segunda-feira, 1 de outubro de 2012

As aparências enganam









Estando longe, finja que está perto...
Estando perto, finja que está longe ...
(Sun Tzu, A Arte da Guerra)



Todos os dias um jovem  ia pedir esmolas na feira, e as pessoas adoravam vê-lo fazendo o papel de tolo, com o seguinte truque:

Mostravam duas moedas, uma valendo dez vezes mais que a outra. O rapaz sempre escolhia a menor. Rapidamente a história correu pelo condado.


Dia após dia, grupos de homens e mulheres mostravam as duas moedas, e o "tolo" sempre ficava com a menor. Até que apareceu um senhor generoso, cansado de ver o jovem sendo ridicularizado daquela maneira. Chamando-o a um canto da praça, disse:



- Sempre que lhe oferecerem duas moedas, escolha a maior. Assim terá mais dinheiro e não será considerado idiota pelos outros.



Para a sua surpresa, o rapaz  lhe respondeu:



- O senhor parece ter razão, mas se eu escolher a moeda maior, as pessoas vão deixar de me oferecer dinheiro, para provar que sou mais idiota que elas. O senhor não sabe quanto dinheiro já ganhei, usando este truque.



E cheio de sabedoria acrescentou:



- Não há nada de errado em se passar por tolo, se na verdade o que você está fazendo é inteligente. Às vezes, é de muita sabedoria se passar por tolo e é muito melhor passar por tolo e ser inteligente do que ter inteligência e usar fazendo tolices.







“Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem!”

(Provérbio Zen)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan