domingo, 22 de janeiro de 2012

Aikido no campo profissional









Feche os olhos. Respire a partir do seu centro. Imagine o tatame. Imagine o exercício do randori. Seu oponente senta-se em todo o tatami. Imagine como ele ou ela se parece. Alto ou baixo? Grande ou pequeno? Forte ou frágil ? Lento ou ou rápido? Ágil ou desajeitado? Talvez seus adversários sejam vários. Então, imagine-os por todo o tatame.

O mundo dos negócios é como um campo de guerra. Você é um ronin. Você treina para influenciar seu inimigo. Para ser pacífico, nunca passivo. Para algumas vezes conduzir, outras ser conduzido, mas sempre controlando o resultado. Seu treinamento é para a vida! Você pode aplicar aikido em tudo de sua vida: equilíbrio, técnica, espírito de engajamento.

Seu inimigo profissional pode ser uma ideia, uma pessoa, várias pessoas, suas próprias dúvidas ou receios, uma situação.

Não há um sinal para começar a batalha. Seu inimigo salta e corre para você. Conduza-o como faria com um uke no tatame. Ao imaginar o inimigo, a maneira que ele olha, move-se e olha para você, você o compreende melhor. Seu lado direito do cérebro faz o trabalho de colorir e pintar este inimigo. A situação randori faz você tira todas as informações que não têm a ver com o deai, com a contratação em si, a sua dinâmica e a da situação que você tem que trazer equilíbrio.

O que acontece depois, o ataque e sua resposta, é o que você tem enfrentado no treinamento do Aikido verdadeiro, no randori. Você sabe que alguns inimigos têm mais poder, outros menos, você tem que movê-lo para fora da linha de ataque, redirecionar sua energia, projetá-los e passar para o próximo atacante que vem. Se houver apenas um atacante, você pode tentar controlar, quando o tempo e a dinâmica são certos. Não há regras para isso, basta técnica e intuição.

Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan