Kawai Sensei - O introdutor do Aikido no Brasil

Kawai Sensei
Este mestre ostentava a mais alta graduação (8º Dan) já conferida pela aikikai em toda a América Latina. Kawai Sensei nasceu no Japão em 28 de fevereiro de 1931, sua formação inclui a prática religiosa e da medicina oriental, especialmente a acupuntura e o shiatsu. Nas artes marciais, praticou uma série delas, especialmente o aiki-no jitsu.
Como é comum às pessoas talentosas, recebeu diversos convites profissionais, inclusive o do mestre Munashigue, 9º dan de Aikido, representante internacional do Aikikai, que convidou-o a ser representante do Aikido no Exterior cuidando desta arte marcial no Brasil. Antes de qualquer decisão, Reishin Kawai resolve empreender uma viagem de um ano para espairecer as idéias e vivenciar experiências em outras terras e viaja para o Brasil por um ano.

Morihei Ueshiba e Kawai Sensei
No Brasil, andou pelo seu interior, visitando várias comunidades nipônicas, tratando da saúde das pessoas com acupuntura e shiatsu. E ao fim do prazo, resolveu prolongar sua estada no Brasil por insistência de seus pacientes.

Em 09/01/1963 abriu sua primeira academia no centro de São Paulo. Esta data é oficialmente considerada a introdução do aikido no Brasil. Entretanto, apenas em 01/10/1975, torna-se Representante-Geral da Fundação Aikikai do Japão no Brasil.


  • Custear 2 vindas (1978 e 1990) ao Brasil do primeiro Doshu, Kisshomaru Ueshiba;
  • Fundação da Federação Paulista de Aikido – FEPAI , em 1979;
  • Participação no Congresso Internacional de Aikido (Paris, 1980) e da Demonstração Internacional de Aikido (Milão, 1986) , ambos promovidos pela Federação Internacional de Aikido;
  • Intercambio Brasil-Hombu Dojo. O mestre Kawai enviava ao Japão anualmente, dois ou três dos principais instrutores do nosso país para estagiarem como alunos internos da Academia Central (Hombu Dojo) da Nihon Aikikai; além disso, Kawai Shihan convida do Japão alguns dos principais mestres da Central no Japão para realização de seminários no Brasil e alguns países da América do Sul.

Diversos grandes professores famosos no Brasil, como o sensei Wagner Bull e o sensei Severino Sales receberam a faixa preta das mãos de Kawai Sensei. Infelizmente, este mestre de Aikido, encontra um adversário que não consegue vencer: um câncer de próstata. Apesar disso, manteve-se dirigindo os treinos de seu dojo até o 26 de janeiro de 2010, quando sofreu um acidente vascular cerebral fatal.

Fonte: Aikipedia
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan