segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Entrevista: James Williams



Entrevista com James Williams - Parte Um
(Traduzido por Manoel Felipe M. de Albuquerque)


A entrevista a seguir de James Williams foi realizado por Stanley Pranin em seu dojo em Encinitas, Califórnia, em 01 de novembro de 2004. Como a entrevista é bastante extensa, preferir destacar os pontos principais, onde o  Sensei Williams parece ver a arte  marcial como algo metafísico e  defende:


  1. O desapego da forma técnica em prol de uma maior fluidez, espontaneidade e eficiência;
  2. O estuda da anatomia e da fisiologia humanas de forma mais cientifica e metafisica;
  3. O estudo do combate através da percepção da distância, do tempo e do relacionamento. Se um desses 3 pontos falhar, o ataque não sera bem sucedido. Assim, para uma defesa eficiente, só precisamos frustrar um desses 3 itens;
  4. Que todo problema (ou agressão) vem com sua própria solução . O oponente nos diz aonde devemos agir e qual a pressão que devemos colocar. Para perceber isso, precisamos aliviar a tensão e buscar o estado de mushin;
  5. Que o verdadeiro praticante de artes marciais é um defensor. Que há tanta necessidade de um protetor nos dias de hoje como havia nos tempos antigos;
  6. Que todos - praticantes de artes marciais ou não- temos uma busca pelo guerreiro e para saber quem nós somos;
  7. Que existe grande confusão pelo uso genérico dos termos artes marciais e defesa pessoal, pois faz com que cada pessoa defina arte marcial/defesa pessoal de forma totalmente diferente. No ponto de vista dele , existem os seguintes conceitos para arte marcial:
  • A arte marcial como caminho de iluminação pessoal;
  • Auto Defesa no sentido de ser inteligente e não entrar em situações de perigo;
  • Defesa Pessoal do ponto de vista físico e prático;
  • Esportes como boxe, kickboxe e MMA. Ensinam bastante, mas estão limitados por regras;
  • Finalmente, existe o que ele chama de combate: sem regras, sem limitações (peso, armas, etc), com um numero ilimitado de adversários armados ou não. E que a única forma de chegar ao ponto correto é através do treinamento correto.


Abaixo a polêmica entrevista. O currículo do autor se encontra no final da página. as imagens não constam da entrevista original e  foram colocadas como forma de divulgação



Stanley Pranin: Eu estou aqui com James Williams e vários de seus alunos em seu dojo em Encinitas, Califórnia. James, que é o nome do seu dojo aqui?

James Williams: Dojo dos Quatro Ventos. Em japonês, Shiho Kaze Dojo

SP: E este dojo tem um fundo interessante na medida em que começou como um dojo de Aikido. Você poderia nos dar um breve resumo de como ele veio a ser o que você está aqui hoje?

JW: Bem, no início dos anos 70 eu conheci um homem chamado Carlisle BJ. BJ ensinou Aikido e era um cara muito, muito interessante em todos os tipos de formas. De ser um veterano de campanha marinho do Pacífico que foi gravemente ferido  e sobreviveu, com sua habilidade como um curador e artista marcial. Fiz amizade com BJ no início dos anos 70 e estudei com ele por algum tempo, ele é o único que me apontou a direção de Yanagi-ryu com John Clodig Sensei, com quem eu treinei por um par de anos e depois com o professor dele,  o  Sensei Don Angier Sensei ,   que é o Soke (herdeiro direto) do  Yanagi ryu. Então eu fiquei amigo de BJ por todos esses anos e este tinha sido o seu dojo para, provavelmente, nove ou dez anos. Quando ele morreu, eles encontraram um pouco de dificuldade em manter o dojo . Assim, fizemos uma parceria onde tornamos o dojo maior e eles continuaram ter suas aulas e tudo aqui e manter a maioria das coisas do jeito que estavam. Por respeito e reconhecimento pelo seu trabalho, eu coloquei imagem Senseis BJ-se sobre o Kamidana, que é lá em cima.

James Williams em ação

Então você tem uma série interessante de fotos lá em cima. Na posição central é Yoshida Kotaro que é o pai do professor Don Angier cujo nome era Kenji Yoshida, e então você tem Morihei Ueshiba o fundador do aikido, Carlisle BJ que James é apenas mencionado aqui e depois Don Angier quem é o professor de Tiago na direita. Então, nós temos cinco fotos Shodan que é bastante incomum.

O sexto foi acrescentado e que é de Tetsuzan Kuroda Sensei, com quem eu estou estudando atualmente. Yoshida Kotaro está no centro de ambas as linhas. Yoshida Sensei era sempai a Ueshiba Sensei em Daito ryu e fundou o Aikido que o Sensei BJ ensinado neste dojo. O outro lado da linha é a nossa linha de Kotaro Yoshida Sensei para seu filho Kenji Yoshida Sensei, e então Angier Sensei para Kuroda Sensei. Kotaro Yoshida apresentou Sensei Ueshiba a  Sokaku.

SP: Sim. A história diz que ele foi a pessoa que apresentou Morihei para Sokaku Takeda por volta de 1915 em Hokkaido.

JW: Eu acho que se você olhar você verá que Ueshiba Morihei também usou o método de Yoshida. Yoshida Kotaro tinha lhe dado permissão. Ueshiba Sensei, do estoque de sua fazenda, não tinha um estilo própio... Então é interessante observar os caminhos convergindo e divergindo.

SP: Portanto, este dojo é compartilhado com o grupo de aikido e seu grupo praticando o que se chama Nami Ryu ...

JW: ... Nami Ryu Aiki Heiho. Sim, meu dojo, eles fazem trem aqui também, juntamente com Kyudo e Jujitsu brasileiro.

SP:Agora, esta forma que você ensina é uma síntese, é realmente uma combinação de suas experiências de vida e experiências de artes marciais. Você poderia apenas, em termos breves, o contorno do currículo que compõe esta arte.

JW: Ok, bem. Nami ryu é baseado no han Yoshida Yanagi ryu, que é realmente a base do mesmo. Ele também tem uma forte influência de Tetsuzan Kuroda Sensei, com quem tive o privilégio de treinar ao longo dos últimos cinco anos. Há também influências que vêm de Systema. Por mais estranho que possa parecer,  não temos técnicas caracteristicas, orientadoras - mas princípios orientadores - por isso  o Systema  tem muito a oferecer. Encontrar princípios  em uma arte antiga russa que estão presentes em artes samurais classicas foi uma revelação de alguns anos atrás. E, certamente, impactou-me no sentido de que Nami ryu é mais fluido, mais relaxado, o sistema operacional mais espontâneo, e mais dirigido e não tão rigidamente técnica baseada como muitas outras artes japonesas são. Meus sentimentos pessoais são de que as artes samurais eram muito mais fluido e espontâneo, quando foram realmente sendo usado para o combate. A rigidez atual, na minha opinião, tem muito a ver com a mudança de atitude em relação ao combate à função e também os métodos de transmissão que estão sendo usados.

SP: O termo que você usou, e você também é usado muitas vezes em conversas particulares, que você tem um sistema operacional e você explicou que Nami Ryu é baseada em princípios. Poderia apenas delinear isso por nós? Há provavelmente um número bastante limitado de princípios que tudo se resume a, e, provavelmente, você mencionou estes princípios e outra vez aos seus alunos. Poderia talvez apenas explicar os princípios muito brevemente.

JW: Sim. Quando eu digo que o sistema operacional, eu estou falando sobre como a nossa fisiologia e psicologia acessos e interfaces com reallity universo, isto é, as leis da física, como descobrimos e compreendê-los.

Satsujinken. Katsujinken. 
A espada que mata é a espada que dá a vida.

Alguns, dos velhos tempos, são expressas como a maneira da natureza pelos antigos. Eles não têm, de um sentido do termo, um estudo científico da física, e estamos falando de física newtoniana neste momento. E como você progride também estamos falando de física quântica. Porque, como você chegar em níveis mais elevados da arte, a única maneira de realmente entender o que está acontecendo do ponto de vista científico é começar a entrar e entender a mecânica quântica. Portanto, temos várias coisas que quebram ao invés de fazer essa técnica ou técnica ou que esta série de nikajo ou aquela série de nikajo, você tem três coisas que você manipula no aspecto físico de combate: a distância, de tempo e de relacionamento.

Então você vê, para ser bem sucedido em um ataque, você tem que trazer todos esses três fatores juntos em um ponto no  espaço-tempo. Para ser bem sucedido na defesa você tem que evitar apenas uma dessas três variáveis. Assim, a compreensão de que há três variáveis ​​para manipular torna muito mais fácil para tentar perceber qual a solução está sendo oferecido. Um dos princípios fundamentais da Nami Ryu é que todo problema vem com a sua própria solução. Os problemas não são apresentados sem terem  soluções. É a forma como o universo funciona. A nossa tarefa torna-se a reconhecer a solução existente em vez de tentar resolver o problema a partir de uma estrutura pré-concebida técnico ou filosófico.

SP:Você poderia nos dar um ou dois exemplos de como, em termos concretos físicos em uma situação que nós normalmente associamos com um encontro marcial ...

Quando eu praticava boxe e  kickboxe comentávamos que você está mais aberto e vulnerável quando você soca. Assim, qualquer movimento carrega a força e fraqueza , e de qualquer maneira que você agir  vai ter um ponto fraco inerente ao movimento ou uma solução, dependendo de como o adversário está se aproximando, ou o que ele está fazendo. Se você puder dar uma olhada em seu sistema de energia inteiro e evitar olhar para as suas mãos ou seus pés, ou os olhos, ou sua espada, então você vai ver a forma do campo de energia inteiro e não se distrair com  coisas pequenas. Você vai ver uma solução e saber se você pode ou não cortá-lo para baixo, arremessa-lo, para evitar o que está acontecendo, para prevenir o ataque antes que ele pode realmente tenha de suporta-lo. Se você está misturando com o ataque, aceitando o ataque, ou desaparecendo com ele. Essas coisas todas se tornam evidente para você uma vez que você entender como funcionam os princípios. É uma  lei universal e tudo deve aderir a ela. O que uma pessoa faz o que ele vai fazer, essas relações tornam-se aparentes para você. Não há nada em sua mente. Você literalmente não tem nenhum pensamento; é um estado de Mushin, uma mente vazia. Você só tem uma mente que reflete com precisão o que está acontecendo, mizu no kokoro, (literalmente, um espírito de água). Como um técnicas de construção de caixas.

Se eles são usados ​​como em um Komegawa Kaishin ryu kata como Kuroda Tetsuzan Sensei diria, o kata é usado para ensinar a teoria. Don Angier Sensei dizia : "eu poderia mudar todas as técnicas que lhe ensinaram e, desde que os princípios foram sendo ensinado você ainda aprender a arte". Bem, isso não é verdade com quase tudo o que é ensinado. Então, se você acabou de usar certos padrões físicos para ensinar como a fisiologia humana / psicologia interage com a realidade física e como estes padrões acessam a realidade do universo de forma mais eficiente, então você está realmente aprendendo a arte. Neste ponto, não existe qualquer técnica. A técnica nunca entra em sua mente. Você mesmo se molda em relação ao vetor de força e, em seguida, forma o vetor. Não existe "como acontece', apenas acontece...

ST: Algumas pessoas ouvir você falando agora e consideram esse tipo de coisa como muito avançada e perto do nível ideal de uma arte marcial completa. Parece, como você expressa anteriormente, uma questão de nosso relacionamento com a natureza.

No início, você descreveu as técnicas como a criação de uma caixa. Você ensina os movimentos num método tipo  encaixe de porcas e parafusos  em alguma fase? Ou você descarta completamente o modelo de numerar as técnicas físicas ?

Praticamos de várias maneiras. Uma delas  mostra como o corpo humano se mantém vertical, como ele se alinha com a gravidade e a plataforma relativamente instável que temos. O que o corpo humano faz para ficar vertical? Porque ele faz o que ele faz?

Nós estudamos a liberação e coleta de energias: energia cinética, a energia armazenada elástica, etc Nós estudamos como nós nos movemos com o equilíbrio, ou como nós não nos movemos com equilíbrio e por quê. O método que alguém poderia usar para fechar a distância para a abordagem não pode ser entendida a menos que você compreender como você trabalha. Como desestabilizar um ser humano não pode ser entendido se você não sabe o que o faz estável ou instável. Um ingrediente chave é que você tem que ter fora de si mesmo. Você tem que entender que isso não é sobre você. Ego, tensão, todas essas coisas nublam sua visão. Já não é mizu no kokoro, a superfície da água não é mais ainda. Você não pode realmente perceber. Se há um problema e se você não pode perceber que o problema claramente, você não vai perceber uma solução. Você vai tentar implementar uma solução, que é, naturalmente, menos do que o ideal em qualquer ponto.

ST: Por favor, continue a elaborar.

JW: Primeiro, você tem que saber como equilibrar seu corpo corretamente, sem tensão muscular. Então, para fazer isso você precisa alinhar seu esqueleto corretamente. Para nós, usamos o ponto de equilíbrio do pé, onde a tíbia iria descer e sair pelo pé se a tíbia poderia correr todo o caminho. Por isso, as saídas direita em frente da calcanius e o pé fica macia e plana, e as extremidades dos pés e dedos dos pés não são utilizados para prendê-lo na posição vertical. Eles são tão sensíveis quanto as mãos quando voce coloca algo nelas. As pressões de transportar para baixo o comprimento do osso, mas o próprio pé é macio. Mesmo em movimentos que fazemos, onde nossas pernas estão espalhados, por exemplo, o corte com uma espada, você vai ver que os dedos vão flutuar. Eles podem ser mexeu e não há pressão sobre eles. Equilibrando-se sobre as bolas dos seus pés não é uma posição estável e flexível. Então, nós não fazemos isso. E você precisa alinhar várias partes do seu corpo, seu quadril tem que ser alinhada ao longo de seu tornozelo. A pressão realmente é executado através da parte traseira de seu joelho. Suas pernas são retas, mas não trancadas para que a pressão realmente corre pela parte de trás e não o meio. Seus ombros tem a necessidade de se assentar sobre seus quadris e você precisa para rodar o seu crânio ao longo da linha de sua mandíbula, como alguém que está pegando-lo pelos cabelos, o que leva a curva excessiva de sua vértebras cervicais e suas linhas de orelhas em pé sobre seus ombros . Os ombros estão alinhados sobre os quadris seus, que são alinhados ao longo dos ossos do tornozelo. Nesse ponto, você está equilibrado, sem tensão muscular.

Então vamos fazer exercícios onde você fecha os olhos e você acabou de mover as mãos na frente e seu corpo vai virar e você permitir que a ponta, e fazer a mesma coisa para trás e para o lado e sentir como se estivesse absolutamente equilibrada e cada mudança na postura física que você se move, como deveria. Então eu vou levá-los e eu vou dizer, Ok, agora quando você começa a se mover, prevenir-se de tombamento. E você vai sentir as coisas como se estivesse contrato tibial anterior e que vai voltar para o seu bíceps e femurous você percebe de repente que, se você não está perfeitamente equilibrado você está sempre sob tensão. Se você está sempre sob tensão você não pode ouvir bem. Quero dizer ouvir no sentido de estar ciente das coisas fora de si mesmo. É como uma mente que não está calmo. Você não pode mais ouvir há muito barulho. O feedback muscular começa a diluir a sua capacidade de perceber. Você tocar em alguém assim, (demonstra colocando a mão no ombro alunos) e você sente uma batida de coração. Você deve sentir exatamente onde o equilíbrio é e todos os pequenos ajustes que estão fazendo para trás e para manter-se. Você sente que a sua tensão está sendo realizada como eles tentam manter-se de pé. Então você acha que se você não tem a postura correta, que é a relação entre a sua estrutura óssea e realidade física, você não é como um lago tranqüilo. Você é corpo é tanto um receptor que você mente e você não é um receptor adequado. Você não vai saber absolutamente o que está acontecendo porque não há feedback muito, como o vento soprando sobre a água, não há mais um reflexo preciso. A melhor postura, mais relaxado o corpo, mais pura a capacidade de perceber. Então, isso é apenas no nível físico sozinho. Como seu corpo físico começa a perder que a postura, de repente você tem tanto retorno interior que a sua capacidade de perceber o que está fora de você começa a se tornar entorpecido e você não pode percebê-lo corretamente.

Você também se torna mais evidente para o seu inimigo. Você não pode esconder o que está se tornando óbvio. Por isso, é parte do treinamento inícial, e então você percebe que tudo tem uma ressonância harmônica. O corpo vai ter a mais grosseira ressonância harmônica e isso é mais fácil de perceber. Os outros aspectos do seu ser também uma ressonância harmônica. No entanto, eles são mais difíceis de perceber e é preciso treinamento e prática, e uma mudança em você como uma pessoa para que você seja capaz de perceber as coisas que não podem ser vistos. Você ganha um conceito em sua mente aí que parecea  única e perceber  algo e dizer: "Oh, eu quero ser isso." Bem, isso é bom porque as idéias são o que nos inspiram no começo. Mas, eventualmente, se não fazê-lo em seu corpo em um nível celular, então você só vai conseguir agir sob condições controladas e não será quem você é. Você não será capaz de esvaziar completamente o seu corpo. Você não será capaz de esvaziar com o seu corpo, de deixá-lo ir para onde ele precisa estar , onde quer que a pressão deve ser aplicada. Seu oponente vai lhe dizer até onde a pressão precisa ir. Seu trabalho é apenas para ouvir.

SP: Parece que o que você está dizendo é que você tem que desenvolver uma quantidade enorme de clareza , por todo o seu ser físico e espiritual e o tie-in, em ordem, a fim de ser capaz de perceber tudo o que está acontecendo em torno de seu redor em uma forma precisa.

JW: É mais fácil do que isso.

SP:Mais fácil do que isso?

É fácil porque tudo que você tem a fazer é aceitar e permitir. Basta aceitar o que é. Então, as coisas que nós não queremos fazer ou as coisas que precisamos para tornar-nos conscientes serão explicadas. Estará em  outro lugar que não é realidade. O julgamento é um ato passado, não está mais presente. O lixo mental, emocional e  psicológico que é baseado no medo, ofusca você, sua capacidade de percber.  Você não está mais apenas vivendo o momento presente. Você está no passado-futuro. Você está numa realidade que não existe. Isso é na verdade um  trabalhão que o impede de realmente viver no verdadeiro sentido do termo. Então, se você aceitar o que é, como é, em cada momento e você permitir que as coisas sejam como são, você se  liberta enormemente. Não é como se você tem que trabalhar para isso, em certo sentido, você só tem que deixar ir. Quanto mais você deixar ir, a menos é sobre você em todos os níveis do seu ser. Quanto mais você se conforma com a realidade universal, que é o manifesto de vontade de Deus, mais você vai estar em harmonia com o que é. Que a conformidade com a realidade universal é essencial para nós a evoluir como seres humanos em todos os níveis. As coisas são do jeito que são. Elas são do jeito que são por uma razão. Dizer que elas deveriam ser assim ou assado é não reconhecer o seu valor. As coisas só podem ser exatamente como deveriam ser, em qualquer ponto no tempo, porque não é possível para eles ser diferente do que isso. É impossível, porque tudo está sujeito ao que chamamos as leis da física.

SP: Eu poderia associar o que você descreveu para mim, com uma situação em que estamos presentes na realidade e onde há alguma ameaça ou potencial de  ameaça . Vamos virar esta situação. Eu sei que você está envolvido em formação de policiais e os militares e esse tipo de coisa. Vamos dizer que, em vez de estar em um cenário de defensiva você entrar e lidar com uma situação de reféns ou alguma situação perigosa que exige que você seja o negociador. Oque muda com  esta clareza de espírito, essa percepção de tudo o que está acontecendo ao seu redor? Ou você usa esta percepção nas situações onde você é forçado a intervir.

O melhor é que você pode perceber qual a solução mais evidente. Se você entrar com um estado de espírito agressivo,  você já se coloca em um estado de mente que o impede de ver todas as possibilidades. Você tem que ter um estado de espírito comprometido? Sim, no sentido de que esse é o meu trabalho  e esse é o trabalho que eu vou fazer. É muito mais fácil dar vida do que levá-la. Então, você não podem ser tomar essa decisão quanod voc~e encara um problema, digo,  uma situação de refém com uma arma de fogo na cabeça. Não é hora de tomar uma decisão, então, mas uma decisão tem de ser tomada. Não é o caso de  você agir ou não. é apenas como você vai agir. Estas lições são antigas, mas a maioria das pessoas a esqueceu.
Uma das principais razões é que as pessoas não olhem artes marciais como  elas realmente eram quando tudo isso começou. O guerreiro não era treinado para se tornar um ser humano melhor, no sentido de ser bem quisto ou maduro, ele era treinado para que ele pudesse matar o inimigo de forma mais  eficaz . Essa foi a sua primeira diretriz. Tudo o que ele poderia fazer para se tornar melhor em que foi a sua primeira diretriz. Por isso, algumas pessoas iam em um caminho e alguns em outro, mas de vez em quando na história, uma pessoa ou um grupo de pessoas ou um caminho de conhecimento emergiu de forma oposta, percebendo que os treinamentos do guerreiro poderia resolver os conflitos de forma mais eficiente . Quer se trate de cortar o inimigo ou de resolver um problema, você precisa estar preparado para treinar com um pensamento em mente. Esse é o trabalho do guerreiro. Assim eram  as artes guerreiras.

Eles tornaram-se algo diferente, e, em japonês é que as pessoas usam termos que podem ter sido usados ​​há muito tempo mas que hoje têm significados diferentes. Budo não significava "o caminho da paz" no século 16. Ele não queria dizer isso. Ele tinha um significado completamente diferente. Guerreiros, como Miyamoto Musashi, não treinavam para ser uma pessoa melhor, que treinavam para ser um melhor guerreiro. Agora seguindo o caminho que ele trilhou  você pode  se tornar cada vez mais conscientes das relações universais e  começar a mudar sua percepção. Você percebe que o conflito é ineficiente, não está em perfeita conformidade com a lei universal. Por eficiência, queremos dizer que é preciso o mínimo de tempo, espaço e energia para resolver qualquer problema. Então, se você se torna cada vez mais eficiente em suas ações, você tem estar  cada vez mais em conformidade com a lei universal. Quanto mais você comunga com a lei universal mais diminui o ego e o medo e menor a chance de algo acontecer pelo medo. Você não tende a lutar mais. Isso não significa que alguém não precisa ser derrubado ou cortado, mas você não está lutando com isso.

A discussão sobre um assunto e a defesa de sua posição  forma cria uma dinâmica completamente diferente física e psicológica em relação a  aceitar o problema e fazer  apenas  o que precisa ser feito. E quando lemos que alguém foi cortado por sua própria espada ou seu próprio movimento, o que aconteceu é que causou o dano em  si mesmo. Isto é o que nós estamos falando. As pessoas tomam decisões e agir e essa é a solução que eles trouxeram com o problema que eles apresentaram. De uma certa forma, não estamos quase envolvidos com a ação. Você acabou de fazer o que precisa ser feito. Se é cortar alguém para baixo, ele é cortada. Nos tempos modernos, se alguém é abatido, ele é derrubado. Há pessoas que precisam ser derrubadas. As pessoas que não estão em contato com a realidade e não percebem que (...). Não reconhecer que nem todas as pessoas pensam da mesma forma, que fazem escolhas. Que as  escolhas feitas por elas afetam outras pessoas, então o conceito de satsujinken entra em jogo.

A espada que mata.

A espada que mata ... Agora, o uso adequado da espada que mata é a de proteger os inocentes. Há pessoas que estão matando inocentes hoje.(...) Existe tanta necessidade do guerreiro tanto nos dias de hoje como há 400 anos no Japão antigo. 


Satsujinken. Katsujinken. A espada que mata é a espada que dá a vida.

Se vamos para proteger inocentes, e há pessoas ruins lá fora, não é nosso trabalho  tentar entender seu ponto de vista de coisas. Se eles ameaçam você ou seus filhos, eles têm que ir embora. Se você pode negociar, tudo bem, mas há elevadas percentagens de agressores que não negociam e este numero esta aumentando. Como na década de 1930 com a Alemanha nazista. Hitler usou a falta de vontade da França e da Inglaterra a agir para crescer mais forte. Ele era um excelente negociador. A história tem provado que é tolice não agir quando você pode evitar algo em vez de esperar. Estamos em tempos de graves na minha opinião. Espero que todos possam olhar-me daqui a cinco anos na Expo Aiki e dizer: "Você estava errado", porque eu gostaria de estar errado sobre isso, mas eu não penso assim. Há tantos fatores muito complexos para entrar aqui, mas a linha de fundo é que a necessidade de guerreiros e de treinamento guerreiro não é diferente hoje do que era há 400 anos. A necessidade que a sociedade tem de um guerreiro para protege-la não é diferente hoje do que era há 400 anos. No entanto, você tem que treinar corretamente ou você não vai conseguir realizar  a tarefa ou a taxa de atrito/conflito vai ser alta. Assim, a razão de eu gostar das artes clássicas é por causa de sua primeira diretriz.

Talvez seja necessária uma definição dos termos no meu ponto de vista . Eu ouço as pessoas falam de karate tradicional japonês. Karate é um fenômeno moderno para os japoneses. O jujutsu englobava as artes de mãos vazias, incluindo chutar e bater, e o uso de algumas armas obscuras. Para mim, significa tradicional moderno, e isso incluiria iaido, aikido, kyudo, judô, etc Estas artes diferem grandemente das artes clássicas combativos do período feudal dos samurais no Japão. Estas diferenças manifestam-se na filosofia das artes, bem como suas técnicas e intenções combativo. Estou principalmente interessado na filosofia clássica, psicologia, técnicas e estratégia destas artes, quando os samurais as desenvolveram. Para mim, este é o tesouro do vasto depósito da experiência humana. Isto  é também o que eu levo para o  combate moderno, pois há muitos benefícios do antigo conhecimento para nossos guerreiros modernos.

Como você treina a partir de uma perspectiva adequada você fica mais em harmonia com a lei universal e se torna menos envolvido com você mesmo. Eu sempre digo aos meus alunos que não é sobre mim, não é sobre vocês, não sobre nós. Você não corre para o conflito ocioso. Você não corre para o conflito onde o ego ou qualquer coisa está em cena. Você acha que você pode ficar calmo porque você pode ver as possíveis soluções que podem evitar uma série de conflitos. Muitas, muitas pessoas entram em conflito. A maioria das pessoas entrar em conflitos de um tipo ou de outro. A maioria das pessoas lutam por medo. O medo não faz todo mundo sair correndo. Eu não fui um pugilista invicto de kickboxe porque eu não estava com medo, mas porque eu estava com medo. Meu medo era o medo do fracasso. Ele me levou. Ele me levou para treinar tão duro quanto eu podia. Ele me levou para lutar tão duro quanto eu podia. A dor só aumentou mim. Ele só me fez mais determinado. Então, nessas circunstâncias e, com as pessoas que eu lutei, eu era bem sucedido. Ele não me fez um ser humano melhor, mas provavelmente era para mim um passo necessário no caminho. Eu acho que tinha que passar por isso. Eu realmente vi Don Angiers dojo em 1968, quando eu estava no exército em Fort MacArthur, em San Pedro, Califórnia, por um período de tempo. Eu vi as Artes Samurai. "Que é isso?", pensei. Eu não tornei a ver aquele  dojo novamente até  1981.

SP: Se eu pode interpor alguma coisa aqui ... você realmente definiu as artes marciais de sua aplicação ao mundo de hoje e para o mundo que deu origem a ele uma luz muito interessante. É uma descrição que é uma espécie de fora do contexto moral. Em outras palavras, o guerreiro e sua função guerreira, seja historicamente ou no tempo presente, tem treinado para ser um lutador eficiente, um solucionador  para lidar com a violência. Ele faz isso da forma mais eficaz forma rápida, usando o mínimo de recursos e causando o menor dano.

Que tal olhar as coisas do ponto de vista de um homem, uma mulher, pai, filho ou filha, levando-se em consideração a dimensão moral? Em outras palavras, considerar a situação de um policial ou um soldado que possui habilidades de luta, mas que age mediante ordens. A autoridade acima de mim vai ser o meu superior imediato ou alguém mais acima na cadeia de comando. Pode ser um civil, se estamos falando de uma sociedade onde os civis controlar os militares. Em que ponto é que o guerreiro treinado se separa  dos aspectos morais do uso de força? A que ponto ele chuta como um homem, como um ser humano, como uma pessoa dando a vida e riscando a linha? Você mencionou o exemplo de Hitler. É claro que, do nosso ponto de vista, Hitler era o inimigo. Mas do ponto de vista de um soldado nazista na década de 1930 na Alemanha, ele é o líder. Talvez essa pessoa viu esta destruição em massa acontecendo, mas foi uma lavagem cerebral. Onde é que a moralidade entra em jogo? Será que o soldado bem treinado tem o direito de chegar a qualquer tipo de postura moral que podem contradizer as ordens dadas ele está?

JW: Essa é uma pergunta difícil.

SP: Sim. Provavelmente não é uma resposta de duas palavras também!

Para estar em conformidade com o direito universal você tem que ter integridade. É essencial. É por isso que a verdade é tão essencial. A verdade é a base de um homem como um homem, como seu dever. Esse é um velho ditado samurai. Assim, a integridade é a essencia de seu treinamento,  porque se você não tem isso, você não pode seguir este caminho por muito tempo. Você tem que ter isso em última instância. Integridade significa também que seu corpo e mente não podem ser separados. Que a moralidade não podem ser separada. O bushido tinha o conceito de satsujinken-katsujinken, para definir o uso adequado da espada. Há momentos, no entanto, especialmente para o guerreiro, quando você não pode ver a foto grande. Você pode dar a misericórdia de pequenos níveis, você poderia recusar uma ordem para matar civis inocentes, como um soldado alemão fez na Bélgica, e foi ele próprio condenado à morte por sua posição moral pelo seu próprio exército. Isso foi um grande ato de coragem moral. Isso é algo que tem que ser feito a cada momento pelo guerreiro. Na maioria das vezes, o guerreiro não sabe o suficiente. Você não tem suficiente informação independente. É difícil. Se você está matando mulheres e crianças, você está roubando algo deles. Agora, os soldados americanos não têm esse tipo de história. Existem muito poucos casos como esse que aconteceu. É muito mais uma exceção do que a regra. No entanto, você pode olhar para trás ao longo da história e achar que isso era uma prática muito comum entre muitos, muitos exércitos e ainda é em muitos exércitos hoje. Apesar das falsidades de nossa imprensa, parece-me neste último ano eu nunca vi tantas mentiras aceitas e dado crédito a que em todos os meus 56 anos. Eu acho que é um sinal muito ruim para a sociedade. As pessoas querem acreditar que eles acreditam que aceitarão a verdade e a realidade não importa quão ruim sejam. Isso é um mau sinal. Para estar em conformidade com o direito universal há um componente moral, absolutamente. Energia e força tem de ser usadas de uma maneira particular. Você pode obter a cotação de mim, mas não há uma citação quando soldados israelenses são empossados ​​dentro Você sabe que há poder na arma de fogo. O poder da vida e da morte, não há poder na espada. O poder da vida e da morte. Esse poder deve vir acompanhado de responsabilidade. Eu não estou falando de todas as pessoas que lutam e matam como guerreiros. Eu não estou nem falando sobre  soldados , pois um soldado não é um  guerreiro, mesmo quando  em combate. Meu amigo Steve Mattoon em seu livro A Warriors Trail  fala isso com muito mais autoridade do que eu posso.

SP: Você mencionou que o soldado no nível mais baixo provavelmente não tem informação suficiente para chegar a uma posição moral. E sobre como você ir mais alto e mais alto da cadeia de comando, há pessoas que podem não só ver a perspectiva militar

Política e integridade provavelmente não são termos sinônimos, (...) e quantas vezes eles foram no passado, eu não sei. Certamente é uma coisa difícil neste momento. Eu acho que há uma grande porcentagem dos americanos que não têm mais os valores tradicionais. Eles estão mais preocupados sobre ele ser do jeito que acho que deveria ser do que do jeito que está. Então, nós estamos sempre indo para obter líderes com pontos de  vista apelativos ,que não expressam seus valores pessoais. Isso é uma coisa muito ruim. Eu prefiro discordar de um homem íntegro e consistente que concordar com um homem que apenas tem interesse em  promover a si mesmo e que diria qualquer  coisa a qualquer hora apenas para obter a posição de que ele quer. A verdade deixou de ser uma característica definidora do caráter de uma pessoa e que é lamentável, porque isso é um mau presságio para uma sociedade em qualquer ponto. Nós vamos precisar desses valores, porque, na minha opinião, olhando através da história e ter um pouco de conhecimento de várias fontes da situação tal como ela está evoluindo agora, estamos em um período muito graves.

É uma coisa interessante com a espécie humana. Nós todos queremos paz, amor e harmonia, mas quando chegamos paz, amor e harmonia, todas as nossas virtudes começam a nos deixar. Nós nos tornamos auto-centrados, nos tornamos fracos, nós paramos de partilhar.

Como é que as pessoas na Nigéria têm menos ansiedade do que as pessoas nos Estados Unidos? Quer dizer, talvez um monte de pessoas não foram para esses países, onde você anda por uma pessoa morta na rua e ninguém olha duas vezes. É uma coisa comum, mas eles têm menos ansiedade com uma expectativa de vida de 50 anos e a nossa é  de 70 neste momento. Eles têm menos ansiedade do que os americanos que têm muito. Está a ter muito boa para um ser humano? Portanto, esta é uma jornada que cada pessoa tem de fazer. Nossa jornada é buscar pelo guerreiro e por quem nós somos. Nosso trabalho é proteger e defender. É uma primeira diretriz do macho da espécie homo sapiens. Essas linhas de sangue que não protegem a mulher e os filhos já não estão entre nós, porque foram feitas por natureza, como os homens, para ser dispensável. Somos capazes de engravidar fêmeas numerosas que só são capazes de serem impregnados por um macho mais dizer um período 11-12 meses de tempo para dar a luz a uma criança. Então, nós somos os dispensáveis ​​na sociedade e nossa primeira diretriz é a de proteger e defender. Se não fizermos isso, as sociedades não sobrevivem. Você pode olhar para trás no tempo histórico após hora após hora. Uma coisa horrível pensar é que quando os nazistas - como Hitler se gabou - em 1936, ganharam o controle das armas do povo, a população de homens judeus já não tinha a capacidade de defender as mulheres e as crianças. Quando os nazistas chegaram, eles  realmente não tinham capacidade de luta. Isto levou à catástrofe que chamamos de Holocausto. Os israelenses, por outro lado, não estão prestes a deixar isso acontecer. Seu credo nunca é novo. Você não vai encontrar isso acontecendo com eles de novo, eu não acho. Eles aprenderam a lição a um preço terrível. Eles são durões, pessoas corajosas, porque eles devem ser. Não queremos viver em um estado de guerra? Não, nós não quero viver em um estado de guerra. Onde está o equilíbrio para os seres humanos? Como você mantém essas coisas? Como você aprende a lutar e ter-se sob coação, se você não está sob pressão? Você viu meu pessoal sob a vara e o chicote. Bondade, não dói? Sim, dói. Ele marca o seu corpo para cima também, mas o que você vai fazer quando você está realmente em uma luta sob coação? Essa não é a hora de descobrir o que está feito de, não o tempo para descobrir o que dores e lesões são semelhantes. Precisamos treinar dessa forma agora. Eu me corto constantemente usando armas afiadas , etc Bem, você sabe, você precisa conhecer a capacidade da arma. Você precisa saber o que se sente ao se cortar. Se você não fizer isso, você está jogando fantasia e que não vai ser uma coisa valiosa para os seus alunos. Agora, eu não estou dizendo que isso é para todos, porque nós realmente deve definir o que estamos falando aqui. O conceito de  artes marciais é genérico. É como a palavra em Inglês para o amor. Eu amo meu caminhão. Eu amo a minha esposa. Bem, eu não amo minha esposa e meu caminhão da mesma forma. Bem, não. Fazemos amor. As pessoas dizem ter relações sexuais pode ser fazer amor. Por exemplo, quando 2 pessoas estao casadas há muito tempo. Sabemos que aqui é uma enorme diferença entre fazer amor com alguém com quem você compartilha tanto e ter relações sexuais, mas usamos a mesma palavra em nossa língua. Então eu acho que nós precisamos definir o termo arte marcial. Certamente a partir de um ponto de vista clássico, combativa eu ​​traduzi-lo como ciência militar ou marcial, não arte marcial. Quando muitas pessoas ouvem a palavra arte marcial, eles recebem uma imagem diferente em sua mente. Esquecemo-nos de que Marte era o deus da guerra.

Então você tem o conceito de auto-defesa principalmente sobre ser inteligente e se colocar numa boa posição, não entrar em áreas ou situações ruins. Literalmente cuidar de si mesmo, e isso significa como você se trata bem. Depois, há artes que têm alguma praticidade para defesa pessoal para as pessoas. Um monte de gente pode gastar tempo treinando. No entanto, isso vai provar de pouco valor se você não gastar tempo para aprender. Você tem esportes. Esportes são excelentes para todos os tipos de razões. O boxe é um esporte. Eu gostava de kickboxing e boxe. Eu lutei na escola e na faculdade. Foi ótimo e me ensinou muito. Você tem esportes e artes de combate, especialmente coisas como os modernos, mistura de artes marciais feito em coisas como UFC. Não há armas. Os combatentes são de tamanho semelhante relativamente a maior parte do tempo e existem regras. Então você tem o combate. Combate não tem regras. Você enfia a sua esposa e a minha num dos lados do octógono e arma-las com 2 Glocks e colocar um cara de 136 kg no outro lado, elas provavelmente vão ganhar. Vai ser muito duro com o cara, balas não respeitam as pessoas, pois eles não importa quem você é ou o que você sabe. Então, você adiciona mais algumas pessoas de lá e você não pode ver onde eles estão vindo e você tem um combate. Se aumentar o número e tipo de armas e agora você está se metendo combate. Treinamento para a guerra é um conceito radicalmente diferente. Treinamento samurai estava treinando para a guerra. Não foi o treinamento para o esporte, não era a formação para auto-defesa, não estava treinando para a luta, que estava treinando para a guerra. Você teve vários adversários que tinham todos os tipos de armas disponíveis para eles a partir de lanças setas para clubes e espadas, tudo o que você poderia imaginar. Não havia regras, seu trabalho era para enganar você e seu trabalho era para enganar e matar. Bem, esta formação é radicalmente diferente do que o treinamento para o UFC ou kickboxing, ou auto-defesa. Ou  a busca pessoal  de auto-iluminação. Essas são coisas completamente diferentes. Minha opinião, porém, se você não treinar e expor-se ao perigo de verdade, você nunca vai compreender e chegar a um lugar onde os antigos conseguiram. Você não pode chegar lá, pensando sobre isso, lendo sobre isso, sentindo-se bem consigo. Sentimentos quentes e pegajosos não têm lugar aqui . Como eu freqüentemente digo aos meus alunos que o sentimento gosmento quente é geralmente sangue!

Referências 

Bugei
Four Winds Dojo

James Williams é o Presidente da Business Bugei Company, Inc. Ele estuda artes marciais desde 1960 e ensina desde 1975. James treinou, competiu, e ensinou um número de diferentes disciplinas marciais: japonês, Okinawa, chinês, filipino, bem como o sistema brasileiro de Jiu-jitsu como ensinado por Rorion Gracie e Royce. Sua experiência inclui luta livre ocidental, que ele também treinou, assim como o boxe e kickboxing. Seu amor de tradições marciais samurai veio com seu estudo do ryu Yanagi da Yoshida-ha em Don Angier Sensei e as tradições marciais do Kuroda-ha, como ensinado por Kuroda Tetsuzan Sensei.



James também ensina Close Quarters Combat a polícia e os militares estrangeiros e nacionais. O método utilizado, "O Sistema de estratégia," é com base nessas habilidades desenvolvidas e cultivadas pelos antigos guerreiros. Ele é o criador do "Hissatsu," uma faca de batalha  que é produzido pela Columbia River Knife e Tool. James é certificada como instrutor de Systema, uma arte marcial russa ensinado por Mikhail Ryabko e Vladimir Vasiliev. Williams ensina Nami Ryu Aiki Heiho, (kenjutsu, iaijutsu e aikijujutsu) e Systema em Encinitas California.



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