Este espaço é reservado para homenagear mestres de qualquer arte marcial ou esporte de combate que - mesmo se saber- utilizaram os princípios do aikido em suas vidas e nos deram grandes lições.
"Quando você atinge o caminho da estratégia...não haverá nada que não possa compreender"
(Miyamoto Musashi)
Nascido em 1584, Miyamoto Musashi estava destinado a se tornar o maior samurai de sua época. Órfão criado por um tio, desde cedo interessou-se pelas artes militares, notadamente o kenjutsu (arte da espada) , cujos ideais virtuosos foram adotado por Musashi toda a vida.
Desde seu primeiro confronto, aos 13 anos, quando já era um jovem forte e encorpado, conheceu o sabor da vitória, muitas vezes portando um boken enquanto seus adversários portavam armas de aço: lanças, espadas e até mesmo correntes. Não é preciso muito para perceber as lições de estratégia que existem nestes combates:
- Nem sempre o mais bem equipado para as exigências do mercado consegue a vitória;
- Nunca deixe o outro impor regras ou condições apenas porque está mais bem aparelhado.
Habilidosíssimo no emprego da estratégia, por vezes chegava atrasado aos duelos, a fim de irritar o oponente. Contra o jovem espadachim Hansichiro, variou a tática: chegou mais cedo ao local do duelo e escondeu-se e viu o oponente chegar com um grupo de capangas bem armados. Esperou até que julgassem que ele não viria ao duelo e então atacou com velocidade, abriu caminho - com suas espadas- entre seus adversários , causando-lhes diversas mortes e então fugiu.. A lição obtida:
- Aja de maneira inesperada;
- Não substime o potencial dos ataques do adversários/concorrentes. Conheça as armas, os recursos e as estratégias de seus oponentes;
- Aja de forma inesperada;
- Desgaste seu inimigo e faça-o tomar decisões incorretas;
- Quando é necessário fujir... Fuja!
Musashi também era mestre de Sumiê (um tipo de pintura) |
Musashi fo um mestre no kenjutsu e buscou a perfeição ate sua fama alcançar as principais corte no Japão. Em sua época, apesar de portarem as 2 espadas, os samurais usavam a espada longa em campos abertos e a espada curta em espaços fechados. Musashi desenvolveu um estilo de luta particular, empregando simultaneamente as 2 espadas. Durante um período, estudou também as técnicas de luta e a sabedoria dos sacerdotes lanceiros. Novamente outras lições: otimizar os recursos disponíveis, estar sempre pronto para aprender e inovar produtos.
Quando suas habilidades tornaram-no temido, decidiu que era hora de se retirar e deixar um legado às gerações futuras. Escreveu O Livro dos Cinco Anéis (Go no Rin Sho), até hoje um classico lido pelos administradores de empresas, gerentes de marketing e estudantes de todo o mundo. Sobre a importância de jantares de negócios e do estrategista assumir riscos, Musashi escreveu que:
"O ensinamento conhecido como "Ai Uchi " significa golpear o oponente na hora em que ele golpeia você. (...) , é a ausência de ira. Significa tratar o inimigo como um convidado de honra. Significa também (...) eliminar o medo.
(Musashi, O livro dos cinco Anéis)
Não acredita em existam grandes guerreiros, pois acha que a guerra não consegue tornar ninguém grande
Imagens: divulgação
Referências:
Bushido online
Associação Metropolitana de Karate
Wikipédia
Cultura Japonesa
Artes antigas
0 comentários:
Postar um comentário