As origens dos ideogramas que compõe a palavra Tai Chi Chuan significam:
太 (Tai) - significa o maior, o mais alto, supremo, absoluto
極 ou 极 (Chi /Ji)- significa, original e literalmente, a parte mais alta do telhado (cumeeira).
拳 (Chuan/Qan)- significa punho, soco, luta à mãos livres, boxe.
Logo, Tai Chi Chuan é comumente traduzido como "o boxe supremo" ou "punho do limite supremo" ou mesmo "boxe do Tai Chi (Cosmos)". Vale lembrar que o Tai Chi Tu (diagrama do Tai Chi) também é conhecido no ocidente como o símbolo do Yin Yang.
As origens desta arte marcial encontram-se no taoísmo e no conceito de Yin e Yang, dinamicamente forças opostas que se complementam mutuamente para alcançar a harmonia. O praticante de Tai Chi Chuan visa neutralizar uso da força de seu oponente empregando a mínima quantidade de energia antes de aplicar uma força de combate.
Atualmente o Tai Chi Chuan é praticado em todo o mundo principalmente pela sensação de bem estar e melhoria da saúde oferecida pela pratica. Existe estímulo de órgãos internos, alívio de stress, acalma sistema nervoso, diminui a pressao arterial, energiza o organismo e leva ao fortalecimento muscular e articular. Com a prática regular correta os benefícios tendem a serem mais perceptíveis. Além disso, a idade não é barreira para a prática.
O lado marcial
Vencer o movimento usando a quietude ; vencer a dureza com a suavidade ; vencer o rápido através do lento
O estudo da fisiologia, da mecânica corporal, de técnicas de relaxamento e de chi kung (cultivo da energia que envolve a coordenação da respiração, postura e intenção) foram desenvolvidos com o objetivo expresso de matar, ferir ou controlar um oponente de maneira eficiente e também para saúde. Por isso é muito importante para o estudante de Tai Chi Chuan ser capaz de apreciar e compreender o contexto "MARCIAL" da forma, mesmo que o aspecto de luta não lhe interesse.
- Tui Sau(Tui Shou): empurrar com as mãos;
- Chin-ná :chaves/torções;
- Sanshou: sparring;
- Armas;
- Chi Kung/Qi Kung: cultivo da energia;
- Filosofia chinêsa :yin/yang, 5 elementos, Ba Gua, etc.
Estilos
Há diversos estilos, tradicionais e conteporâneos. O mais antigo estilo é o Chen (data de 1600) . Os cinco estilos principais em ordem de popularidade mundial são:
Tai chi chuan estilo Yang (楊氏)
Tai chi chuan estilo Wu (吳氏)
Tai chi chuan estilo Chen(陳氏)
Tai chi chuan estilo Wu/Hao(武氏)
Tai chi chuan estilo Sun (孫氏)
A destruição é sempre a última escolha de quem pratica Tai Chi Chuan
Tai Chi Chuan estilo Wu (吳氏)
É o estilo criado pelos Mestres Wu Chuan-yü , Wu Quanyou e Wu Chien-chuan . É o quarto estilo mais antigo (dentre os tradicionais) e atualmente é também o segundo em popularidade. e reconhecido por seu aspecto mais marcial, vez que enfoca bastante agarramentos(chin-ná), deslocamentos (shuai chiao) e também técnicas de luta no solo. No Brasil este estilo foi trazido pelo mestre Wong, atualmente residente na capital de São Paulo.
No Ocidente este estilo é confundido com frequência com o Tai Chi Chuan estilo Wu/Hao (武氏) criado pelo Mestre Wu Yu-hsiang, desconsiderando as diferenças entre os dois estilos. Apesar dos ideogramas e da pronúncia dos dois nomes em chinês serem distintas, sua transcrição para o alfabeto ocidental (romanização) é escrita de forma semelhante.
Não se deixe enganar por formas suaves
Características do Tai Chi Chuan estilo Wu
Tem sua origem no estilo Yang, mas compartilha algumas características com o Tai Chi Chuan estilo Sun.
O estilo Wu enfatiza a importância de manter durante todo o treinamento a coluna alinhada segundo uma linha reta, que vai do topo da cabeça até o calcanhar do pé de trás. Este alinhamento num plano inclinado tem como objetivo ampliar os limites de alcance do praticante. A maioria dos demais estilos de Tai Chi Chuan também treinam este alinhamento ocasionalmente durante a prática das formas e do Tui Shou , mas no estilo Wu isto é mais perceptível.
Outro aspecto significativo do treinamento do estilo Wu é o deslocamento de 100% do peso sobre uma das pernas, "separando yin e yang". A perna que suporta 100% do peso do corpo é considerada a perna yang, já que está "cheia". A perna yin é a que não recebe nenhum peso, está "vazia".
Prof. Dagmar Gonçalves
Taichichuan & Systema
Imagens: divulgação de estilo Wu ( Tai Chi Chuan)
0 comentários:
Postar um comentário