A postagem hoje foi encontrado no site Aikido Rio de Janeiro ( veja o post original aqui) e foi redigido por Inazo NItobe e retirado do livro "A Alma do Japão". O livro foi escrito em 1900 e até hoje é considerado a melhor explicação sobre o BUSHIDO na língua inglesa, descrevendo muito bem os rigorosos códigos de ética da classe samurai tanto na guerra como na paz. A imagem não faz parte da portagem original. Boa leitura!
**************************
SOBRE A POLIDEZ
"...Eu muito menos considero banal um cerimonial refinado. Pois ele é o resultado de uma longa observação quanto ao método mais apropriado de se alcançar certo resultado. Se há algo a ser feito, há certamente uma melhor maneira de fazê-lo, e a melhor maneira é, ao mesmo tempo, a mais econômica e a mais elegante.
Spencer define a elegância como a maneira mais econômica de se locomover. A Cerimônia do Chá especifica em detalhes como se deve manipular uma tigela, uma colher, etc... Para um iniciante é algo bastante entendiante. Mas, logo se percebe,que a maneira prescrita é a que mais poupa tempo e trabalho. Em outras palavras, a que mais economiza o uso da força. Portanto, segundo a afirmação de Spencer, a mais elegante.
[...] Se realmente é verdade que a elegância significa economia de força, então, como consequência lógica temos que a prática constante de um comportamento elegante deve proporcionar também uma reserva e um armazenamento de força. Boas maneiras então significa poder em repouso."
A "Polidez" segundo Inazo Nitobe
"Bushido, A Alma do Japão"
"Bushido, A Alma do Japão"
0 comentários:
Postar um comentário