terça-feira, 15 de maio de 2012

Muito além da forma: uma lição do sensei Carlos Humberto



Um #supermomento, é assim que eu posso definir a visita do mestre Carlos Humberto Gomes ao Mak Aracaju no início deste mês de maio. Para nós, alunos, o encontro foi um mega presente em que compartilhamos uma manhã de domingo com o professor do estilo Aikido Dokuritsu, aprendendo técnicas eficientes de defesa pessoal.

“Não ficar preso à forma”, essa foi uma das lições, ensinadas pelo professor Carlos, que um dos meus colegas mais destacou. Eficiência e precisão são mais importantes na hora de utilizar o aikido. A arte marcial que extrapola os limites do tatame, no pensamento do mestre, é uma forma de encarar a vida.

O encontro provocou nos participantes a necessidade de pensar em novas possibilidades ao aplicar os princípios do aikido. Sem sombra de dúvidas, o seminário cumpriu sua finalidade de introduzir novas ideias e estudos, que fazem da arte algo dinâmico e em constante mudança. Embora sejam notadas algumas “diferenças” o objetivo é um só: efetividade.

Dono de um vasto currículo, tanto profissional quanto na área das artes marciais, o professor Carlos Humberto fez a diferença e estimulou os alunos do MAK a buscarem um aikido mais pessoal, com o estilo único do praticante. Carlos Humberto ensinou que o aikido é próprio e provoca em cada pessoa uma mudança, seja na vida ou no tatame.

Coube a mim, expor um pouco da nossa experiência com sensei Carlos que, diga-se de passagem, não se descreve, se vive. O que eu posso adiantar é que nós, alunos, queremos “bis”. Queremos uma nova chance para ouvir as palavras do professor que dedicou parte de sua vida à difusão das artes marciais, da defesa pessoal e da luta livre.

Fico por aqui e sugiro a leitura da biografia do professor Carlos Humberto, feita pelo sempai Felipe Albuquerque – quem mantém com perfeição este #fofíssimo blog.

E para quem não conhece ou deseja aprofundar os estudos, é possível ler informações sobre o Aikido Dokuritsu. No espaço tem-se acesso ao Manual de Orientação Básica do estilo.

#Sucesso é o que desejo a todos

Grazielle Matos

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan