domingo, 10 de junho de 2012

Defesa Verbal : Uma Ótima Opção !


Forte é aquele que vence sem lutar
mesmo sabendo que tem o poder de vencer lutando
(Provérbio japonês)

O policial e educador George Thompson desenvolveu, na  época em que era policial atuante nas ruas um sistema inteligente de defesa pessoal que chamou de Judo Verbal. O método deu origem a um livro (Verbal Judo: The Gentle Art of Persuassion) e a um instituto que se dedica a ensinar e difundir o método como  um fantástico expediente para ascender profissionalmente, melhorar o poder de influência praticante e um dia...até salvar sua vida.
Basicamente o método diz que quando uma pessoa se encontra com um adversário ( profissional ou físico) ela pode lutar contra ele ( aí ganhara o mais forte ou o mais bem preparado) ou  tentar usar um poder maior: o poder do convencimento.  Esse poder se faz através das palavras, da linguagem corporal, expressões faciais e ate mesmo criando uma empatia para redirecionar a negatividade do agressor.
Não entendeu nada? Ok, vamos então dar alguns exemplos, ok?
1. Ignore as palavras e tenha boa postura
Mãos abertas, corpo relaxado e expressão calma
Situação: Você sem querer esbarrou num sujeito grandalhão que não gostou...ou deu sem querer um "fechada" num carro. Ele se aproxima de você e quer brigar.
Saída: Demonstre que você não quer brigar, mantenha uma expressão facial neutra ( não lance nem olhar de medo, nem de superioridade, nem de desprezo), movimente as mãos (abertas) com muita delicadeza e diga-lhe: "Sinto muito senhor(a), a culpa foi minha". Diga isso a culpa sendo sua ou não. Fique sempre na distancia segura ( 2 braços).
Desfecho provável: A pessoa aceita seu pedido de desculpas e vai embora. Você segue seu caminho com o orgulho ferido ( no outro dia você nem se lembrará disso, pode ter certeza) mas sem um único machucado real. 
2. Aceite o desabafo
Paciência! Uma hora ele vai parar
Situação: A mesma acima, você pediu desculpas, mas para algumas pessoas isso não basta. Normalmente esses tipos ou são otários ou querem impressionar os amigos.  Talvez queira que você pague o prejuízo dele. Não adianta conversar com um cara desses. 
Saída: deixe-o desabafar. Enquanto ele estiver falando, mantenha a postura descrita acima, concorde com a cabeça, mas não abra a boca pra dizer nada. O gesto de concordar com a cabeça não quer dizer que concorda com ele, apenas que esta ouvindo. Quando ele se cansar...peça desculpas mais uma vez...e se afaste. Dê 2 ou 3 passos pra trás, (ainda na postura de quem não quer brigar, vire-se e afaste-se. Dê vez em quando olhe para ter certeza que o camarada não esta lhe perseguindo.
Desfecho provável: Vc chega em casa  satisfeito de ter evitado a briga e todos os problemas envolvidos ( ferimentos, acusação policial, vingança por parte da família e/ou amigos da outra parte, etc.
3. Ele ainda quer brigar
Esse é o momento para tentar o que os psicólogos chamam de inserção. Fale algo, como: "Ouça, vamos conversar! Me desculpe, a culpa foi minha! " E comece a falar sobre o que aconteceu (coloque-se no lugar do outro) , mostre que não vale a pena brigar por uma coisa tão boba. Não julgue! Tente conquista-lo como se fosse um cliente! Lembre-se:
EVITE O CONFRONTO.
EVITE A POLÍCIA. 
EVITE O TRIBUNAL. 
EVITE A VINGANÇA !

Essas táticas funcionam na maioria das situações. Elas não funcionam, por exemplo, para pessoas alcoolizadas ou sobre o uso de drogas ( cuidado! Quem usa crack é extremamente violento e imprevisível ! ). Também não funcionam com psicóticos, psicopatas nem pessoas embrutecidas e extremamente desprovidas de bom senso. Discutiremos como lidar com estes em nossos estudos no dojo.
Como já falamos antes,  a defesa verbal funciona na maioria dos casos. E nos poucos casos onde ela não funciona, você terá testemunhas que  - em caso de luta- dirão que você não queria brigar e estava apenas se defendendo.
Manoel FELIPE M de  Albuquerque
Acredita que  o bom professor não tem alunos,
mas amigos que o ensinam todos os dias.

Referencias:
http://www.verbaljudo.com/home.html

Imagens: Divulgação pela internet


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan