Steven Seagal - Take Sensei



Take Sensei

Steven Seagal nasceu em Detroit, Michigan, em 10 de abril de 1952, um dos quatro filhos de um professor aposentado e uma enfermeira. Ainda pequeno se mudou com sua mãe para o Brooklin, Nova York, onde cresceu.  Aos 7 anos de idade se interessou por artes marciais, tendo treinado Karatê até atingir a faixa preta com o conhecido Mestre Fumio Demura.

Amante do Futebol Americano e do Beisebol, assistiu num intervalo de uma das partidas à uma demonstração de Aikidô. Ficou fascinado com o velhinho que conseguia sobrepujar até oito oponentes bem mais jovens e fortes. Era quase mágico. Começou então a treinar essa arte com o Sensei George lshikawa no Orange County Aikikai, na Califórnia, onde estudava, vindo a receber a sua faixa preta das mãos do saudoso mestre Koichi Tohei. Este mestre é um profundo conhecedor da técnica e da filosofia do Aikidô e aluno direto do fundador, O Sensei Morihei Ueshiba.

Em 1970, pouco antes de completar 18 anos, resolveu se mudar para o Japão a fim de aprimorar o seu Aikidô. Viveu e estudou no País do Sol Nascente por 15 anos, com alguns dos melhores professores da Aikikai, como o Mestre Seiseki Abe e  Hiroshi Isoyama , ambos alunos diretos do fundador do aikido.

Em 1973, Steven Seagal abriu o seu próprio Dojô, em Osaka, chamado Tenshin Bugeí Gakuen (Instituto Cultural de Artes Marciais Coração do Céu). Isso criou uma comoção geral, pois se tratava de um Gaijin (termo que se utiliza para designar não-japoneses ou estrangeiros em geral) ensinando uma arte marcial japonesa aos japoneses. Desafiantes chegavam continuamente ao seu Dojô, tentando submetê-lo. Não há registros de derrotas por parte de sensei Steven Seagal, pois isso significaria abandonar o ensino das artes marciais. Essa situação o ajudou a desenvolver o estilo marcial que hoje vemos em seus filmes: forte, enérgico, poderoso e eficiente. Nessa época passa a ser conhecido como Take sensei. A palavra Take (bambu) está associada a diversos significados na lingua japonesa: vigor, superação, liberalidade, longevidade, budô ( caminho da guerra) e espírito marcial.


Nesse período casou-se com Myiako Fujitani, tendo dois filhos: Kentaro e Ayako. Foi também procurado por um jovem de 16 anos que se sentiu atraído por essa forma eficiente de arte marcial. Tratava-se de Haruo Matsuoka, que durante anos foi seu principal aluno e o responsável pelo Dojô da Califórnia.
Em 1985, separado de Myiako, e detentor do 5º Dan , Steven Seagal resolveu voltar aos Estados Unidos para realizar um velho sonho: ensinar o aikido e a cultura japonesa aos norte americanos. Nesse período a comunidade de aikido da Califórnia, comentava que “um praticante grandalhão” havia chegado recentemente do Japão. Seu método de ensino chocou os demais praticantes a ponto de rejeitarem suas ideias. O único que se mostrou interessado em aprender o novo sistema foi o então 3º Dan Larry Reynosa, que não teve problemas em recomeçar do zero, na faixa branca.  Tempos depois, com a saída de Matsuoka, sensei Larry, então um 5º Dan no método de Take sensei, se tornou seu principal aluno e foi chamado de Makoto sensei (coração sincero).
Ambientalista, com um filhote de urso-panda
Assim que chegou na Califórnia, conheceu a atriz Kelly LeBrock ("A Dama de Vermelho" e "Mulher Nota 1000"), se casando com ela em 1987 e tendo três filhos: Annaliza, Arissa e Dominic.O ano de 1986 foi vital para o futuro astro de cinema, pois deu uma demonstração de Aikidô para produtores do estúdio Warner Bros. Esse contato inicial acabou resultando em "Nico - Acima da Lei" (Above the Law), em 1988. Este filme foi escrito, produzido e estrelado por Seagal, tendo-se tornado um sucesso de bilheteria e um cult entre os aficcionados pelas artes marciais. Após esse estrondoso sucesso a sua carreira decolou, atingindo o estrelato com "Força em Alerta'' (Under Siege).
Devido a seus inúmeros compromissos, Steven Seagal não mais  ensina aikido. Indubitavelmente a pessoa que mais divulgou o aikido no mundo através de seus filmes, recebeu o 7º Dan na arte, diretamente das mãos do finado Doshu Kisshomaru Ueshiba. Vive com Arissa Wolf, com quem tem uma filha, Savannah. Se engajou na causa pela Paz Mundial, trabalhando junto ao Dalai Lama, líder religioso do Tibet. Atualmente Steven Seagal tem aparecido no cenário do UFC treinando atletas como Anderson Silva e Lyoto Machida.

Seagal e o cinema
Os primeiros filmes de Take Sensei inspiraram inúmeras pessoas em todo o mundo a praticar o aikido. Não se sabe muito acerca de carreira não cinematográfica de sensei Seagal:

  • Além de 7º Dan em Aikidô, também é faixa preta em Judô, Karatê (3º Dan), Kendô e   Iai-Dô (Arte de Sacar a Espada);
  • Estudou ainda o Wyn Tsun, o Hapkido e o Brazilian Jiu Jitsu (com os irmãos Machado). Não se sabe sua graduação nestas artes marciais; 
  • Manuseia com maestria  armas de fogo de diversos calibres;
  • Comenta-se que tenha ministrado cursos para diversas forças de segurança, como a polícia japonesa e a CIA, tendo atuado, ainda, como consultor da CIA no período em que esteve no Japão. Nada foi confirmado ou negado por sensei Seagal;
Filmografia
1988 - Above the law - Nico: Acima da Lei (Portugal: Nico, à Margem da Lei)
1990 - Hard to kill - Difícil de Matar
1990 - Marked for death - Marcado Para a Morte
1991 - Out for justice - Fúria Mortal
1992 - Under Siege - A Força em Alerta
1994 - On deadly ground - Em terreno Selvagem
1995 - Under Siege 2: Dark Territory - A Força em Alerta 2
1996 - Executive Decision - Momento Critico (participação especial).
1996 - The Glimmer Man: O Homem das Sombras
1997 - Fire down below - Ameaça Subterrânea
1998 - My giant - Meu gigante favorito (participação especial)
1998 - The Patriot - Guerra Biológica
2001 - Ticker - Ticker
2001 - Exit Wounds - Rede de Corrupção
2002 - Half past dead - No Corredor da Morte
2003 - The Foreigner - O Forasteiro
2003 - Out for a kill - Determinado a Matar
2003 - Belly of the beast - Resgate Sem Limites
2004 - Clementine - O desafio Final (participação especial)
2004 - Out of reach - Fora de Alcance
2004 - Into the sun - Operação Sol Nascente
2005 - Submerged - lado a lado com o inimigo
2005 - Today you die - Hoje Você Morre
2005 - Mercenary For Justice - O mercenário
2005 - Black Dawn - O forasteiro 2 (também conhecido como "golpe ao amanhecer")
2006 - Shadow Man - O Homem-Sombra
2006 - Attack Force - Força de ataque
2007 - Flight of fury - O vôo da fúria
2007 - Renegade Justice - Justiça Urbana
2007 - Pistol Whipped - O Jogador
2008 - Kill Switch - Caçada Explosiva
2009 - Against The Dark - Escuridão Mortal
2009 - Driven to Kill - Conduzido para Matar
2009 - The Keeper - O Guardião
2009 - A Dangerous Man - Risco Absoluto
2010 - Machete - Machete
2010 - Born To Raise Hell - Vingança Implacável
2011- Anderson Silva - Como a Agua
2011 - True Justice (Seriado de Tv):Deadly Crossing - Traição Mortal
2011 - True Justice (seriado de Tv): Dark Vengeance- Magia Negra
2011 - True Justice (Seriado de Tv) Street Wars - Ruas Em Guerra
2011-  True Justice (Seriado de Tv) Lethal Justice- Justiça Letal
2012-  True Justice (Seriado de Tv) Brotherhood- A Irmandade
2012-  True Justice (Seriado de Tv) Urban Warfare - Guerra Urbana
2012-  True Justice (Seriado de Tv) Vengeance is Mine- A Vingança é Minha
2013-  True Justice (Seriado de Tv) Blood Alley- Bairro Sangrento
2013-  True Justice (Seriado de Tv)Violence of Actionp Ação Violenta
2013-  Maximum Conviction- Condenação Máxima
2013-  True Justice (Seriado de Tv) Angel of Death- Anjo da Morte
2013-  True Justice (Seriado de Tv) Dead Drop -Tiro Certo
2013-  True Justice (Seriado de Tv) One Shot One Life -Olho por Olho
2014 - Force os Execution - Senhor do Crime
2014- Confronto Finall


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan