quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Conheça sua força


Preocupados com a crescente violência contra mulheres no mundo todo, diversos pesquisadores/instrutores de diversas artes marciais estudam os métodos dos agressores e desenvolvem novos métodos para tentar conter este abuso.
Aqui no Brasil, a blogueira Jeanne Callegari escreveu um excelente texto sobre o assunto. A matéria completa chama-se Defesa Pessoal: conheça sua força
Basicamente, as pesquisas indicaram que:
  • reagir da forma adequada pode diminuir a chance de “sexual assault” (agressão sexual) completada em 70% a 80%;
  • 81% das mulheres que correram na primeira chance conseguiram evitar a agressão sexual;
  • 68% das mulheres que se defenderam de forma física evitaram a agressão sexual. Elas escolheram não serem vítimas;
  • 63% das mulheres que gritaram evitaram a agressão sexual;
  • reagir fisicamente está mais associado a evitar a agressão do que a mais danos físicos. Em outras palvras: adotar atitude e postura preventiva;
  • quanto mais estratégias de defesa uma mulher usa, maiores as chances de elas serem efetivas;
  • quanto mais desconfiada a mulher for, mais rápida será a resposta à situação, maiores as chances de a defesa ser efetiva. Acredite em seus instintos, principalmente se vc estiver sozinha ;
  • não fazer nada aumenta as chances de a violência ocorrer;
  • saber defesa pessoal está associado a evitar agressões.
Dados semelhantes foram encontrados pelo policial Sanfor Strong, em seu polêmico livro Strong on Defense. (No Brasil, DEFENDA-SE ) . Antes de adquiri-lo, talvez seja bom ler a crítica do livro. O livro traz uma diversidade estatística, além de vários casos reais bem sucedidos e mal sucedidos para análise. Ele desestimula a rendição por intermédio do medo, aconselha o treinamento em família e até para os filhos, para situações reais de perigo.





IMPORTANTE:
Vale lembrar que as técnicas são usadas para se defender da violência de gênero (agressão física, agressão verbal, estupro, etc). No caso de assaltos à mão armada, a reação se resume a dar o que o bandido quer e assim que possível fugir. Não vale a pena lutar por um bem material (celular, relógio, dinheiro, carro). Mas vale a pena (e muito) lutar pela sua vida, pela sua integridade e/ou pela de sua família.


Se o agressor quiser apenas dinheiro, fique calma, explique a ele onde está o dinheiro e, após ele autorizar, lentamente pegue o dinheiro/celular/relógio e lhe dê. E logo depois fuja! Ficando você, apenas aumenta a chance de ficar sozinha com o marginal e sofrer uma violência maior como estupro ou mesmo morte. Por isso, é importante fazer um curso ou oficina especializados, pois após de décadas de treinamento e uso das técnicas, descobriu-se o que funciona melhor em cada situação, tanto para prevenir como para reagir à violência..
Mesmo assim, fica o lembrete: cabe a cada mulher decidir qual estratégia usar em cada caso, pois só ela sabe de seu momento e de suas circunstâncias.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan