilizações, traumatismos (atemi-waza), mediante socos, chutes, etc., sendo que a depender do estilo (Ju-jutsu), priorizava-se o uso de certas técnicas em detrimento de outras, variava o Kumikata (pegadas), recursos, finalizações, variações de formas de finalizações, etc. Assim, um estilo (JU-JUTSU) não só variava em relação a outro, em razão do exposto, como também quanto à preferência das técnicas utilizadas, isto tanto em relação à luta em pé, quanto à do chão. Procurando não ser prolixo, diremos em poucas palavras o seguinte: no Japão Feudal até meados de 1900 desta era, florescia uma luta corporal que era tida como sinônimo de "EXTERMÍNIO". Esta luta denominava-se JU-JUTSU, tendo havido cerca de uma centena de estilos. Uma coisa é certa: todos esses estilos se aprofundaram em técnicas de bater, lesionar, gerar fraturas em mãos, braços, omoplatas, coluna cervical, pernas, joelhos, tendões, cartilagens e ligamentos mediante à utilização de chaves das mais variáveis e mais cruéis, como também estudavam o extermínio do oponente através de projeções, estrangulamentos, etc. Como visto, a população da época tinha pavor e somente uma pessoa insana poderia atrever-se a enfrentar um desses praticantes. Nenhum outro sistema de Arte Marcial utilizava uma variedade tão grande de técnicas como a do JU-JUTSU.
Não é correto se dizer que existe ou existiu um autêntico ou oficial ju-jutsu. Todos os estilos (quase uma centena) representavam o entendimento dos seus mestres, não tendo havido, portanto, qualquer forma padronizada de ju-jutsu, como informa o ocidente.
Não se conheceu nem se conhece nenhum sistema de Arte Marcial que se utilize de uma gama de variedade tão grande de técnicas como as que apresentavam os estilos de ju-jitsu existentes (à época), com ou sem armas.
Assim, não pode ninguém dizer que ensina o verdadeiro ju-jutsu, que é detentor de conhecimento pleno de ju-jutsu, face tudo o que foi exposto. Nem o próprio JUDÔ, que arregimentou para si a maior fatia, ou seja, na sua composição encontram-se integradas todas as técnicas de diversos estilos de Ju-jutsu (cerca de três estilos), pode afirmar que é detentor de todas (as técnicas) de JU-JUTSU existentes à época.
Pelo exposto, o Judô deriva de forma de combate que estivera vigente, em pleno feudalismo nipônico. Em decorrência da aglutinação de diversos estilos de Ju-jutsu (técnicas da ligeireza), luta super aguerrida, originou-se um novo estilo que se denominou JUDÔ, sendo que, no século XVIII, o Japão foi fértil em estilos desta Arte.

" Novais: você não pode imaginar até que ponto um judoca é capaz ... "

O Judô atual
Utiliza as mesmas técnicas do GOSHIN-JITSU, exceto aquelas que possam trazer seqüelas, a exemplo de
  1. KATAME- WAZA: chaves em joelhos, tornozelos, cervical, dorsal, etc. Estas técnicas não são treinadas com fins esportivos e sim como defesa pessoal;
  2. KIAI : Grito Especial para subjugar o adversário em fração de segundos. Exerce papel psicológico;
  3. TAI-SABAKI : Esquivas;
  4. ATEMI- WAZA : Golpes traumáticos;
  5. NAGE-WAZA :Técnica de projeção (Obs.: Na luta em pé, há também aplicação de técnicas de atemi-waza, chaves, estrangulamentos, etc.);
  6. NE-WAZA : Luta de solo (imobilizações, chaves, estrangulamentos, torções, raspagens, passagens de guarda, etc);
  7. GOSHIN-JITSU :Autodefesa, DP;
  8. KUATSU - Técnica de reanimação
As técnicas de chave, estrangulamento e ATEMI são aplicadas tanto em pé como no solo.
Os KATAS são exigíveis à partir de faixa preta SHO-DAN. O primeiro trata de luta em pé (TACHI- WAZA), o segundo luta no solo (KATAME- WAZA) e os demais, quase como regra, tratam de forma de autodefesa. Geralmente, os judocas se dedicam 60% à luta em pé e 40% no solo, quando correto seria o treino por meação NAGE- WAZA.



Ao atingirem a FAIXA PRETA, galgam conhecimento dos KATAS e maturam o conhecimento de técnicas proibidas em competição esportiva com o objetivo de GOSHIN-JITSU. Como o JUDÔ é constituído de cerca de três ou mais estilos de JU-JITSU, um deles é propício à aquisição de conhecimento ímpar de projeções. Se contabilizarmos as técnicas oficiais (GO-KIO) e extra-oficiais com as suas variações e se considerarmos que há, no mínimo, cerca de três variações para cada técnica de projeção, poderemos afirmar que há com toda a certeza, cerca de trezentas ou mais projeções (p/ mais ou p/menos) no JUDÔ e que um expert nesta arte não encontra páreo para enfrentá-lo em luta corporal, quer o mesmo fique em posição vertical, inclinada, acocorada, de lado, pé na frente ou atrás como forma defensiva, etc, ou seja, não há posição que um judoca não projete seu adversário. Como autodefesa, há o GOSHIN-JITSU que já nos reportaremos em profundidade logo abaixo:


Assim, considero o estilo de DR. JIGORO KANO como detentor de todas as técnicas necessárias a um esporte, defesas pessoal para a completa educação de um cidadão, assim como também são aquelas artes marciais detentoras do sufixo "DO" e que possuam também análogas técnicas.


Quase ao fechar esta matéria, comprei, como de hábito, revistas que tratam de artes marciais e em uma
delas, denominada "GRACIE MAGAZINE" de setembro de 2004, ano IX, há uma reportagem sobre o JUDOCA "FLÁVIO CANTO", MEDALHA DE BRONZE EM ATENAS, FAIXA PRETA EM JUDÔ E JIU-JITSU no chamado "BRAZILIAN- JIU-JITSU". Em suas declarações à fls.-27, diz que as lutas são iguais (JUDÔ/JIU-JITSU) no sentido das técnicas existentes, sendo que a única diferença é que no JIU-JITSU de HÉLIO GRACIE usam-se técnicas proibidas no JUDÔ, a exemplo de chave de pé. O Defeito do Judô, segundo FLÁVIO CANTO, é que em muitos lugares os praticantes não se esmeram na luta de chão e o defeito do JIU¬-JITSU para mim, é justamente o contrário, ou seja, não se esmeram na luta em pé.

Em um quadro destacado na revista em epigrafe, intitulado KANO, MAEDA E OS GRACIE, tendo por fonte o livro "Brazilian Jiu-Jitsu: teoria e técnica", Renzo e Royler Gracie, com Kid Peligro e John Danaher (Ediouro 2003), DIZ O SEGUINTE QUE ORA TRANSLADAMOS:
"Mitsuyo Maeda, o japonês que ensinou JIU-JITSU para o garoto CARLOS GRACIE em Belém, no início do século passado, foi também um judoca, faixa-preta da academia Kodokan, no Japão, fundada por Jigoro Kano (1860¬1938) em 1882. Kano era um estudioso de vários estilos do Jiu-Jitsu clássico na era pós-samurais, em que a arte marcial sofria enorme preconceito em seu País. Ele mudou a maneira de treinar, proibindo golpes traumáticos e diversas posições que atrapalhavam o "randori", espécie de "treino real", precursor do "rola" de hoje e criado por Kano. O mestre oriental também mudou o nome de Jiu-Jitsu para Judô para diferenciar a "nova" modalidade do estilo clássico. Seu aluno Maeda (1878-1941) era versado em Jiu-Jitsu antes de ir para a academia Kodokan com 18 anos e lá receber a faixa-preta. Ele foi mandado por Kano numa expedição ao ocidente para a difusão da arte marcial, mas acabou se separando da comitiva japonesa e passando por diversos lugares nos Estados unidos, América Central e do Sul e Europa antes de se estabelecer definitivamente no Brasil. Durante a sua vida de caixeiro-viajante, lutou profissionalmente inúmeras vezes. Estes desafios iam contra os rígidos códigos morais da Kodokan. Talvez por isso e por utilizar em seus desafios inúmeros golpes do antigo Jiu-Jitsu (e também novos golpes que adaptou frente a boxeadores e wrestlers, nos comuns adversários) que não eram permitidos pelo novo estilo de Kano, Maeda fazia questão de descrever o seu método de luta como Jiu-Jitsu e não Judô.
Posteriormente, com o desenvolvimento do Jiu-Jitsu no Brasil pela família Gracie e discípulos, e mudanças ainda mais radicais nas regras do Judô para o enquadramento da modalidade nas Olimpíadas, os estilos se distanciaram a ponto de hoje existirem diferenças marcantes nas competições".

Tanto o JUDÔ quanto o JIU-JITSU possuem dezenas e mais dezenas, certamente centenas de técnicas no chão envolvendo chaves, estrangulamentos, imobilizações, torções, passagens de guarda, raspagens, variações das técnicas referidas, etc.

VAMOS TENTAR EXPLICAR DE FORMA RESUMIDA O QUE CONSTITUI DEFESA PESSOAL.

Todas as artes marciais possuem técnicas que o identificam no seio da sociedade, contudo, para se conseguir um bom conhecimento, torna-se necessário que a pessoa interessada treine com afinco, dedicação esmerada e persistência durante anos e mais anos até que chegue a um nível que seja reconhecido como perito detentor de KNOW-HOW nesta ou naquela arte marcial, razão porque dizemos, sem medo de errar, que é necessário um período médio de 08 a 10 anos, para que uma pessoa possa desenvolver em qualquer situação, previsível ou não, uma defesa de bom nível, através das técnicas aprendidas ao longo dos anos a depender da situação que se encontra e das oportunidades oferecidas pelo adversário, propiciando a sua iniciativa ou não de ataque ou defesa, visando a uma solução satisfatória para o constrangimento que está sendo submetido, ou seja, ter capacidade de oferecer defesa própria ou em prol de terceiros.

Nas lutas orientais, existem centenas de técnicas que o expert utiliza na contenda, já que os anos gastos com os treinos lhe dirão qual a melhor opção técnica para haver uma finalização em seu favor.

No curso de Defesa Pessoal, o aluno não será um expert na luta mãe, aquela que está lhe outorgado os conhecimentos técnicos, contudo, o praticante conhecerá todas as situações em que poderá ser agredido e aprenderá a safar-se.

O objetivo da Defesa Pessoal é garantir as integridades físicas e moral do cidadão, caso alguém de má índole tente colocar em risco a sua vida e a sua saúde, mediante o intento de atos físicos a que visam muitas vezes, aniquilar até mesmo o próprio agredido.

Na obtenção do que almeja, o praticante de Defesa Pessoal terá a opção de escolher entre as inúmeras Artes Marciais existentes a que melhor lhe convir, observando, contudo, que algumas delas têm o poder de colocar nas mãos do praticante o direito de dosar o seu grau de agressividade e até do próprio resultado (maior ou menor lesão, vida/morte), como é o caso do JUDÔ, que tem a competência de neutralizar sem machucar qualquer desafeto ou causar seqüelas no agressor, ao ponto de lhe causar lesões corporais que variam do leve ao grave ou, até mesmo um indesejável, aniquilamento físico do agressor, isto através de projeções, estrangulamentos, chaves, pancadas, etc.

Diz o Artigo 25 do CPB (Código Penal Brasileiro): Art. 25 Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

Como visto a própria lei aquiesce e faculta que alguém agredido injustamente, use dos meios necessários para extinguir a aludida agressão, contra si ou terceiros e isto naturalmente só será possível, em certas condições, se o agredido tiver conhecimento de GOSHIN-JITSU.

TÉCNICAS USADAS NO CURSO DE DEFESA PESSOAL / GOSHIN-JITSU-DO

KIAI - Grito Especial para subjugar o adversário em fração de segundos. Exerce papel psicológico.

KANSETSU-WAZA - Técnicas de Chaves nas articulações
Técnica que se utiliza de chaves de braço, mão, perna, joelho, tornozelo, etc, etc. Técnica muito eficaz para o domínio de qualquer indivíduo, uma vez que se levado avante, causa fraturas em ossos, rompimento de tendões, cartilagens, etc, etc. O agressor é DOMINADO RAPIDAMENTE pela dor, contorção, imobilização (contenção).
Há chaves tão especiais, que são utilizadas pela POLICIA, FORÇAS ARMADAS, AGENTES PSIQUIÁTRICOS E DE SEGURANÇAS, etc, etc. SÃO AS DENOMINADAS CHAVES POLICIAIS. As maiores Policias do Mundo dão preferência ao aprendizado deste tipo de técnica para controlar meliantes, a exemplo da SCOTLAND YARD, SWAT, etc, etc.



ESTRANGULAMENTOS ( SHIME)


Há três tipos de estrangulamento: O aéreo, o sanguíneo e o neurológico. Todas causam de imediato a perda dos sentidos e, se o TORI prosseguir com o estrangulamento ADVÉM À MORTE.
Embora pareça uma técnica cruel, talvez seja a mais humana, uma vez que não causa lesão, seqüelas e, uma vez que o agressor (UKE) seja liberado de tal técnica, volta à ativa como se nada tivesse ocorrido. São muito eficientes no domínio de pessoas violentas, a exemplo dos TOXICOMONOS, PSICÓTICOS, etc, etc., que possuem uma força anormal. O TORI poderá então estrangular o agressor (UKE) ao ponto apenas de "APAGÁ-LO", dominando então a situação. Observa que existem diversas formas de estrangular um adversário e para tanto se usa mãos, punhos, antebraços, pernas, joelhos, pés, etc, etc.
Utilizam-se através desta técnica, as mãos, os pés, dedos, cabeça, etc, etc, no objetivo de atingir certa região do corpo, visando-a traumatizar e, assim, sustar o ataque. A depender do local a ser atingido, o agressor poderá sentir dores, perda da consciência ou até mesmo a morte. Como o objetivo da defesa pessoal não é matar ninguém, a utilização do ATEMI-¬WAZA visa a desequilibrar emocionalmente o UKE (agressor), causar-lhe dor, sofrimento e paralisação temporária de qualquer iniciativa. É muito comum utilizar-se o ATEMI- WAZA na genitália, nos olhos, na boca, nas costelas, etc, etc, com o objetivo de deixá-Io neuro e psicotrópico, visando nesta fração de segundos a intentar uma técnica de finalização que ponha fim à luta, a exemplo de KANSETSU-WAZA e SHIME- WAZA.


NAGE-WAZA - Técnicas de projeção.
Quando utilizada, o é como forma principal de defesa decorrente de um ataque injusto ou ACESSÓRIO, ou seja, como TÉCNICA SOLUÇÃO de saída para uma situação aflitiva em que o agredido é agarrado no tronco pela frente, por trás, pelo lado, sobre ou sob os braços, estrangulado, clinchado, etc, etc. Observa que a pessoa projetada pode sofrer de leves escoriações a fraturas de braços, pés, costelas, clavículas, etc,etc ou, até mesmo advir a morte, a depender da região que primeiro entrou em contato com o solo. Esta técnica fere muito com o psíquico porque causa um grande ABALO MORAL EM DECORRÊNCIA DA PROJEÇÃO SOFRIDA, SUA VIOLÊNCIA E IMPACTO. Muito propicia e muitas vezes até condicionante a aplicação de técnica de finalização.

OSSAE-KOMI-WAZA: Técnica de Imobilização/contenção


Técnica que visa a aprisionar alguém ao solo, utilizando-se mãos, pés, braços, ombros, etc, etc em pontos do equilíbrio do agressor. Embora esta técnica não cause dano, é a preferida dos lutadores de vale tudo para sobrepujar o outro lutador, uma vez que, quando imobiliza o faz utilizando o seu corpo (sobre o do outro) e assim o último cansa, esgota¬-se, acaba o gás e é então FINALIZADO com técnicas de ESTRANGULAMENTO, CHAVES DE BRAÇO, etc, etc. Observamos que esta técnica é muito humana, não trás sofrimento, dor ou seqüela ao agressor, não sendo a mais indicada para uma defesa em rua, que exige uma definição rápida em fração de segundos. É aconselhada, contudo, para o domínio de pessoas que se necessitam subjugar, CONTUDO COM O MÁXIMO AMOR, como é o caso dos PSICOPATAS, etc, etc.

KUATSU - Técnica de Reanimação



TACHI-WAZA/ATEMI-WAZA – Luta em pé, clinches, técnicas de grappling, chaves e golpes traumáticos (socos, chutes, mão aberta, etc)

Vemos então que o goshin jitsu é uma arte completa, com luta em pé e no chão, com clinches, técnicas de grappling, arremessos, obstrução, passagem de guarda, estrangulamentos, chaves e finalizações em pé e no chão

QUALQUER FAIXA-PRETA DE QUALQUER ARTE MARCIAL TEM CONDIÇÕES DE ENSINAR DEFESA PESSOAL?
RESPONDO COM UMA PERGUNTA:
A - A arte que ele pratica, prevê o ensino do GOSHIN-JITSU-DÔ na sua grade curricular?
B - A arte que ele pratica é de "luta corporal"?
C - A arte que ele pratica lhe deixa expert na arte de projetar, chavear, estrangular, imobilizar, etc.?
Se o mesmo afirmar categoricamente que sua arte é uma das que se enquadra em luta corporal (judô, jiu-jitsu, luta livre, wrestlers, etc.,), que sua arte marcial é corporal, que lhe propicia know how em técnicas de projeção, chaveamento, estrangulamento, imobilização, luta em pé e no solo, eu diria MEUS PARABÉNS, CONTUDO, SE COM TODA ESTA RIQUEZA DE CONHECIMENTO A SUA ARTE NÃO PROPICIAR, COMO NÃO PROPICIA CONHECIMENTO AO PONTO DE SER UM "EXPERT" NA ARTE DA DEFESA PESSOAL (GOSHIN-JITSU-DÔ) EU LHE DIRIA QUE APRENDA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, VEZ QUE O CAMINHO PARA QUEM CONHECE LUTA CORPORAL É CURTO, CONTUDO, SÓ ASSIM, O MESMO SERIA "UM ATLETA COMPLETO", APTO A ENFRENTAR QUALQUER SITUAÇÃO, SOB QUALQUER CONDIÇÃO.
A explicação para que um atleta de luta corporal não conheça GOSHIN¬-JITSU-DÔ está no conteúdo da grade curricular que lhe é ministrado. Na mesma inexiste esta cadeira. Ao mais sendo a sua arte marcial esportiva, o objetivo é ganhar medalhas e não deixar o atleta em condição de conhecer GOSHIN-JITSU-DÔ, vez que esta é uma parte especializada das mesmas.

Trata-se de uma parte guerreira, não esportiva e não prevista no currículo que o atl
eta tem que para aqueles que praticam artes marciais traumáticas, a exemplo do Karatê, boxe, Kung-fu, tae-kwondô, que são também esportivas, por não serem lutas corporais, os seus praticantes não conhecem nenhuma técnica acima referida. Em sua grade curricular de ensino, não existe a defesa pessoal plena, vez que a única que sabe fazer é aquela máxima: bater para destruir. Estas artes não conhecem a gradação que um praticante de luta corporal tem em suas mãos. Dominar o oponente sem machucá-Io, ou, machucá-Io o mínimo possível até que o agressor esteja submisso ou em casos extremos em que periclite a sua vida ou possível a de outrem, deixá-Io fora de combate.
O vizinho chega alcoolizado, com raiva e quer bater na mulher e nos filhos. Indaga-se: Um praticante de artes marciais traumáticas tem condições de dominá-Io com amor, sem trazer um arranhão de seqüela como fazem os praticantes de luta corporal? “A sua resposta é não, vez que os mesmos só sabem traumatizar, não sabem imobilizar, conter, chavear, estrangular.”, etc., técnicas estas que dominam qualquer indivíduo sem que lhe advenha lesões.
A mesma pergunta é feita em relação a um louco e darei a mesma resposta.
A mesma pergunta é feita em relação a dois amigos que estejam brigando e a resposta será a mesma, vez que não possuem conhecimento para intervir numa lide, sufocar os ânimos sem que traga seqüela aos desafetos.
Além do mais, tanto os praticantes de luta corporal como de luta traumática nunca viram em seus anos de academia, qualquer especialização na arte de desarmar portadores de arma de fogo, arma branca, porrete, nunca viram com especialização curso que soubessem defender-se de clichê (agarramento sobre os braços, por trás, de lado e de frente), Double Nelson, etc.
SÓ HÁ UMA SOLUÇÃO PARA SANAR O "VAZIO EXISTENTE NA GRADE CURRICULAR DE ENSINO DO FAIXA-PRETA QUE É CANDIDATO A SER SEU PROFESSOR DE DEFESA PESSOAL".
APRENDA GOSHIN-JITSU-DÔ, Defesa Pessoal pura e ampla, que vai da defesa elementar, passando à superior e chegando a integral, vez que ela responde a todas as situações existentes e sob qualquer condição como já exposto no prólogo deste trabalho.
O GOSHIN-JITSU-DÔ é uma arte da mais pura defesa pessoal existente, oriunda do JU-JUTSU.

QUEM PODE ENSINAR GOSHIN-JITSU-DO?
Os únicos que podem ensinar o GOSHIN-JITSU-DÔ são todos aqueles que provem por certidão ou diploma que são faixas-pretas nesta arte ou que possuam credencial dada pela Federação desta arte, na qual declare que o mesmo sendo estudante, possui um nível satisfatório e suficiente para ministrar aulas sob a fiscalização da aludida federação ou por quem ela declinar competência de fiscalização.
ENDEREÇO DA FEDERAÇÃO SERGIPANA DE GOSHIN-JITSU-DÔ:
Esta se encontra sita à Rua João Pessoa, nº 320, Ed. Cidade de Aracaju, 1° andar, salas 1141115, tel: (79)3042-2998 tel/fax: (79)3211-9842 E-mail: novais@infonet.com site: www.selfdefensejudo.com.
OBS.: ESTE TAMBÉM É O ENDEREÇO DO PRESIDENTE E FUNDADOR, DR. NOVAIS, QUE EXERCE A PROFISSÃO DE ADVOGADO HÁ MAIS DE 40 ANOS.

OBSERVAÇÃO DE RELEVÂNCIA


Você já viu algum praticante de defesa pessoal que possui faixa "X" e graduação "Y"?
A resposta é que não, sabe por quê? Porque no Brasil nunca existiu qualquer arte visando defesa pessoal devidamente oficializada, reconhecida pelo governo. A nossa arte o é. A mesma foi registrada como arte marcial e após receber o mesmo tramite quanto ao registro de sua Federação, hoje existem arte e federação devidamente registradas no cartório do 10° oficio de notas de Aracaju/SE, tomando-se esta arte OFICIAL, não oficiosa, sendo reconhecida pelo Governo Federal.



A Federação Sergipana de GOSHIN-JITSU-DÔ, a única baseada no JU-JUTSU, devidamente registrada, reconhecida pelo Governo Federal, podendo seu Presidente outorgar faixas, inclusive preta, graus, diplomas, certificados, etc.
Todo e qualquer praticante desta arte possui carteira, onde informa sua graduação, bem como diploma de faixa e grau, se for faixa-preta.
Não abrigue em sua entidade alguém que quer se passar por "EXPERT" em defesa pessoal e não o é. Caso queira aulas, cursos, palestras, seminário, entre em contato com a FEDERAÇÃO SERGIPANA DE GOSHIN-JITSU-DÔ, método NOVAIS na pessoa de seu Presidente e adquira o que existe de melhor em termos de "TÉCNICA DE DEFESA PESSOAL, NA PESSOA DE UM PROFESSOR OU UM INSTRUTOR A SER DECLINADO POR ESTA ENTIDADE".
Pós estes esclarecimentos que envolveram 9 (nove) laudas, acredito que você não comprará "gato por lebre".
"A VERDADE NÃO É AQUILO QUE LHE DIZEM E SIM O QUE VOCÊ CONSTATA".


O Dr. NOVAIS é 3º Dan em Judo, 1º Dan em Ju-Jutsu e Criador do  GOSHIN-JITSU-DÔ, 

Leia também:
Alavanca nas artes marciais
Goshin Jitsu

3 comentários:

Souzasensei disse...

Gostaria participar desse grupo de defesa pessoal.Souza 3 dan judô.Fortaleza ce

Walter Santos disse...

Boa noite, Oss! Sou praticante dessa modalidade fascinante e eficiente que è o Goshin Jitsu ou (Jutsu) na forma Oriental, me sinto afortunado em ter sido treinado por meu Sensei Paulo Pinho em Salvador Ba e atualmente resido em SP, em Aracajú temos o Sensei Novais que è uma autoridade no que diz respeito ao Goshin Jitsu naquela região e tambem a nivel nacional e internacional!

Unknown disse...

Muito bom gostei do conteúdo

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan