(Transcrevemos na íntegra este material, que foi muito bem traduzido e gentilmente cedido pelo Sensei Tharso. Vez que originalmente foi postado no blog do Seishin Dojo , achamos que seria mais interessante que os comentários fosse feitos no próprio site do Seishin por lá.
Nas palavras do sensei Tharso: "O vídeo mostra Chiba Sensei contando a história de uma pergunta feita a ele por O-Sensei. Acho a história bacana e inspiradora. Por isso, arrisquei-me numa tradução do que Chiba Sensei fala. Ocorre que é muito difícil traduzir literalmente, pois algumas coisas ficam bastante confusas. Portanto, o texto traz a minha interpretação do que ele diz. Fique à vontade pra discordar ou mesmo contribuir. Grande abraço!)
"O-Sensei fez-me uma difícil pergunta uma vez. Um koan. Ele me chamou e disse:
- Chiba, tenho uma pergunta para você. Vai lhe dar trabalho: Como você chega ao centro de um círculo? Esta é a questão.Trabalhe nela.
Trabalhei nisso dias e noites… por meses.
Três ou quatro anos depois, eu estava secando meu corpo após a aula da manhã. Estava suado, cansado. Ainda era de manhã, mas eu já estava exausto. Inclinei-me sobre uma bancada e estava apreciando a brisa da primavera. Havia cerejeiras em flor por toda parte. O vento levando as pétalas… Uma linda cena.
De repente, sem nenhum aviso, veio-me a resposta para a pergunta de O-sensei.
Observando as flores movendo-se no ar em círculos, em todos os lugares… Bum! Algo me atingiu profundamente. Encontrei a resposta.
A questão é: Como você chega ao centro de um círculo?
Minha resposta é que eu já estou nele. Eu sou isso.
Se você imaginar o círculo fora de você, você terá um problema realmente difícil para resolver.
Comecei então a pular de felicidade.
Era tanta alegria que eu não conseguia parar.
Essencialmente, no centro do círculo estava O-sensei. Em um encontro físico, eu não podia tocá-lo. Ele era sempre o centro do círculo. Não havia como quebrar o aro.
Durante um bom tempo, tive muita dificuldade para fazer ukemi para O-Sensei. Ele não me ensinou nada. Apenas me punha à sua frente e… Você tem que ir.
Ano após ano, eu me esforcei. Eu sequer conseguia dormir.
E então, um dia todos os problemas desapareceram. De repente, eu era capaz de acompanhar O-Sensei confortavelmente. Não havia nenhum problema. Eu podia dormir bem.
Acompanhá-lo em suas viagens tornou-se tão agradável e relaxante…
Após o incidente onde encontrei a resposta por meus próprios meios, não tive mais dificuldade alguma.
Tharso Vieira
Sensei Tharso é jornalista, professor de Aikido, Dojo Cho do Senshin Dojo e ligado ao Shihan Yamada
0 comentários:
Não é permitido fazer novos comentários.