sexta-feira, 30 de março de 2012

Hapkido

O "PRIMO" COREANO DO AIKIDO


A característica principal desta fantástica arte marcial é a combinação poderosa e eficaz entre os estilos "duro" e "suave". O estudante aprende técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões (curto, médio e longo), espada (Jin-kun), bengala, faca, leque, nunchako ( de 2 e 3 seções), tonfa e a faixa. Além das mais de 3000 técnicas de luta, o faixa preta em Hapkido é um terapeuta, pois o Hapkido tem em seu treinamento o conhecimento de pontos de acupuntura e terapias. Existem diversas organizações e uma infinidade de estilos, métodos de ensino e uniformes de treino (dobok).

Os criadores


Yong Sool Choi

O mestre Yong Sool Choi (1904-1986) nasceu na Coréia e devido ao falecimento dos seus pais (entre 8 e 9 anos de idade) foi levado para o Japão em condições controversas . No Japão seu nome foi mudado para Tatujutu (Asao) Yoshida. Sem dominar o idioma do pais, vagou pelas ruas e acabou sendo enviado a um templo budista. De lá, ficou aos cuidados do mestre Sokaku Takeda. mestre do Daito Ryu Aiki Jutsu, (aos 11 anos) durante quase 3 décadas. Assim o aikido e o hapkido têm uma origem comum.

Segundo a tradição, em 1945, durante seu retorno à Coréia, Choi perdeu uma parte da sua bagagem, incluindo dinheiro e os certificados dos seus treinamentos com o mestre Sokaku Takeda. Este é um fato polêmico , porque muitos historiadores e pesquisadores marciais defendem a hipótese de que ele inventou esta perda dos seus certificados devido ao fato dele nunca ter treinado oficialmente com o mestre Sokaku Takeda. Por conta de sua condição de coreano, Choi seria somente um simples empregado do Mestre Sokaku Takeda, pois o povo japonês , como um todo era bastante xenófobo. Além disso Takeda dava aulas na forma de workshops , viajando por todo o Japão, o que inviabilizaria a presença de uma criança. Outros pesquisadores marciais afirmam que Choi realmente treinou com o mestre Sokaku Takeda, mas que nunca recebeu certificação ou qualquer outra titulação oficial, por ser estrangeiro e serviçal coreano .

Sem dinheiro, Choi começou vendendo pães nas ruas e engordando porcos. Em 1947, o judoka e empresário Bok Sub Suh, observou da janela do seu escritório como Choi facilmente venceu em uma briga diversos adversários de uma única vez. Fascinado por sua maestria , solicitou que Choi lhe aceitasse como aluno. Nessa época começaram a ser introduzidos os aspectos marciais coreanos, chutes e armas e a arte era conhecida como Ywara e posteriormente como Yoo Sool.
Em 1954, Suk se envolveu em uma briga para defender o seu pai, de alguns bandidos. Suk venceu o combate utilizando as técnicas com uso dos pés que aprendera com o Choi. Depois disso Suk sugeriu a Choi alterar o nome da sua arte marcial de Yoo Sool para Yoo Kwon Sool, deixando bem claro que este estilo marcial ensinado por Choi consistia em utilização de técnicas de arremessos e torções com uso de eficientes pontapés. Após a guerra da Coréia, Choi abriu sua própria academia e continuou ensinado seu estilo marcial, e levou alguns dos seus ex-alunos a criarem seus próprios estilos marciais.


Ji Han Jae

O mestre Ji Han Jae iniciou seus treinamentos com Choi em 1949, aos 13 anos de idade, sendo seu aluno por tempo integral até 1956, quando retornou para Angong, sua terra natal. O HKD era conhecido entao com Yoo Kwon Sool Ao completar 18 anos Ji Han Jae passou a ser aluno de um homem chamado Taoist Lee, com quem aprendeu vários métodos de meditação, armas coreanas e técnicas de chutes.

Ainda em Angong, Ji Han Jae fundou seu dojang ( academia) e ministrou aulas durante 9 anos . Depois se mudou para Seul e passou a ensinar principalmente para universitários. Denominou este seu novo método marcial de Hapkido. Antes de usar o nome Hapkido, Ji Han Jae pensou em usar o nome Hapki-Yoo-Kwon-Sool, mas achou que o nome ficaria muito extenso. Ji achou interessante o nome Do, porque representa “caminho espiritual”, diferente de Sool, que somente transmite idéia de técnica. Dentro de sua visão psicobioespiritual (mente, corpo e espírito), o termo Hapkido se encontra melhor adequado ao seu objetivo marcial. Na verdade o nome Hapkido foi oficializado em 1959.

Segundo o próprio Ji Han Jae após criar o nome HKD para sua arte marcial, permitiu que o seu mestre Yong Sool Choi, por respeito, usasse este nome. Choi ensinou sua arte marcial com o nome de Hapkido por muitos anos, até a sua morte (1986). Mas segundo o Ji Han Jae, Choi não teve condições de ensinar o currículo completo de HKD, porque desconhecia as técnicas de armas, chutes e os princípios espirituais dos quais Ji tinha treinado com outros mestres. Ainda segundo Ji, o currículo final do Hapkido somente foi concluído em 1960, com as contribuições do mestre Môo Woong Kim .

Finalmente...

O fato é que os estilos divergem sobre quem foi o verdadeiro fundador. O famoso pesquisador de Artes Marciais Coreanas Dr. Kimm He-Young, após anos de pesquisa nos afirma o seguinte:

“Podemos aceitar as duas posições dizendo que Choi acendeu o palito de fósforo, mas quem fez a fogueira foi Ji”

Mas a grande divulgação do HKD se deu com Ji. Ele fundou a Korea Hapkido Federation, e introduziu o hapkido nas forças militares coreanas; enviou um grupo de demonstração ao Vietnam que impressionou bastante as tropas norte-americanas; selecionou outro grupo para ensinarem HKD aos guarda costas dos presidentes dos EUA. Além disso, contracenou com Bruce Lee no filme "O jogo da morte" e estimulou outros praticantes a divulgarem seus trabalhos na 7a arte. Alguns dos mais famosos praticantes são: Jackie Chan e Wesley Snipes.
O HKD foi estreou no cinema no filme "The trial fo Billy Jack "(1974) pelo saudoso GM Bong Soo Han

O Hapkido no Brasil

Após a demonstração feita às tropas americanas no Vietnam, professores coreanos como Mestre Lim chegaram ao Brasil no final da década de 60. Contudo, o sistema coreano introduzido na Bahia foi o KUK SOOL WON, uma outra arte marcial criada pelo Mestre In Hyuk Suh que havia treinado o Hapkido. Logo após Mestre Kang Byung Hak chegou em São Paulo. Em 1971 chega oficialmente em São Paulo o Grão Mestre Park Sung Jae, representando a Korea Hapkido Association.

Muita gente pensa que o GM Park foi convidado pelo exército brasileiro, mas o que aconteceu é que ele procurou o alto comando do exército e se ofereceu para ensinar os militares brasileiros. Para convencer o alto comando foi preparado uma demonstração em um ginásio do exército em Quitaúna e nela o GM Park Sung Jae solicitou aos presentes que o atacassem. De forma surpreendente o GM Park Sung Jae dominou todos que o atacaram e os colocou no chão. O GM Park Sung Jae agiu tão rápido que o coronel presente pediu para que ele repetisse a ação, porém aqueles que sofreram os ataques se recusaram a repetir em função dos fortes golpes que já haviam sofrido.A partir de então o GM Park Sung Jae foi aceito e passou a treinar uma equipe do exército brasileiro. Em homenagem ao HKD e ao GM Park Sung Jae pelo seu esforço e dedicação ao ensino dos militares brasileiros foi erguido um monumento dentro do quartel do exército.

Hoje há diversos estilos presentes no Brasil e uma série de brasileiros ostenta o título de Sabunin (Mestre) e Kwanjanin ( Grão-Mestre). Entretanto, este autor ousa dizer que o praticante mais técnico que conheceu - em nível internacional - é o GM Mauro Cesar dos Santos (7º Dan), atualmente ensinando em Sergipe.
GM Mauro Cesar dos Santos - Estilo Hoshindo
Manoel Felipe Mesquita de Albuquerque
Referências:
Imagens: Divulgação

Se você gostou deste artigo, vai gostar também de:
Gongkwon yusul: O Jiu Jitsu Coreano
As Muitas Espadas Coreanas
Pa Kua Chang

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan