segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CRESÇA E LARGUE DAS FRALDAS! (Já passou da hora)

AVISO: o texto de hoje não dá moleza pra ninguém

Em meio a crises pessoais, é  comum as pessoas começarem a choramingar: "Eu não sei o que fazer ..."
Bom, a primeira coisa a fazer talvez seja deixar de ser criança e crescer. Explicando melhor:
1. Crianças querem as coisas do jeito delas. Adultos fazem as coisas que deveriam ser feitas
Um adulto não perde seu tempo com autopiedade, ele simplesmente percebe -e faz - o que deve ser feito. Tá não conseguiu comprar aquela roupa, nem ir pra aquele show, mas não precisa descontar na mãe ( ou no mais fraco) por causa disso. Ele sabe que a louça não fica limpa se ele não limpar e o dinheiro não chega na conta se não trabalhar.
2. Crianças arranjam desculpas. Adultos assumem responsabilidades
Quando uma criança vai pedir um novo emprego, ela avisa ao entrevistador que "se nao fosse pelo Nelsinho da contabilidade, ela teria sido promovida a um cargo muito melhor na outra empresa em que trabalhei". O entrevistador apenas pensa: "Tanto talento e foi enganado(a) pelo Nelsinho da contabilidade... Estou entrevistando um idiota!"
Ja um adulto quando erra, sabe aonde e como errou e o mais importante: se esforça para corrigir o problema. Quando apresenta um problema ao chefe, apresenta também a soluçao para o mesmo. E assume tudo o que faz, seja erro ou acerto.
 
Não adianta espernear. Cacarejar menos ainda.
O problema continua existindo, ô Mané ! Vai resolver a situação ou fazer beicinho?


3. Crianças não sabem se comunicar. Adultos sabem se comunicar e negociar.
Um bebe chorão é acostumada a mãe adivinhar o que ele quer com um simples choro. O adulto sabe que tem que explicar para outro ( parceiro, namorado(a), amigo, colega de trabalho, professor, chefe, aluno, etc) exatamente o que quer, pois ninguem é telepata ou mago. E consegue pedir o que quer, porque sabe o que quer. E sabe pedir com educação. E seus pedidos podem ser atendidos porque buscam atender não só a ele, mas toda uma situação e/ou comunidade.
4. A criança é medrosa. O adulto domina seu medo e sabe planejar e agir.
A indivíduo-criança é um porra-louca que vive numa zona de conforto e tem dificuldades para sair dela. O adulto sabe que so pode ganhar mais se arriscar. Suas atitudes sao planejadas , estudadas, a fim de prevenir erros. Mas...caso os erros aconteçam... tem sempre um plano B na manga.
5. Crianças nao assumem compromissos. Adultos sao compromissados e sabem que para tudo existe consequências
Crianças quebram compromissos e acham que vai ter sempre alguem ( namorado, chefe, colega) disposto a assumir o papel da mãe e segurar a onda por ele. Adultos quando falam que vão, comparecem, nao chegam atrasados, não inventam desculpas esfarrapadas e sabem do seu real tamanho ( sem arrogancia nem autopiedade). sabem que para tudo o que falarem ou fizerem existem consequencias na sua vida e na dos outros.
O adulto sabe  que nao corre o risco de perder a liberdade pela sua disciplina. ao contrario, acredita que a disciplina é que lhe confere liberdade. Compromissos ( casar, financiamento de casa própria, etc) não assustam, pois se movimentam bem em qualquer cenário.


Não dá pra saber qual dos dois é o mais patético...

6. Crianças querem tudo, mas não fazem nada. Adultos têm atitudes firmes e sabem que para comandar é necessário servir aos outros.
Crianças nao se conhecem e mesmo assim sua palavra favorita é : EU! sao mimados, manipuladores  e acham que todos existem para atender seus desejos.
Adultos percebem que nao vivem num mundo isolado e que deve buscar planos onde o maior numero de pessoas se beneficie. e que este é o caminho para o sucesso.
A criança pensa: vou ser advogado e ganhar muito dinheiro!
O adulto pensa: diversas pessoas estão precisando de um advogado. Se eu estudar bem, posso ser um bom advogado e ajudar a todos a resolver seus problemas. Como muitos estão precisando de um bom profissional, meus ganhos têm uma grande chance de serem elevados e me dar um bom padrão de vida. 
7. Crianças sao desorientadas. Adultos sabem o que querem da vida
Crianças acham que a eternidade esta a seu dispor. Têm muito tempo para pensar no que
fazer. Ou começam um plano hoje e na semana que vem vão pra outro plano completamente diferente. Exatamente por isso, nao fazem nada . as vezes sao teimosos tambem.
Adultos sabem exatamente o que querem. E sabem que por vezes o seus planos podem ter que ser adaptados, reciclados. Seus horizontes estão sempre se ampliando e se aperfeiçoando.

Em outras palavras, é o adulto quem resolve. Não precisa ser forte em 100% do tempo, mas tem que saber que tem dentro de si essa força e saber qual a hora de usa-la. Como saber se você é um adulto ou uma criança? Talvez a melhor forma de responder a isso seja perguntar para as pessoas a seu redor.

Abraços!

Manoes FELIPE M de Albuquerque
Amante da natureza e entusiasta da vida, as vezes trabalha mais que garção em festa de formatura,rs

Imagens: divulgaçao

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan