sábado, 10 de junho de 2017

A FACA PEIXEIRA



A faca peixeira dispensa apresentações
Aproveitando os festejos juninos e as tradições nordestinas, vamos hoje falar de um dos maiores símbolos do vaqueiro nordestino: a faca peixeira.

Chegou no Brasil no século 19, vinda da Europa. Realmente não se sabe se foi desenvolvida para cortar peixes. Entretanto, essa ferramenta se fixou logo no litoral e ganhou a preferencia de pescadores e pessoas que negociavam com peixes. Daí o seu nome.

Com o passar dos anos, a faca peixeira foi ganhando todo o nordeste brasileiro. E foi se tornando uma ferramenta do dia a dia, tanto nas cozinhas, quanto na lida com o gado. O comércio também a adotou. E rapidamente se tornou uma arma branca muito temida, sendo portada até a primeira parte do século 20 pelos homens do nordeste do Brasil.

Diferente do que diz a lenda popular, nunca  foi uma arma de cangaceiros. Os cangaceiros empregavam um punhal bastante comprido. para degolar e decepar.

O Punhal dos Cangaceiros dos anos 20


A faca peixeira foi empregada em duelos ate a morte, aonde asa camisas dos adversários eram amarradas uma à outra e só acabavam com a morte de um dos oponentes.

É uma ferramenta comprida e afiada, com uma lamina de aço -inox ou carbono- de fio liso, cabo de madeira fixado por rebites de alumínio. A lâmina tem grande resistência e poder de corte. Isso tudo aliada a um preço popular ainda a faz uma arma extremamente acessível para todas as camadas sociais da qual se deve manter muita distância.



FELIPE ALBUQUERQUE
Cabra da Peste por nascimento, Médico Veterinário, por opção, estudante de artes marciais por paixão
Tem como hobby defender os animais, salvar o dia e beijar a mocinha

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan