sábado, 21 de maio de 2016

MELHORE SUAS HABILIDADES COM O SLOW SPARRING

MELHORE SUAS HABILIDADES COM 

O SLOW SPARRING

(Por Gustavo Castilhos e Felipe Albuquerque)

Serve pra qq tipo de treino, com armas ou não
Este é o Slow Sparring ( na velocidade 1)



O Slow Sparring (Treino Controlado Lento) veio da Arte Marcial Russa (AMR-Systema) e é um método de treinamento que tenta  criar um ambiente onde todos os aspectos técnicos de combate corpo a corpo podem ser explorados com relativa segurança, enquanto fornece ao corpo a chance de executar e cultivar a verdadeira espontaneidade. Para facilitar isto, o Slow Sparring deve ser visto como uma representação de movimento lento de combate.

Será que todo mundo precisa dele? Possivelmente sim. Mas pelo que vejo ... aqueles que mais argumentam contra ele são os que mais dele necessitam. E os únicos que sabem o que eu estou falando e respeitam o Slow Sparring (SS) são os que com freqüência o praticam.

O treino do Slow Sparring oferece as seguintes  possibilidades:

  • Permite um treino mais divertido, principalmente para iniciantes; 
  • Melhora os tempos de reação;
  • Trabalha as noções de distância ( maai);
  • Desenvolve o trabalho de pés;
  • Permite o treino da luta plena, real,  sem o risco de injúrias aos praticantes;
  • Desenvolve uma maior criatividade e espontaneidade de movimentos, naturalmente trazendo novas variações para ataques e contra-ataques, resultando em uma maior adaptabilidade técnica a movimentos inesperados;
  • Melhora a coordenação dos praticantes;
  • Permite treinar por mais tempo;
  • Ajuda a desenvolver e adaptar estilos e sistemas diferentes.





Como o Slow Sparring Funciona?

Sparring não é nem uma luta nem uma competição, é apenas um método de treinamento. Se você ou seu parceiro tentarem vencer um ao outro, então este treino perde o sentido. Este mesmo conceito se aplica ao SS. Basicamente trata-se de um exercício onde os parceiros se enfrentam de todas as possibilidades possíveis, com todo o contato. Você quer fazer um treino específico de grappling (lutas corpo a corpo como o judo e o jiu jitsu)? Ok, estabeleça as regras pra isso. Quer focar apenas o strike (modalidades como o karate e o kickboxing)? Faça uma sessão apenas com socos e chutes. Quer focar em defesa pessoal? Prepara-se para receber todos os tipos de golpes, inclusive chutes nos genitais e dedos nos olhos. Detalhe: o movimento não acaba antes do alvo. Ele DEVE atingir o alvo.

É seguro?
Sim, pois os movimentos são contínuos e executados dentro das distâncias reais de  uma luta, porém numa velocidade lenta ( slow).

É para  treinar lento a vida inteira?
Não. Os treinos começam numa velocidade menor (velocidade um, por exemplo, de uma amplitude de um a dez , onde um é como se fosse  um kati de Tai Chi Chuan , e 10 um corredor de 100 metros rasos), mas à medida que os contendores vão se aperfeiçoando, a velocidade e a força vão progressivamente aumentando e se tornando o combate  mais realista. Normalmente os lutadores experientes em SS não precisarão de velocidade 4 ou 5 para se sobressaírem na maioria das situações reais. A memória muscular vai se fortalecendo e o condicionamento neuromuscular vai se tornando permanente.

Apesar de rápidos (velocidade 6-7), estes praticantes basicamente só socam a cabeça.
Chutes são raros. Esse é um erro comum quando se usa protetores. Antes de aumentar a velocidade,explore mais suas combinações e coordenação motora na velocidade lenta.



Quais modalidades utilizam o SS?
Originalmente só a AMR. Depois, passou a ser incorporado com sucesso pelo boxe. 

Por que ele melhora os reflexos?

Porque quando se está treinando em alta velocidade as vezes o combate ocorre numa velocidade mais rápida do que o praticante pode processar. Entenda que reflexo é uma questão de ação-reação. Para ter uma reação, o defensor primeiro deve perceber uma ação.  O problema surge quando o artista marcial não está ciente da ação, não consegue, por exemplo, ver os sinais de que um soco será desferido. 
Aí é que entra a chave do SS. Quando a movimentação acontece numa velocidade  menor, você pode ver todas as fases do movimento do soco e não só o momento final, quando o braço está totalmente estendido ... que é tarde demais para fugir até então. Você começa a ver a carga, a liberação, a extensão, o impacto. Você pode ver tudo ... e confortavelmente para que mais tarde a velocidades mais elevadas, você será mais eficaz em escapar, porque você pode pegar nas pistas anteriores do soco. E isso se repete em quaisquer outros golpes ou sistemas de luta. E a memória muscular vai se fortalecendo. 

E quanto a criatividade?
O processo é o mesmo. Com o golpe - seja ele um soco, um chute, um estrangulamento, uma chave, etc- sendo aplicado em câmera lenta, o praticante pode perceber cada detalhe, e bolar aquilo que melhor pode funcionar como contra golpe ou até criar armadilhas, fintas, etc.  O resultado é o crescimento técnico do artista marcial... Basta testar táticas e contendores uns contra os outros para ver como o tempo e tudo se sincroniza. É lindo.
Acima de tudo...NÃO FOQUE EM TÉCNICAS, MAS SIM EM POSSIBILIDADES. A técnica virá conforme a necessidade. é preciso soltar as amarras para se ter um treino produtivo.
Cada soco é diferente, cada atacante é diferente, cada momento é diferente! Faça coisas diferentes sem pensar, apenas respondendo a estímulos. 


É melhor que o boxe sombra?
São exercícios com objetivos parecidos, mas com focos diferentes. O boxe sombra é ótimo para adquirir coordenação e velocidade, mas... o adversário que você está enfrentando é imaginário, com ataques que o praticante -ou seja você- está esperando. Traduzindo...é lutar contra um adversário irreal! E pode criar hábitos ruins de defesa! Isso fica ainda pior quando quem está praticando o boxe sombra tem pouca experiencia em combate. No SS o adversário existe e - como numa luta real - reage de forma inesperada. Assim, se quando não se tem um parceiro de treino, o boxe sombra é excelente. Mas, se temos um ou mais parceiros, o SS tem mais vantagens.

Alguém duvida da eficiência?



Como fazemos o SS então?

Existem algumas regras para um SS produtivo:

  • Não se importe em ser acertado. Como eu já disse antes,  sparring não é luta. SS também não.  Apenas curta o aprendizado;
  • Comece lento e relaxado. Se você fica cansado ou dolorido...Você está tenso. Sugerimos que faça devagar as técnicas que te deixam confortável. Depois...aos poucos, vá introduzindo novos movimentos e combinações; 
  • Não se importe com a sua aparência. Desequilibrar-se, cair, ficar em posições desconfortáveis ou engraçadas faz parte de um combate real não coreografado. Quanto menos se tem esse tipo de consciência estética, mais possibilidades surgirão para reações espontâneas contra imprevistos. O corpo humano reage muito bem quando não temos essas amarras estéticas,esquivando, golpeando ou absorvendo qualquer tipo de força aplicada sobre o corpo;
  • Tenha definido seus objetivos. É para melhorar  suas técnicas de desequilíbrio? Foque nisso! É para melhorar seus atemi (golpe traumático)? Retire os arremessos e chaves do treino. É para melhorar a defesa pessoal? Inclua  os ataques a locais proibidos como olhos e genitais;
  • Defensor e atacante(s) devem manter a mesma velocidade. Quando nos defendemos temos uma tendência a aumentar inconscientemente nossa velocidade. Evite isso! Se você precisa aumentar sua velocidade pra se defender, é sinal que existe algo errado ou na sua técnica ou no seu tempo de reação. O ideal é que o defensor consiga se defender numa velocidade mais lenta que o(s) atacante(s). Uma coisa que ajuda bastante é que...no início, o treino deve ser supervisionado por alguém, a fim de evitar que caiamos nessa armadilha;
  • Defensor e atacante devem treinar o mais próximo possível da realidade. Mesmo de forma lenta, você recebeu um soco no estômago? Se incline pra frente. Recebeu um soco no rosto? Vire um pouco o rosto para o lado do soco Foi empurrado? Vá para trás! Foi puxado? Se desloque para a frente. De novo, um supervisor ajuda muuito;
  • Os ataques devem ser contínuos. Nem o defensor nem os atacantes devem ter tempo para pensar. Mais importante que a velocidade, é a continuidade, pois a coordenação motora tem muito a ver com o tempo e o ritmo;

Bons Treinos!


Gustavo Castilhos
Paulistano, formado em Ciencias da Computação, atualmente trabalha na Australia. Apaixonado por desafios e artes marciais, sua inquietude lhe rendeu um 3º Dan em Aikido Aikikai , 1º  Dan em Aikido Yoshinkan, e o curso Martial Science Apllied ( antigo  Aikido Pratico). Além disso é Instrutor de Kettlebelll (ex-aluno de Valery Fedorenko e Sergey Rudnev, certificado IKSFA Level 1) e tem práticas com  AMR ( Systema), Yiquan, Wing Chun e Karate Shotokan. Sua rotina de estudos resultou em algo que pode ser definido como  Eficientemente Eficaz.








Felipe Albuquerque
Praticante e admirador de um embate saudável, é curioso e gosta de manter a mente aberta.
Estudante de aikido, aikijitsu e goshin jitsu, nas 
 horas vagas é médico veterinário 
Encantado com as possibilidades da vida, quando olha para trás, tem vontade de rir.





REFERÊNCIAS

2 comentários:

Unknown disse...

Muito boa essa concepção de treino. Não sou nenhum experiente nas artes marciais, mas tenho aprendido bastante com Felipe nos treinos de Aikido. Esse método de estudo me faz lembrar muito a forma como utilizo para ensinar violão. No violão o aluno muitas vezes deseja articular os movimentos muito rápido, eu costumo dizer que só há um caminho para se tornar rápido e preciso no instrumento - a repetição lenta e coerente dos movimentos. Métodos como estes são muito eficazes para fixar o estudo e aperfeiçoar a mecânica do movimento. Movimentos repetitivos quando executados lentamente, além de melhorar a percepção e a mecânica no desempenho, nos levam a entender o que esta sendo feito e corrigi-lo caso aja algum tipo de vício. Muito bom artigo.

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Obrigado, Marco! Nas próximas semanas, você será apresentado ao slow sparring e aos benefícios que ele traz. Continue firme em seu caminho e abraços!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan