"Mãos que ajudam são mais santas que lábios que oram"
(Sathya Sai Baba)
A matéria de hoje foi encontrada em site do Aikido Journal e foi escrita por Stanley Pranin. o Sr Pranin pratica Aikido há 54 anos e é considerado um dos maiores experts ocientais em Daito Ryu Aikijitsu. Finalizando o artigo, o sr Pranin agradece a Alfonso Alarcón ,Joseph Campiere e a Ken Rowland do Aikido San Miguel por sua cooperação graciosa. A tentativa de tradução foi feita por mim e podem ter sido cometido erros. Caso tenham uma tradução melhor, favor nos avisar por e-mail
Boa leitura!
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Noventa e nove por cento dos praticantes de Aikido cometem este erro crucial ... E quanto a você?
Se você já praticou Aikido, é provável que você se descubra tendo dificuldades para executar uma técnica. Mas às vezes você simplesmente não consegue descobrir por que falhou. Você falhou no seu trabalho de pés? O seu parceiro de treinamento é tão forte que você não conseguiu controla-lo? Há uma centena de possibilidades ... e você está bastante confuso a este respeito!
Sem dúvida, o maior erro impedindo a execução eficaz de uma técnica é devido a um único erro! É comum em todos os estilos de aikido, e a maioria dos praticantes não têm consciência disso!
Você não conseguiu desequilibrar seu parceiro no momento correto!
É simples assim! Você está tão focado nos detalhes da técnica que não consegue desequilibrar seu parceiro. Um adversário forte vai parar facilmente sua técnica se a postura dele continuar equilibrada. Mas há boas notícias! Felizmente, õ contrario disso também é verdadeiro...
Se você conseguir desequilíbrar seu parceiro, você pode jogá-lo facilmente!
Usando as imagens e comentários abaixo, vamos discutir comuns problemas técnicos e sugerir maneiras para corrigir erros para acelerar o seu progresso. Siga estas sugestões e logo suas técnicas começarão a trabalhar consistentemente!
Esta foto ilustra uma configuração de um arremesso( iriminage) que é comumente visto em dojos de aikido. À primeira vista, parece que o uke está sob controle e será possível realizar a técnica. No entanto, uma inspeção mais próxima revelará possíveis erros:
- Nage precisará empregar força considerável para prender a cabeça do uke contra seu corpo com uma mão.
- Mesmo que uke está fora de equilíbrio, ele está inclinado contra nage e ele pode usar o corpo do nage como um ponto de apoio e oferecer resistência.
- Observe a posição do braço direito do uke: uke pode potencialmente se inclinar contra a perna direita de Nage para empurrá-lo.
- A mão esquerda de Uke está livre e pode atingir a virilha de Nage, torso ou cabeça.
- Outra possibilidade, como visto na inserção da segunda foto, uke pode usar seu joelho para atacar nage.
Compare isto com a posição de perfeito controle na configuração para iriminage demonstrada por Morihei Ueshiba em seu manual técnico de 1938 "Budo".
- Morihei está paralelo ao ponto cego do uke .
- Os quadris de Uke estão torcidos para a direita e ele se desequilibrou para trás.
- O corpo de Uke não está em contato com o nage como é o caso na foto acima.
- Estando desequilibrado e sem nenhum contato com o corpo de nage, uke é incapaz de contra-atacar.
Este é um exemplo de um erro comum ao executar iriminage contra um shomenuchi (batida na da cabeça). Uke está estável e inclinado contra contra o corpo de nage. Uke pode redirecionar o seu peso para o nage, fazendo com que o este se desequilibre. Outra possibilidade é que o uke pode ser capaz de golpear a cabeça ou o corpo de Nage com sua mão livre.
Nesta foto, o nage é agarrado em katatedori e está tentando um shihonage. Aqui, novamente, nage não desequilibra o uke e terá grande dificuldade em executar a técnica. Uke está em posição de contra-atacar e atacar ou chutar o nage como mostrado nas fotos.
Uke executou um katadori (agarramento de ombro). Nage se desloca para trás e não consegue desequilibrar uke. Mais uma vez uke está em posição de desferir um soco ou um chute em nage, pois o atacante permaneceu equilibrado. Estes tipos de erros são comuns, mas devem ser evitados se você deseja executar técnicas de forma eficaz.
Nesta foto, nage descolou-se lateralmente (yoko sabaki) quando foi agarrado com katatedori. Ao fazê-lo, desequilibrou muito pouco o uke. Mesmo assim, uke conseguiu ficar de frente para nage e pode socar ou chutar. Para evitar isso, nage poderia ter executado um atemi que desequilibraria uke para trás, evitando um contra-ataque.
Aqui nage se desloca para trás para defender uma pegada em katadori . Embora o uke esteja inclinado ligeiramente para a frente, pode ainda executar um soco, ou reverter a posição, usando irimi nage em nage (como mostrado na segunda foto). Novamente, um atemi no rosto do uke teria sido mais eficaz para desequilibrar o uke e impedir a possibilidade de um contra-ataque.
Nesta foto, o nage defletiu o ataque do shomenuchi do uke e se moveu para o ponto cego (shikaku) do uke. Adotando uma postura triangular em relação ao uke, o Nage desequilibrou-o para trás. Além disso, nage está em uma posição conduzir o uke para trás ou executar um atemi para arremessar o atacante. Esta abordagem para shomenuchi iriminage pode ser visto no livro BUDO - Manual Tecnico ( escrito em 1938 por Morihei Ueshiba).
Uke agarra nage em katatedori e o nage executa um deslocamento lateral ( yoko sabaki) bem ao lado do uke e simultaneamente executa um atemi (golpe traumatico) para o rosto. Uke desequibrou-se para frente (como mostra sua postura) e o nage pode facilmente executar ikkyo através yonkyo e várias outras técnicas a partir desta posição.
Uke agarra o ombro de Nage (katadori) , que avança em diagonal ao lado de uke e ao mesmo tempo estende seu braço esquerdo para fora e para baixo. O equilíbrio de Uke fica totalmente comprometido e ele pode facilmente ser jogado para trás usando kokyunage .
Uke tentou um katadori agarrar e nage recuou aplicando (simultaneamente) um atemi. Isso produziu um reflexo de esquiva no uke que acabou desequilibrado para trás. Este é um exemplo de como a desvantagem de enfrentar o uke pode ser superada através do uso de ferramentas como atemi e kiai, o grito combativo. Deve-se observar que a postura do uke é similar aos outros exemplos onde o nage está no ponto cego do uke que faz assim com que perca o equilibrio para trás.
2 comentários:
A tradução está ruim (desculpe a sinceridade! É uma critica construtiva!), mas o texto é muito bom! Sensei Pranin fará falta!
Prezado Helton, obrigado pela sinceridade. Você estava correto em relação à qualidade da tradução. Acredito que conseguimos corrigir o problema. Abraços!
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