segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Compressa Quente ou Fria ?



Como toda atividade de impacto, eventualmente podem ocorrer contusões e outras lesões ortopédicas durante a prática do aikido. Uma pergunta frequente nos dojos é se a melhor aplicação é a gelo ou água morna (não se usa água quente ) após o trauma.
Não há um ponto pacífico sobre o tema. Além disso, é bom ter em mente que a medicina é uma ciência de verdades transitórias. Muito do que já se achou certo no passado hoje é considerado errado. Assim, pode ser que no futuro, algo - ou mesmo tudo- do que estejamos relatando aqui poderá ser considerado um absurdo. Além disso, estamos tratando apenas de primeiros socorros. Nada substitui uma boa consulta médica! Se o aluno não melhora rapidamente e fica completamente "zerado" em 48h ou se gradativamente está piorando...Deve ser encaminhado de imediato ao médico. Alunos inconscientes ou que chegaram a perder a consciência devem ser levados ao médico imediatamente pelos serviços de emergencia (SAMU, Corpo de bombeiros, etc).
Tradicionalmente se aconselha que devemos colocar gelo nas primeiras 48 horas e calor depois. Mas, está ganhando cada vez mais força a ideia de usar gelo o tempo todo, tanto na fase aguda quanto nos dias subsequentes.

Porque usar gelo o tempo todo?
O gelo parece ser superior à água morna, principalmente se houver inchaços. Inicialmente o gelo provoca uma vasoconstrição ( a pele fica "branquinha" pela diminuição do fluxo de sangue e o inchaço diminui) e depois de uns minutos uma vasodilatação reflexa (o local fica "vermelho").

Na vasoconstrição o gelo diminui o funcionamento dos nervos, anestesiando (após usar gelo alguns minutos, ao tocarmos na pele, não sentimos o toque provocado pelo contato dos dedos) o local. Essa analgesia permanece mesmo após a retirada do gelo.

Já a água morna provoca somente a vasodilatação. Mas a vasodilatação reflexa - após os primeiros minutos do gelo - é mais intensa e mais prolongada que a da água quente.

Devemos usar gelo em todos os lugares e em todas as pessoas?
Não. Nem todos suportam bem o gelo, principalmente os mais idosos . A região dos pés, por exemplo, responde muito bem a água morna com um pouco de sal.

Já os locais com protuberâncias ósseas salientes são mais sensíveis ao gelo.

Por quanto tempo devemos aplicar o gelo?
O ideal é aplicar o gelo por 15 minutos (no máximo 20 minutos) e dar um intervalo de no mínimo 30 minutos entre uma compressa e outra. Aplicações de gelo por períodos maiores que 20 minutos provoca queimaduras e pode provocar lesões muito graves ( há casos de pessoas que perderam a ponta do nariz ou partes do pé quando expostas ao frio extremo por muito tempo). Nunca coloque o gelo diretamente sobre a pele! A pele deve estar protegida por um pano e o gelo deve estar dentro de uma sacola plástica.


Podemos usar bolsas de gel geladas? Elas substituem o gelo?
Essas bolsas que são colocadas no freezer são muito úteis para crianças (não use gelo em crianças pequenas sem orientação médica). A vantagem para crianças, é que essas bolsas térmicas perdem rapidamente a temperatura em contato com o ar e com a pele. Para os adultos é mais eficiente - e mais barato - colocar 3 ou 4 formas de gelo bem picado dentro de um saco plástico de supermercado. O saco plástico fino cheio de gelo bem picado se molda a superfície da região e proporciona uma temperatura homogênea em todos os pontos.



Podemos aplicar pomadas anti-inflamatórios junto com o gelo?
Sim, o momento ideal para aplicar esses produtos é após a retirada do gelo, quando a pele está avermelhada (vasodilatada) e um pouco úmida, passe um pano seco para enxugar a pele e a seguir (ainda com a pele avermelhada) aplique o creme anti-inflamatório.

O que é banho de contraste e como é feito?
O banho de contraste é o uso alternado de água morna e água gelada. Normalmente é usado para melhorar os edemas (inchaços) crônicos ou nos edemas residuais. Deve ser preparado com duas bacias. Na primeira coloque água morna ( 36-38 ºC) e na outra coloque água gelada com vários cubos de gelo. Inicie colocando os pés ou as mãos na água morna durante 15 a 20 segundos e a seguir coloque na água gelada durante 5 a 10 segundos. Retorne para água morna e repita até completar 20 minutos. À medida que a água morna for esfriando complete com mais água quente.


Devemos sempre usar o gelo para todos as patologias?
Estamos aqui discutindo apenas traumatismos pós-treino. Portadores de inflamações crônicas, idosos e portadores de fibromialgia devem ser avaliados pelo médico.


Manoel Felipe Mesquita de Albuuquerque

Imagens: divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan