domingo, 1 de dezembro de 2013

VOCÊ CONHECE O JOGO DO PAU ?


Também chamado de esgrima lusitana, o jogo do pau é um eficiente e tradicional sistema  de combate galego e português. Como testemunho da qualidade técnica deste sistema, é de mencionar que nos campeonatos abertos de lutas com bastão longo realizados na França na década de 80, com a presença de sistemas de combate do Japão, Vietnam, França, e de outras nações, os jogadores do pau portugueses foram campeões absolutos, tendo ganho todos os combates em que entraram .

Vai encarar? 

Origem

Em diversas sociedades, a espada se desenvolveu como uma arma eficiente, porém de porte e uso exclusivo  da classe da nobreza guerreira. Aos populares era interdito ou dificultado o seu uso, o que obrigava a população comum a aperfeiçoarem sistemas de combate alternativos, seja com as mão nuas, seja com o uso de ferramentas de seu dia--a-dia. Assim, da mesma forma que isto obrigou os camponeses de Okinawa  a desenvolverem o karate (mãos vazias em japonês) e o kobudo (técnica de combate com bastões, matracas, foices,  e outros instrumentos agrícolas), em Portugal surgiu o Jogo do Pau.

A ferramenta escolhida como arma foi  o cajado que acompanhava para todo o lado, até há poucos anos, os pastores e camponeses. Este sistema veio a ser conhecido pelo nome de jogo do pau, tendo aqui a palavra "jogo" não no sentido de “brincadeira”, mas no de “técnica” ou “manejo”.

Já no ´seculo XX eram frequentes  - principalmente no norte de Portugal - combates de bastão ( jogo do pau) em aldeias e romarias, com confrontos individuais ou de um contra vários. Diversas histórias e feitos estão descritos em sobre esses confrontos. apesar de não haverem regras, havia um código ético, que proibia aos lutadores baterem em homem que não levasse um bastão ou em alguem que estivesse caído. 

Infelizmente, a partir dos anos 30 o jogo do pau começou a perder importância. Os motivos são vários: a ação das autoridades policiais, que para evitar lutas sangrentas passaram a proibir o uso dos paus dentro dos recintos das feiras; a emigração de muitos homens para os meios urbanos ou para o estrangeiro; a generalização do uso de armas de fogo e a  aprendizagem demorada e difícil desta técnica para a defesa pessoal .




Escolas de Jogo do Pau

Em Lisboa, praticava-se , principalmente a partir do século XIX, um estilo próprio, desenvolvido nos quintais da capital e em clubes como o Ateneu Comercial de Lisboa e o Real Ginásio, que depois veio a ser o Ginásio Clube Português, nos quais ainda hoje se ensina esta arte. Surgem duas grandes Escolas, diferenciadas tecnicamente e com base em fatores histórico-sociais: a Escola do Norte e a Escola de Lisboa (também praticada no Ribatejo e Estremadura). Esta última desenvolveu uma série de inovações técnicas e passou a dar menos importância ao combate contra vários adversários.O jogo do pau encontra-se disponível no Sport Algés e Dafundo em Lisboa . Em 1977 é fundada a Associação Portuguesa de Jogo do Pau. Hoje já existe uma Federação Portuguesa de Jogo do Pau. O mestre mais famoso em atividade hoje é Manuel Monteiro. 

Até o fechamento desta matéria, não haviam registros desse  sistema  no Brasil. Entretanto, um sistema homônimo - e que não tem nada a ver com o Jogo do Pau Português - foi desenvolvido e utilizado pelos negros escravos da região cafeeira do Rio de Janeiro. Atualmente em desuso, foi retratado no documentário Versos e Cacetes de Matthias Röhrig Assunção & Hebe Mattos falando sobre o tema .

Jogo do Pau da cultura afro-fluminense  

Bons Treinos

FELIPE ALBUQUERQUE
Entusiasta do embate saudável e aprendiz da vida

Referências:
Wikipédia
Jogo do Pau Portugues

Imagens: 
Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan