O TAEKWONDO (TKD) é o esporte nacional da Coreia, representando para o povo coreano, muito mais do que o karate ou o judo representam para o povo japonês. Literalmente Tae ( Chute, golpes com os pés) Kwon ( golpes com as mãos) e DO ( caminho ou disciplina). Apesar disso, um combate de TKD ocorrem muito mais ataques de pés do que com as mãos. Alguns praticantes mais tradicionais chegam a afirmar que da forma em que as regras foram estabelecidas (favorecendo muito mais os golpes de pés do que os de mãos) o esporte deveria mudar para TaeDo.
A luta dos homens voadores
Tecnicas
O TKD se destaca muito nas suas habilidades de chutes. O territorio montanhoso da Coreia desenvolveu pernas fortes nos coreanos e era natural que estimulasse tecnicas com os pes. Entretanto, no TKD existem diversos golpes com mãos, quebramentos e trabalho com armas.
Origem
A origem do Taekwondo tem o seu início na época da DINASTIA Koguryo que vai de 37 A.C. ao ano de 427 D.C.). Naquela época a Coréia era dividida em três reinos: Silla, Koguryo e Baek je, Silla que era o menor daqueles era constantemente invadida e saqueada pelos dois reinos vizinhos e, durante o reinado de Chin Heung, os jovens aristocráticos e os militares formaram uma tropa de elite chamada (HWA RANG-DO). Similar aos samurais no Japão e os cavalheiros andantes da idade média, no ocidente. Essa tropa guerreira, em complemento ao treino normal de lanças, arco-e-flecha e espada, também se adestrou na prática da disciplina mental e física e várias formas de lutas com os pés e as mãos como o Sôo-Bak e outras. Para endurecer seus corpos escalaram montanhas escarpadas, nadaram em rios turbulentos em meses frios, se concentrando impiedosamente na tarefa de defender sua terra. Nessa época era a arte conhecida como Soo-Bak evoluiu para o TaeKyon.
No século XX, a Coréia foi invadida, ocupada e oprimida pelo Japão de 1909 a 1945. Durante esses 36 anos de ocupação japonesa, toda a cultura coreana permaneceu estagnada, pois os invasores proibiram a prática de artes marciais coreanas . O povo coreano até hoje carrega muitos traumas dessa época conturbada. Foi neste período que o Karatê começou a ser difundido pelo mundo, tendo sido introduzido na Coréia em 1921. Militares coreanos foram enviados para o Japão e a China para aprender e/ou aperfeiçoar karate. Quando o Japão foi derrotado na 2ª Guerra Mundial (1945) os coreanos voltaram a treinar o as artes marciais puras de origem coreana. Entretanto, muito do karate japonês já havia sido absorvido pelos coreanos, mas o grande publico continuava a ter repulsa por tudo o que fosse japonês. Assim, foi dada ao povo a idéia nacionalista que o TKD é puramente coreano, sendo adotado o nome TKD na década de 06. Mas, até hoje, os pesquisadores ficam em dúvida se o TKD é fruto de artes coreanas antigas como o Soo Bak e o Taekyon; se é originário apenas do karate ou se é fruto da mistura de ambos. O TKD se tornou olímpico em 1988, durante as olimpíadas de Seoul.
Olimpiadas de Londres- 2012
A filosofia
O Taekwondo é, sobretudo, uma forma de vida. No sentido mais prático, o Taekwondo é um instrumento de defesa e resposta perante “ataques”, não apenas físicos, mas também simbólicos – as dificuldades e adversidades que o quotidiano nos coloca. Um dos conceitos chave é o Hongik-Ingan, que significa “bem-estar de toda a humanidade”.
Os Princípios de Taekwondo podem ser explicados de várias maneiras, mas aqui nós o explicaremos simplesmente com os princípios de:
- Sam Jae(Três Elementos): Cheon (o Céu), Ji (a Terra), e In (o Homem);
- Yin (o Negativo ou Escuridão) e Yang (o Positivo ou o Brilho): Isto significa que todas as coisas têm um lado oposto. Este princípio explica várias formas de mudanças, mas vem de Taegeuk (o Grande Absoluto) que representa a última reivindicação que o Yin e o Yang foram um só e a mesma coisa. Se nós entendermos o Taekwondo de acordo com este princípio, nós acharemos uma solução, e, por conseguinte mudança nas habilidades, e jamais estagnaremos, em situação alguma.
Armas
O TKD estuda as seguintes armas:
- Jee Pahng E ( bengala): é uma arma extremamente eficaz, podendo ser usada em em qualquer lugar, e como é fundamentalmente implementada para ajudar na locomoção, a maioria das pessoas ignoram que ela possa ser usada como arma. O eixo da bengala é colocado, utilizando a força centrífuga para gerar poderosos ataques. A curva do punho e da caminhada final da bengala são utilizados para eixos, e o bandido também é utilizado para "chavear" punhos e tornozelos.
-
Ssahng Nat (foice dupla): foi originalmente utilizado como ferramenta agrícola na colheita do trigo, porém, por ter o corte bastante afiado e perigoso ele foi facilmente transformado em arma de ataque e defesa pelos camponeses durante as lutas.A técnica para esta arma é considerada de dificuldade moderada e por isso ela é utilizada a partir da Faixa Preta, 2ºDan. Possui movimentos rápidos e certeiros, extremamente dinâmica pois utiliza técnica hibrida, somando os movimentos retos do Bahng Mahng Ee e os circulares e rápidos do Ssahng Jeol Bong.
- Bahng Mahng E (cassetete): assim como o Ssahng Jeol Bong, pode ser praticado de forma simples ou duplo. O s treinos desafiadores de ataques e desarmes, trabalham resistência muscular específica. Essa arma foi inicialmente utilizada pelas mulheres para lavarem e engomarem as roupas a beira do rio. Elas colocavam as roupas em cima de rochas planas e utilizavam esse bastão para nivelar as rugas do tecido. Foi criada então a "Pedra de Engomar", um lugar para as mulheres (mães, filhas, vizinhas) se reunirem e trabalharem juntas. Com o Bahng Mahng E e as mulheres batiam nas roupas a fim de lavarem e, dependendo da batida podia-se saber qual era o humor da mulher (se estava feliz ou triste). Naturalmente, quando se sentiam ameaçadas elas utilizavam esses bastões para se defenderem.
- Jahng Bong (bastão longo) : foi originalmente usado para transportar água em baldes nos ombros ou ainda como uma bengala. Quando necessário, era fácil transformar este instrumento comum em uma arma formidável. A prática e habilidade nesta arma aumenta grandemente a força superior do corpo, a coordenação e o foco;
- Ssahng Jeol Bong (nunchaku):é uma arma que desenvolve no aluno a coordenação, agilidade, condicionamento físico dos membros superiores e é admirado por sua velocidade, podendo ser praticado de forma simples, quando apenas um é utilizado, ou duplo, quando cada mão utiliza uma arma. A história do Ssahng Jeol Bong é bastante interessante. "Antigamente, o Ssahng Jeol Bong era utilizado pelo agricultor na colheita de grãos de arroz. É uma ferramenta composta com dois pequenos bastões interligados por uma corda e, dependendo do tamanho dessa corda, gera mais ou menos energia para o ataque o que facilitava o trabalho do agricultor em separar o grão da planta. Durante tempos de guerra, essa ferramenta foi facilmente usada como uma arma, até mesmo porque o comprimento do Ssahn Jeol Bong permitia ao agricultor ficar a uma distância segura do adversário e em muitos momentos foi utilizado para a própria defesa”.
No Brasil
No Brasil o TKD foi introduzido pelo mestre Sang Min Cho em 1970. Até o fechamento desta matéria, os lutadores que mais se destaram no Brasil são:
- Diogo Silva, medalhista panamericano , e campeão da Universídade e dos jogos Mundias Militares;
- Natália Falavigna, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária
Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, Estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu.
Acredita que aonde um artista marcial põe o rosto, muitos não têm coragem de colocar nem o pé.
Referências
Demonstração de TKD na Coreia do Norte
Demonstração de TKD na Coreia do Norte 2
Leader Team Curitiba
Demonstração de TKD na Coreia do Norte 2
Leader Team Curitiba
Se você gostou desse texto, vai gostar também de :
Kuk Sool Won
Tang Soo Do - A arte de Chuck Norris
12 comentários:
Veja bem, esse assunto é completamente rico em sua história, desde o surgimento, vale à pena pesquisar é de fácil entendimento.
ITF=Essa federação foi extinta na Coréia em 28/05/1973,sendo criada a WTF.
WTF=Estilo KUKIWON, novas formas {Palgwe e Poonse},direcionada às técnicas com ênfase em competições olímpicas{Sede Mundial do TKD}
STF=SONGAHN TKD, incorpora treinamentos de luta de chão e armas.
Basicamente as diferenças estão nas graduações e cores de faixas. O estilo WTF, direciona os atletas às olimpíadas, mais técnico, já o STF, mais marcial, proporcional ao Kung-fu.
Taekwondo WTF: O Taekwondo WTF é o principal estilo no Taekwondo e o mais praticado
Esse estilo foi criado para demonstra o Taekwondo de uma forma esportiva voltada pra competição
É um estilo que enfatiza mais as técnicas de chutes, e técnicas de competição, trabalha bastante a flexibilidade, reflexo e Velocidade nos Movimentos
Esse estilo na maioria das academias no brasil trabalha 80%pernas 20%braços
É o estilo de Taekwondo mais moderno, e que esta nas Olimpíadas;
Taekwondo ITF: É o estilo criado pelo General Choi.
Foi um estilo criado depois da ocupação japonesa na Coréia,
Teve Influencia do Karate, e outras Artes Marciais
O TKD ITF é um estilo que preserva a tradicionalidade e Marcialidade
O Taekwondo ITF é o estilo mais violento, os lutadores usam apenas protetor bucal, Luva de Mão e Luva de Pé (Luta profissional)
O Estilo ITF trabalha 60%pernas e 40%Braços
Taekwondo STF/ATA/WTTU: o Estilo STF (com afiliação como a ATA e WTTU, que é tudo a mesma coisa) é um estilo criado por Haeng Ung Lee,que treinou primeiramente o estilo ITF;
O Taekwondo STF é o estilo mais novo de Taekwondo, estilo conhecido como “Taekwondo Americano”
Pois se assemelha ao Karate norte americano;
O STF usa em seus treinos Armas Brancas como Nunchaku e Bastão, treina as Defesas pessoais, o Sparring que não é tão rápido como os da WTF e não tão violento como os do ITF o que o torna um Sparring leve, e o stf tem também as formas (Inspirados nos “tuls” do Taekwondo ITF)
Espero ter Ajudado
Os estilos mais conhecidos de Taekwondo são WTF e ITF. O estilo WTF é o taekwondo olímpico que foca mais na técnica dos chutes e velocidade de raciocínio, já o ITF é o taekwondo tradicional da Korea nele vc tem técnicas de perna, braços, armas brancas, imobilização e defesa pessoal.
O Taekwondo marcial é muito diferente do Taekwondo esportivo. Ele é uma arte marcial pura, onde o praticante faz treinamento de respiração, calejamento, técnicas de concentração e treinos de resistência. As lutas são feitas no estilo contato total, sem proteção e valendo chutes baixos, socos no rostos, quedas, estrangulamento e imobilização. O aprendizado no uso de armas brancas e armas de improviso também faz parte do currículo do aluno. Técnicas com arma de fogo também são ensinadas, mas nesse caso somente aos militares. O general Choi Hong Hi (considerado o pai do Taekwondo) e o Mestre Nam Tae Hi (nessa época coronel e seu braço direito) criaram o Taekwondo vizando ele com esses princípios citados.
O Taekwondo marcial é usado pelas forças armadas e policiais da Coréia.
Bom existe 4 Principais Estilos de Tae-kwon-do:
Tae-kwon-do Moo Duk Kwan: Esse estilo de Tae-kwon-do foi um dos primeiros a surgir,é um estilo que enfatiza todas as técnicas do Tae-kwon-do, golpes com os braços e com as pernas é um estilo bem marcial.
Tae-kwon-do Kukkiwon(WTF) esse estilo de Tae-kwon-do é um estilo mais voltado para a parte olímpica e esportiva. É um estilo que da mais ênfase as técnicas de chutes, chutes no tronco e na cabeça, chutes aéreos e acrobáticos, é dever dos professores desse estilo passarem também técnicas de braços, mais muitos não ensinam(o que é um erro grave),na parte da luta desse estilo vale chutes e socos(os socos só podem ser aplicados no tronco e tem que ser bem forte para marcar ponto).
Tae-kwon-do ITF: esse estilo de Tae-kwon-do é um estilo bem marcial, esse estilo também trabalha braços e pernas igualmente e também tem técnicas de defesa pessoal, A parte luta desse estilo vale chutes no tronco e cabeça e socos no tronco e cabeça é bem semelhante as lutas do karate shotokan.
Tae-kwon-do Sogahn:(STF) esse estilo é mais conhecido como “estilo norte americano” pois esse estilo tem ênfase mesmo nos estados unidos, é lá que acontece os maiores eventos do Tae-kwon-do STF, esse estilo da ênfase a técnicas de braços, tem também chutes uso de armas brancas e defesa pessoal(mais sinceramente as defesas pessoais desse estilo são horríveis), dentro da soganh tem as confederações STF, ATA, WTTU que é tudo a mesma coisa. A parte luta desse estilo vale socos na cara e no tronco e chute no tronco e cabeça(mais a luta é fraquinha)
Taekwondo olímpico (WTF) seria eficaz como defesa pessoal? E contra mais de um oponente? Os golpes são eficientes?
Não pratico o Taekwondo marcial/tradicional, mas se estiver tratando do Taekwondo Olímpico pode acreditar que existe outras artes melhores.
Quais as vantagens e diferença do Taekwondo e as outras artes marciais??
Os estilos mais conhecidos de Taekwondo são WTF e ITF. O estilo WTF é o taekwondo olímpico que foca mais na técnica dos chutes e velocidade de raciocínio, já o ITF é o taekwondo tradicional da Korea nele vc tem técnicas de perna, braços, armas brancas, imobilização e defesa pessoal. TAmbém existe o taekwondo STA.
Se quiser conhecer o karate tradicional, que é uma boa. Você vai aprender a acertar a virilha, o pescoço, os olhos, e outras regiões que pode neutralizar qualquer ação do indivíduo.
No aikido você desloca uma articulação em instantes, a dor vai ser tão forte que o indivíduo só vai ficar gritando. Isto é arte marcial, a arte de guerra.
Jiu jitsu é bem eficiente, mas contra vários oponentes é o ponto fraco.
No caso, eu recomendo evitar academias que visam campeonatos, pois estes têm regras e estas não se aplicam quando se trata de sua vida contra brigas e bandidos armados com armas e/ou facas.
Recomendo não reagir a assaltos, apenas quando estiver certo que sua vida será tirada.
Abraço e boa sorte na escolha.
Tae-kwon-do é Dividido em Basicamente nos Estilos:
1) WTF> Estilo Olímpico:
É um estilo voltado p/ o lado esportivo do Taekwondo. Caracterizado pelo uso Continuo de chutes e Técnicas de competição.
O Objetivo do Estilo WTF é: levar seus praticantes para campeonato (Ao menos 90% dos professores da WTF tem essa visão); marcar Ponto e ser um Atleta Olímpico.
O estilo WTF ainda tem Técnicas de Poomse, Kibon dong Jac (Ataque e Defesa com Braços), Ho Shin Sul (Defesa Pessoal)
2) ITF> Estilo Tradicional ou Marcial:
Como o nome é um estilo que traz a Essência do Taekwondo (Criado pelo General Choi).
É um estilo que trabalha o Taekwondo ao Todo, técnicas de Defesa Pessoal, Chutes, Movimentos de Braço, Sparring e em alguns casos Armas Brancas;
O ITF também possui competição de Sparring e Túl;
3) STF / ATA / WTTU> Estilo "Norte Americano".
É um estilo que é bastante comum Influência Norte Americana e um estilo semelhante ao AKA (Associação Americana de Taekwondo).
Técnicas de Sparring de Semi-Contato; Defesas Pessoas; Quebramentos; Armas Brancas.
É um estilo diferente dos demais e Avisos Negativos a Respeito.
Particularmente desse estilo, vale assim a pena como competições de XMA, que são famosas nos EUA e transmissões por emissoras Norte Americanas;
STF Do Brasil> STF / ATA Dos EUA (Essas competições ai de Armas, Chutes com saltos são chamados de XMA e quem domina essa modalidade e pessoal do AKA e ATA dos EUA)
Um estudo muito interessante conduzido por Michael E. Trulson, da Faculdade de Medicina da Universidade A & M do Texas, e publicado na revista Human Relations incluiu 34 adolescentes entre 13 e 17 anos que preenchiam critérios para delinquência juvenil na escala MMPI (Minnesota Multiphasic Personality Inventory).
Os jovens foram separados em três grupos: um deles recebendo treinamento em Taekwondo Tradicional (meditação, alongamento, aquecimento, discurso sobre a filosofia da arte marcial, formas, lutas, defesa pessoal e meditação novamente), outro em Taekwondo Esportivo (alongamento, aquecimento, lutas, defesa pessoal) e um terceiro grupo foi usado como controle — tinham os mesmos três encontros semanais, com o mesmo instrutor, mas realizavam somente alguma atividade física não relacionada à arte marcial. TODOS os jovens incluídos permaneceram no estudo durante os seis meses previstos — foram informados que seriam denunciados pelos seus atos de delinqüência caso abandonassem o treinamento antes deste prazo!
Todos os adolescentes foram avaliados pela NMPI — e pontuavam o suficiente para serem considerados delinqüentes juvenis. Além disso, foram submetidos a dois testes que mediam agressividade (Navaco 1975, Nosanchuck 1981) e responderam o JPI (Jackson Personality Inventory). De acordo com a idade e a pontuação nas escalas e testes aplicados, foram randomizados para os três grupos — 15 jovens receberam treinamento tradicional, 11 receberam treinamento esportivo enquanto 9 formaram o grupo controle.
Todas as testagens foram repetidas após seis meses, encontrando mudanças bastante positivas no grupo I, negativas no grupo II e ausência de mudanças significativas no grupo III. Os adolescentes do grupo TaeKwonDo Tradicional ao final de seis meses deixaram de ser considerados delinqüentes (MMPI), apresentaram níveis de agressividade abaixo da média e ainda mostraram surgimento (ou fortalecimento) de características positivas de personalidade (JPI). O grupo que recebeu o treinamento Esportivo por outro lado mostrou, em comparação com o início do estudo, tendência ainda maior para a delinqüência, aumento dos níveis de agressividade e no geral o oposto do observado com o grupo I com relação à personalidade (JPI). O grupo controle por sua vez não apresentou mudanças estatisticamente significativas em nenhuma das comparações.
Pode-se afirmar, a partir dos dados publicados, que não basta ocupar o tempo dos jovens, nem mesmo oferecer uma figura de autoridade ou uma atividade física. O desenho do estudo permitiu afastar essas possibilidades, já que todos os grupos tiveram o mesmo uso de tempo para suas atividades específicas, todos os jovens tiveram contato com o mesmo instrutor (que não mudou seu “jeito de ser” para cada grupo!), e todos os grupos incluíram atividades físicas variadas.
Ao contrário da arte marcial esportiva, onde o objetivo é a vitória, a arte marcial tradicional valoriza o respeito, o crescimento e o treinamento diligente — muito mais importante é vencer seus próprios “demônios” que o resultado de um combate. Além disso, cada treino começava e terminava com uma breve sessão de meditação — que sabemos ser importante método de ampliação da autoconsciência, além de reduzir níveis de ansiedade e impulsividade.
Compartilhamos da preocupação do autor acerca da proliferação de escolas de artes marciais modernas — se é que esportes de competição podem ser classificados como artes marciais — que parecem possuir o potencial de piorar a conduta, a agressividade e mesmo despertar traços negativos da personalidade de crianças e adolescentes, especialmente aqueles com uma tendência à delinqüência.
O estilo Songahm de Taekwondo, ou Taekwondo Songahm, é uma arte marcial criada pelo Grão-Mestre Haeng Ung Lee em 1983. Haeng Ung Lee aprendeu Taekwondo na International Taekwondo Federation (ITF) e criou as suas próprias fórmulas, ou pumsaes, que são conjuntos estabelecidos de movimentos numa luta contra um oponente imaginário. As técnicas utilizadas pelos praticantes são um pouco diferentes do estilo olímpico de Taekwondo, no entanto as regras são parecidas, podendo chutar o tórax e o rosto, mas não podendo socar este último.
O estilo Songahm diferencia-se de outros estilos por incorporar treinamentos mais amplos, como defesa pessoal, armas, rupturas de madeira e programas especiais de acordo com cada praticante. Nas aulas, para além da luta competitiva, há treinos de defesa pessoal, projeções, torções e imobilizações. Para os cintos pretos, existe ainda a possibilidade de complemento dos conhecimentos com a aprendizagem do manuseamento de armas orientais. Dentre as armas treinadas no estilo, podem-se citar a Katana, Nunchaku, Bastão (Longo ou Curto), Tonfa (o popular cassetete), Facas, Kamas, entre outras.
Existe o intuito de não limitar as técnicas somente às que são permitidas nas competições, formando um artista marcial mais completo.
Aprenda muito mais sobre o Tae Kown-DO em http://taekwondo.wikia.com/wiki/Category:Taekwondo
O Taekwondo foi criado pelo mestre choi hong hi ele apenas juntou os estilos de taekyon com o karate.
1- Existe mais de um tipo de Taekwondo certo? Existem mais de uma federação de Taekwondo, por isso, mais de um estilo?
Sim existem vários estilos de taekwondo mas os mais praticados são : STF, ITF e WTF.
Taekwondo WTF: Estilo Olímpico
Taekwondo ITF: Estilo Tradicional/Marcial
Taekwondo STF : Estilo Americanizado
Existe tbm um pouco praticado estilo chamado AITF ou ITS nesse estilo tbm se chama tuls.
ITF - International TaeKwondo Federation - com sede no Canadá;
WTF - World Taekwondo Federation - com sua sede na Coréia do Sul;
ATA - American Taekwondo Association;
STF - Songahm Taekwondo Federation;
WTTU - World Traditional Taekwondo Union;
ITF(international taekwondo federetion) foi o original criado pelo general choi , usa os golpes com as mão e os pés igualmente como o karatê. aqui em vez de se chamar poomse se chaman tules e são diferentes dos poomses.
WTF: com a mudança da sede do taekwondo para o canada os mestres coranos acharam q o taekwondo tava ficando muito ocidentalizado entaõ craiaram uma nova federação cahamada WTF(world taekwondo federetion) oq era pra se uma nova federação virou um novo estilo. ele uza mais os pé do q as mãos é um estilo mais olimpico.aqui sim q se chama poomse.
STF(somghan taekwondo fedretion) veio do itf foi criada por heung hung lee. Nela usa se pés e mãos igualmente junto com técnica de chão e armas(em todos os estilos citados usa se armas só que no stf tem mais armas). Se chamam formulas em vez de pomses.
2- Quais são os "tipos" de taekwondo mais praticados nas academias do Brasil?
o Estilo de Taekwondo mais praticado no Brasil com certeza é o WTF, pelo menos 80% Das Academias de Taekwondo no Brasil são do estilo WTF.
3- Me descrevam um pouco das diferenças entre eles.
A grande diferença entre eles esta na forma de se fazer os poom-sé e também em regras de disputa de campeonatos.
Taekwondo WTF: Estilo Olímpico,da enfase para as Técnicas de chutes e técnicas de competição,também se treina os Poomses.
No Estilo WTF se trabalha 70% Pernas e 30% Braços, podendo variar de professor para professor (tem professor que ensina praticamente só chutes)
Taekwondo ITF: Estilo Tradicional, é o estilo de Taekwondo mais Marcial, trabalha um pouco de tudo no Taekwondo, técnicas de chutes, braços, sparring, defesa pessoal, E Até armas Brancas.
O ITF não é um estilo tão popular, porém é o que melhor trabalha o Taekwondo em si.
Taekwondo STF: Estilo "Ameracanizado",é um estilo de Taekwondo semelhante ao ITF, é mais ou menos um ITF > Fraco….
O STF é muito criticado pois o Sparring não é tão pesado como nos outros estilos, e a firmeza nos movimentos também;
O STF também tem afiliações como a ATA e a WTTU, o Taekwondo STF se parece muito com o Karate Norte Americano (AKA - American Karate Association)
4- Esses chutes de faixa branca, qual taekwondo que é: Ap dolio Thagui, Ap thagui, An thagui, Bacat Thagui, Ap tcha Oligui???
São Chutes da Faixa Branca do Taekwondo WTF e Também podendo ser de Outros estilos, pois esses são os chutes Básicos do Taekwondo, ou seja em qualquer estilo de taekwondo, esses vão ser os primeiros chutes a se aprender;
5- Os Poomse de todos os taekwondo são iguais?
Não, os poonses ou tuls são diferentes variando do estilo. Cada estilo de Taekwondo possui um "estilo de Poomse" .
No Taekwondo WTF se chama Poom se
No Taekwondo ITF se chama Túl
No Taekwondo STF se chama Fórmula
Os poom-sé são radicalmente diferente entre os estilos, porém, qualquer praticante de qualquer estilo reconhecerá os movimentos básicos entre eles.
Tul:
https://www.youtube.com/watch?v=HxbB2Wiv2R0&feature=related
Poom se:
https://www.youtube.com/watch?v=0Z_4r-wssy0
Formula:
https://www.youtube.com/watch?v=Dyqcpy9Dmoo&feature=related
OBS: Tem outros estilos de Taekwondo,porém são bem pouco praticado e pouco Popular. Como o Moo Du Kwan,e outros estilos "Kwans"
Falow
Abraço
Comentários impressionantes, prezado Daylight End! Grato por usa contribuição!
Conheci um mestre 6 dan em TKD ITF. O homem era uma fera!
Taekwondo KIUDO KWAN, Arte Marcial Coreano e Defesa Pessoal
No ano de 1909 a Coréia foi invadida pelo Japão e ocupada por 36 anos; as autoridades japonesas proibiram os coreanos de praticar qualquer arte marcial, mas isso só aumentou o interesse e renovou o crescimento da Subak.
Eventualmente, a natureza subterrânea de artes marciais na Coréia mudou quando em 1943 foram introduzidos no país outros estilos (chinês e japonês), causou um aumento do interesse popular em aprender estes, mas sem perder o contato com puramente coreano, principalmente Subak
Com o fim da II Guerra Mundial e a rendição do Japão, Coreia foi finalmente libertado, professores Coreanos Tae Kyon e Subak correram para começar a acender seus ensinamentos, eles são destacados, principalmente, que mais professores falecidos; Kim Hong Sik e Song Dok Ki e o discípulo e herdeiro do último Shin Han Song e do qual há documentação gráfica de suas atividades e ensinamentos.
Uma vez libertados do domínio japonês, os coreanos voltaram com o Subak à luz, por isso novamente, ele começou a prática de uma nova arte marcial e esportivo, com base nas técnicas primárias de Tae Kyon e posterior e mais sofisticado o Subak, Este não é outro senão o Taekwondo que chegou aos nossos dias.
As primeiras escolas que começaram a funcionar oficialmente foram criadas entre 1945 e 1950:
Em 1945, as escolas são criadas:
* Chung do Kwan, fundado por Won Kook Lee.
* Mu Duk Kwan, fundado por Hwang Kee.
* Yun Mu Kwan, fundado por Yon Kue Pyang.
Em 1946 é criado:
* Chang Mu Kwan, fundado por Byung In Yoon.
Entre 1953 e 1954, são criados os seguintes:
* Ji do Kwan, fundada por Gae Byang Yung.
* Song Mu Kwan, fundada por Byung Sik Ro.
* Oh do Kwan, fundado por Hong Hi Choi.
Taekwondo KIUDO KWAN, Arte Marcial Coreano e Defesa Pessoal (Continuação)
Em 11 de Abril de 1955, reúnem-se em Seul os representantes das sete escolas com o único modo unificado em um nome comum para identificar o estilo como coreana pura e não de "karate coreano", como era conhecido fora da Coreia, é escolhido o nome Tae Soo do, sendo em 1957, quando de forma definitiva e foi alterado para Tae Kwon do, pela semelhança com o original Tae Kyon.
Em 14 setembro de 1961 é criado o Korean Taekwondo Association (KTA), com Hong Hi Choi eleito presidente, mas nem todos aceitam esta associação e de várias escolas, como Ji Do Kwan, Chung Do Kwan e Mu Duk Kwan permanecem fora dela.
O governo coreano em 1962 participa direta nessa disputa e decide reconhecer oficialmente todos os valores mobiliários emitidos pela K.T.A., isso faz com que muitos professores, mas fiel ao seu parceiro escola decidir unilateralmente, a fim de evitar ser deixado de fora da legalização.
Em 1966, por causa de alguns problemas encontrados durante uma exibição na Coréia do Norte e acrecentados estes pela disputa que mantêm as duas Coréias, Hong Hi Choi perde o apoio do governo coreano e foi forçado a deixar a presidência da KTA
Ele deixa a Coreia do e fundou a Federação Internacional de Taekwondo, que institui a sede mundial no Canadá, com o objetivo principal de manter o controle e influência que tem sobre um grande número de professores até então, mas estes depois de uma reunião tumultuada e problemático decidir sobre principalmente permanecer fiel à KTA
Em 20 de Março 1971, o Presidente da República da Coreia, Sua Excelência Sr. Park Chung-hee através de documento oficial ratificado pelo Parlamento da Coreia declara Taekwondo como um esporte nacional criando o Kukkiwon e Sede Mundial, que terá a tarefa de unir Todas as associações que existem neste estilo, tanto na Coreia como no resto do mundo, começam assim a nova jornada do Taekwondo no mundo.
Em 28 de maio 1973 sob os auspícios do Ministério da Cultura e do Desporto da Coreia, a Federação Mundial de Taekwondo é criado e nasce o aspecto desportivo do Taekwondo.
Por seu lado, o governo coreano continua com sua política de unificação de todas as escolas e professores, algo que é quase totalmente alcançado. Apenas uma escola MU MUK KWAN e a mão de seu fundador, Hwang Kee, decidem permanecer neutros e independentes nesta situação, registrando-se oficialmente com o governo coreano Tang Soo Do Association, que ainda continua até hoje.
Prezado Manoel estou feliz em ajudar a inovar informação sobre o TKD.
Postar um comentário