Apesar do clima de segurança que deve reinar em uma aula de aikido, eventualmente - por se tratar de uma arte marcial - podem ocorrer lesões que impossibilitem um colega de se locomover sozinho. Além disso, lembramos que o aikidoista é um protetor, um benfeitor da humanidade. Podem ocorrer situações onde ele precise prestar os primeiros socorros fora do dojo.
Todas as técnicas aqui colocadas devem ser feitas apenas com a vítima consciente. Se a vítima estiver desmaiada e não correr risco imediato de vida, o melhor a fazer é chamar ajuda médica ou paramédica (SAMU, Corpo de Bombeiros, Anjos do Asfalto, etc), pois movimentá-la de forma inadequada pode causar lesões graves e até irreversíveis na coluna vertebral.
No caso da vítima estar conciente e se tenha suspeita de fratura, deve ser feita uma imobilização do(s) membro(s) afetado(s) antes de se tentar a locomoção do indivíduo. Se houverem hemorragias (sangramentos) elas devem ser controladas.
Existem várias maneiras de se transportar um acidentado. Cada maneira é compatível com o tipo de situação em que o acidentado se encontra e as circunstâncias gerais do acidente. Cada técnica de transporte requer habilidade , maneira certa e as vezes materiais ( imobilização) para preservar a integridade da vítima. Quase sempre é necessário o auxílio de outras pessoas, orientadas por quem estiver prestando os primeiros socorros. Por exemplo: quando existe suspeita de fratura, uma ou duas pessoas até podem transportar, mas o ideal é transportar com pelo menos 3 pessoas.
Transportando sozinho um acidentado
Técnica 1: A Mochila
Indicada para remoção de pessoas envenenadas ou com entorses e luxações dos membros inferiores ( joelho, perna, tornozelo e pé) previamente imobilizados. Não use em lesões na coxa nem de coluna vertebral:
Técnica 2: O colo
Usa-se este tipo de transporte em casos de envenenamento ou picada por animal peçonhento, estando o acidentado consciente, ou em casos de fratura, exceto da coluna vertebral. Achamos que a figura ao lado é bastante explicativa. O acidentado consciente pode melhor se fixar, passando um de seus braços pelo pescoço da pessoa que o está socorrendo. Caso se encontre inconsciente, ficará com a cabeça estendida para trás, o que é muito bom, pois melhora bastante a sua ventilação.
O apoio é particularmente indicado para as vítimas de vertigem, de desmaio, com ferimentos leves ou pequenas perturbações que não os tornem inconscientes e que lhes permitam caminhar
Técnica 4: O Lençol/Tatame
Este transporte pode ser feito no dojo, substituindo o lençol por uma peça de tatame ( 2mx1m). Fora do dojo pode ser utilizada inclusive uma porta, uma tábua, etc.
Técnica 5: Transporte de Bombeiro
Esta técnica pode ser utilizada inclusive em vítimas inconscientes, desde que não haja suspeita de lesões da coluna vertebral. Na dúvida, tente acordar o paciente para ver se consegue ajudá-lo de outra forma. Se não não obtiver sucesso e o acidentado não estiver em risco imediato de vida, é melhor aguardar o socorrista.
Técnica 6: Retirada de Acidentado (com suspeita de lesão na coluna) de um Veículo
Esta manobra deve ser feita apenas em situações de extrema urgência. Se o acidentado não estiver em risco imediato de vida, chame o serviço de emergencia ( SAMU, Bombeiros, Anjos do Asfalto, etc) e aguarde no local.
A pessoa que for prestar os primeiros socorros, colocando-se por trás passa as mãos sob as axilas do acidentado, segura um de seus braços de encontro ao seu tórax, e a arrasta para fora do veículo, apoiando suas costas nas coxas, como pode ser visto na seqüência de procedimentos mostrados na figura a seguir.
A pessoa que for prestar os primeiros socorros, colocando-se por trás passa as mãos sob as axilas do acidentado, segura um de seus braços de encontro ao seu tórax, e a arrasta para fora do veículo, apoiando suas costas nas coxas, como pode ser visto na seqüência de procedimentos mostrados na figura a seguir.
Espero sinceramente que você jamais precise empregar nenhuma das tecnicas aqui mostradas no dojo ou fora dele
MANOEL FELIPE M. DE ALBUQUERQUE
Praticante de aikido, sabe aonde ir, e estuda como chegar lá.
MANOEL FELIPE M. DE ALBUQUERQUE
Praticante de aikido, sabe aonde ir, e estuda como chegar lá.
Imagens: Divulgação
Referencias:
0 comentários:
Postar um comentário