Wagner Bull - O grande divulgador do Aikido no Brasil

Shihan Wagner Bull


O professor Wagner Bull, nasceu em Londrina, Paraná,  é empresário, engenheiro civil e pós graduado em administração de empresas pela FGV. Desde a infância teve contato com os imigrantes japoneses, e com sua cultura. Praticou judô, karatê, boxe e finalmente iniciou-se no Aikidô, em 1969 , sob a direção do Professor Jorge Van Zuit (aluno do professor Noritaka). Em 1970 com a doença do professor Jorge, assumiu a direção do dojo. Em 1971 mudou-se para São Paulo e  treinou durante 5 anos com os professores Keisen Ono e Reishin Kawai. 

Fundou o Instituto Takemussu e conseguiu o reconhecimento da entidade como representante do Aikido Tradicional do País, através do Conselho Nacional de Desportos. Este feito acabou com o monopólio do reconhecimento oficial de apenas  uma organização de Aikido  no país. 

Estabeleceu contato junto ao Hombu Dojo no Japão, através do shihan Yoshimitsu Yamada, e as promoções dos faixas pretas passaram a ser consignadas através deste mestre, o qual lhe  graduou 6º Dan em 1999. Em  2002, o prof. Wagner Bull teve esta promoção oficializada pelo central mundial japonesa e sua organização foi  oficialmente  reconhecida pelo Aikikai Hombu Dojo do Japão. A partir daí as promoções para faixa pretas passaram a ser conduzidas diretamente por ele. Yamada Shihan continuou dando apoio técnico indireto ao grupo - vindo ao Brasil quando convidado - até 2005, quando se desligou por questão de divergir de políticas internacionais. 
Em  2009, recebeu o titulo do Hombu Dojo de Shihan. A palavra Shihan significa Mestre ou  Pessoa de Caráter Exemplar, sendo o primeiro latino americano a  conseguir este titulo . Entre outras realizações o shiham Bull:
  • Escreveu os livros Aikido o Caminho da Sabedoria, e Aikido Manual Técnico, Aikido Curso Básico, Takemussu Aiki; e  Aikido o Caminho da Sabedoria* (em 3 volumes);
  •  Introduziu o aikido em diversos estados do Brasil;
  • Organizou inúmeros seminários nacionais e alguns internacionais com os senseis do  porte de:  Yoshimitsu Yamada, Seiji Sugano, Christian Tissier, Donovan Waite, Peter Bernath, Jane Oseki, Nobuyoshi Tamura, Hiroshi Kato, Claude Berthiame, Nelson Requena, Massafumi Sakanashi , Miguel Moralez, Juan Tolone, John Stevens, Willian Gleason, Sugahara, Hayato Osawa, Nobuyuki Kobayashi, Yokota e Yasuno.  Alguns seminários foram em conjuntos com outras organizações, como o segundo maior seminário de Aikido do Mundo (2006) com o Doshu Moriteru Ueshiba em São Paulo;
  • Recebeu aulas e instruções dos seguintes mestres : Kazuo Chiba, Akira Tohei, Kawahara, Kurita, Kanai, Shibata, Hiroshi Ysoyama, Hiroshi Tada, Kawabe, Yasuo Kobayashi, Sadateru Arikawa, Seijiro Endo, Inagaki, Toriumi, Yoshinobu Yamada, Kitahira, bem como  do famoso mestre de Aikijiujitsu Kimura no Japão (aluno do mestre Sagawa considerado o sucessor de Sokaku Takeda).Teve oportunidade de conhecer pessoalmente e receber instruções do mestre Morihiro Saito em Iwama quando visitou o Aiki Jinja ;
  • Teve oportunidade de conhecer outros estilos de Aikido, teve grande influência do Mestre Koichi Tohei , bem como do Aikido da Yoshinkan , visitou a central desta organização no Japão, colaborando na realização de um seminário no Brasil com o filho de Gozo Shioda , Yasuhisa Shioda.

Atualmente ensina Aikido no Instituto Takemussu e é um dos principais dirigentes da Confederação Brasileira de Aikido –Brazil Aikikai entidade por ele idealizada, trabalhando em conjunto com o mestre Roberto Nobuhiko Maruyama, 6º Dan. Esta organização tem dojos espalhados por todo o Brasil.

Sensei  Bull e Sensei Paulus Tertius  num seminário em Maceio

*Links para os livros:
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan