segunda-feira, 30 de março de 2015

YAMAUE RYU AIKI JUTSU




 Para saber Aikijutsu, você deve ter um bom Sensei quem realmente entende o KI. No Japão, nós dizemos :"Procurar um bom sensei por três anos é melhor do que a praticar três anos junto de um sensei incompetente. Ame o Budo e as pessoas como você ama a si mesmo. Assista a natureza. Siga a natureza. Seja um com a natureza. Porque você é uma “parte da grande natureza”. Gasho!

(Provérbio do Yamaue AIKIJUTSU)







O YAMAUE AIKIJITSU é um sistema de auto defesa bastante eficaz  desenvolvido pelo Soke Jimmy Keido Yamaue. O Soke Yamaue treinou - durante mais de 48 anos- no Japão, na China e na Europa várias artes marciais. Boa parte de seus professores de artes marciais era ligado a ele por laços de parentesco incluindo aí o Daito Ryu Aiki Jutsu ( é sobrinho neto do grande Takuma Hisa), Jiu Jitsu  (Estilo Small Circle Jiu Jitsu, do professor Wallly Jay), Judo ( aprendeu com seu pai), Karate Goju Ryu (ensinado por um de seus tios). Aprendeu também Boxe e Shorinji Kempo.



O YAMAUE AIKIJITSU se baseia:


  • No estudo do KI . O KIAI (grito) é bastante empregado;
  • No movimento em espiral;
  • Na força centrípeta (a força que puxa de fora para o centro);
  • Teoria dos 45 graus ( desenvolvida pelo próprio Soke Yamaue)
Da mesma forma que no aikido existem 2 padrões de movimento OMOTE (frente) e URA (costas), no YAMAUE existem os padrões ENGETSU (Lua Cheia) e HANGETSU (Meia Lua). 



"Assista a Natureza. Siga a Natureza. Seja um com a Natureza.
Porque você é parte da Grande Natureza."

O KIAI é fortemente estudado e empregado, e tem como objetivo maior deixar fluir o fluxo de KI a partir do SAIKA NO TANDEN (Centro de Energia do Corpo) através do corpo para aonde é preciso atingir o adversário. Os alvos buscados são as linhas de energia dos meridianos usando KEIRAKU ( sistema nervoso). Assim, pode-se arremessar, controlar ( chave ou estrangulamento)  ou bater paralisando ou mesmo nocauteando o adversário, sem lhe causar danos maiores. 

Uma demonstração de KI pelo Soke Yamaue

O KEIRAKU  pode ser estudado tanto para tratar ou curar pessoas  (como no tratamento de acupuntura, shiatsu, etc) ou para dominar um agressor. O aprendizado da técnica é concomitante ao desenvolvimento da autoconfiança e autocontrole e o estudo das rotas de energia (meridianos)

Ao contrario da maioria das artes que estudam o KI, não é uma arte mística e inacessível. O Soke Yamaue procurou "desmistificar " e Ki e estuda-lo cientificamente, inclusive com computadores. O sistema é aberto a todos os que têm vontade forte e desejo de aprender. 

O Fundador

Sendo sobrinho do Imperador Japonês e  representante do TEMPLO IMPERIAL DAIKAKUJI e DAISHOJI IMPERIAL TEMPLES, Jimmy Keido Yamaue trabalha como consultor cultural dos dos templos na Dinamarca. E foi lá que ele começou a ensinar Aikijutsu e Shorinji Kempo. No entanto, com o tempo foi encorajado pelos seus alunos a criar seu próprio sistema de autodefesa. Nascia aí três entidades: O YAMAUE AIKIJUTSU, O NORD SHAOLIN KUNG FU (Kung Fu da Dinamarca) e o IBU (international Bujitsu University). E o sensei Jimmy Yamaue se tornou o primeiro Soke (herdeiro das tradições) do sistema.

A nível mundial os dois sistemas de defesa vem sendo divulgados e estudados pelo IBU, cuja popularidade rivaliza com a da AIKIKAI. No Brasil os sistemas estão sendo divulgados pelo Sensei Nilson Bispo, no Rio de Janeiro. O autor deste artigo é primeiro dan do Aikijutsu e tem interesse em divulgar esta arte marcial. 


Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijutsu e Goshin Jutsu
Acredita que vencer um adversário não significa nada se você não faz o mundo um lugar melhor.
Aí é que está o verdadeiro poder !






0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan