sábado, 24 de dezembro de 2016

KICKBOXING



KICKBOXING literalmente quer dizer golpear utilizando socos (boxe) e chutes(kick). Num sentido amplo, diversos esportes de combate com estas características podem ser enquadrados como kickboxing: o Savate ( boxe francês), o Muay Thai ( boxe tailandês), o lethway(boxe birmanês), o Pradal Serey ( boxe cambojano), etc.

Entretanto, num sentido mais estrito, existem até o momento duas artes marciais que podem ser chamadas por este nome: o KICKBOXING AMERICANO e o KICKBOXING JAPONÊS.

KICBOXING JAPONÊS

TADASHI SAWAMURA

Surgiu na década de 1960 no Japão, devido a confrontos frequentes entre o karate japones, o Kyokushin Kai Oyama, o muay thai e o boxe birmanês. Os confrontos ocorriam em sua maioria no Japão e os japoneses nem sempre se saiam tão bem quanto queriam. INsatisfeitos com estes resultados, os japoneses buscaram uma forma de combate com contato pleno, muito semelhante ao Muay Thai. A nova forma de competição de imediato agradou ao público. Haviam entretanto dois problemas:
  • O nome Muay Thai é dificil de ser pronunciado no idioma japones;
  • Os japoneses estavam sendo acusados de plágio do boxe tailandes

Decidiu-se então chamar o novo esporte de KICKBOXING JAPONES.   Estes eventos tiveram seu auge até os anos 70 e seu maior astro era o lutador japonês Tadashi Sawamura (Ver Sawamu, o demolidor aqui). o Kickboxing japonês caiu então no ostracismo até 1993, quando foi criada a competição K-1. A partir daí o kickboxing japonês renasceu, mas sem ter a popularidade que o seu irmão americano desfruta.

KICKBOXING AMERICANO


Elas também treinam e lutam kickboxing
Surgiu nos anos 1970, nos Estados Unidos. No evento, lutadores de karate, kung fu, taekwondo e outras artes marciais subiram num ringue, usando kimonos coloridos e lutaram usando luvas com um contato pleno (full contact). Apos as lutas, se proclamaram os primeiros campeões profissionais de karate. 

O novo esporte foi aos poucos tomando rumo. Lentamente foram colocados equipamentos de proteção, as regras de segurança foram melhoradas e as divisões de peso foram adicionadas. 

Existem diversas federações e confederações para regulamentar o esporte. As competições são divididas por peso dos contendores e podem ocorrer das seguintes formas:

  • Ligh Contact
  • Semi Contact
  • Full Contact
  • Low Kick ( chutes baixos)
  • Formas sem armas
  • Formas com armas
Entre os maiores campeões dessa modalidade podemos citar: Chuck Norris, Bill Wallace, Benny Urquidez, Dominique Valera, Joe Lewis, entre outros. No Brasil o destaque fica para Paulo Zorello e Sérgio Batarelli, ambos campeões mundiais.

Lutas casadas
Ocorrem quando estilos diferentes de kickboxing se enfrentam, Ex: Muay Thai x Kickboxing; Sanshou x Savate, etc. Os estilos combinam uma forma casada de definir quem é o vencedor. Por exemplo: lutarão de acordo com as regras do K-1, de acordo com as regras da WAKO ( kickboxing), etc



Aracaju, 22/12/2016



Referências e imagens
Wikipédia
Kickboxing Japones
Felipe Albuquerque
EstudaAikido, Aikijusu e Goshin Jutsu
Acredita que arte marcial e esporte de combate
são apenas duas faces da mesma moeda
kickboxing Americano
https://www.youtube.com/watch?v=eLCt9gtVXFE
http://31.media.tumblr.com/97b5a6437c0c5a25ac8598a885b853ae/tumblr_n50pie5L3r1qaa8d1o1_500.gif

Se você gostou desse texto vai gostar também de :
Ele virou desenho animado: Sawamu
Savate: Muito mais do que apenas boxe
Muay Boran: O pai do Muay Thai
Boxe: A Nobre Arte
A evolução do Boxe

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan