terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A cor da faixa





"O objetivo da faixa é apenas segurar as calças"




Pesquisando sobre o polêmico assunto das faixas coloridas, encontramos um texto do professor de aikido do Seishin Dojo Tharso Vieira que foi publicado no blog do Seishin Aikido. Confira o texto (muito bem escrito por sinal) na íntegra aqui.
Aí vai um resumo do texto
1. O padrão no Brasil é o de faixas coloridas, mais como uma forma de incentivo aos alunos. Europa, Japão e EUA não utilizam esse sistema ;
2. O sistema de faixas branca/preta trata os alunos como iguais e, principalmente, como adultos;
3. Faixas coloridas dão uma estranha e falsa sensação de que uns são mais que outros, quando na verdade, graduação é o que menos importa quando se está praticando.A estética japonesa preza bastante o minimalismo e o aikido herda isso por razões óbvias;
4. Estética. O Sensei Tharso acha que só com as cores branca e preta o treino fica mais bonito =).

Bom, devo dizer que - mesmo não fazendo parte do mesmo estilo - concordo com a opinião do sensei Tharso.

Tradicionalmente, não havia graduações de faixas nas artes marciais. Na China, por exemplo, referia-se ao nível do praticante comentando seu tempo de prática ( homem com 3 anos de treino, homem com 5 anos de treino, etc). No Japão, as escolas tradicionais (koryu) adotavam um complicado sistema de graduação. Mas aí entrou na jogada um pedagogo que revolucionou tudo que se conhece hoje por arte marcial: Jigoro Kano, o fundador do judo.

Sensei
Kano, unicamente por questões didático-pedagógicas, diferenciou os alunos mais adiantados (que poderiam ajuda-lo a ensinar, a conduzir o treino) faixas pretas e deixou todos os outros com faixas brancas. Assim, haviam apenas faixas brancas e pretas.

Entretanto, não era comum se lavarem as faixas (obi) e começou a acontecer que, devido a uma série de fatos (treino exaustivo, suor, etc) as faixas brancas de quem tinha mais tempo de treino e consequentemente mais prática, mais técnica, irem escurecendo, ficando num tom bem próximo ao marrom... Daí para simplesmente colocarem a faixa marrom, foi um só uma questão de tempo.

Salientamos que o objetivo não era o de inflar o ego de ninguém. Era apenas o de facilitar a pedagogia, criando monitores de ensino. Ainda hoje, no judo, nos treinos específicos de faixas pretas, o instrutor frequentemente utiliza uma faixa azul (como forma de facilitar a identificação dele por parte dos treinados).


MInha faixa sempre foi branca. Vai encarar?


Voltando às cores das faixas, o sistema deu tão certo que logo foi adotado por outras artes marciais como o karate. Entretanto, essa transição da branca para a marrom não se dá num passe de mágica. Isso é fruto (literalmente) de suor, de empenho, de dedicação. E isso leva tempo. Ao chegar no ocidente, observou-se que uma parcela significativa dos alunos ( por aspectos culturais) queira ver resultados imediatos. Assim, apenas para servir de incentivo ao aluno, criou-se o modelo de várias faixas coloridas antes da preta.

A partir daí os sistemas divergem bastante: a cor que é adiantada para um estilo para outro indica um iniciante. Por exemplo, na maioria dos estilos de hapkido e taekwondo, a faixa vermelha é uma das últimas antes da preta. Em outros sistemas, como o shotokan ela é a 2ª faixa dos iniciantes!

Na maioria das artes japonesas, ao se atingir o 5º dan, é permitido utilizar as faixas de cor vermelho e branca ou laranja e branca, porque são as cores das bandeiras do Japão. Paradoxalmente, existem artes como o kendo (caminho da espada) onde não existe sistema de faixas. Ela continua servindo apenas como uma peça de vestuário!

No MAK ( Makoto Aikido Kyokai) utilizamos o sistema tradicional: Até o 3º kyu o aluno só pode usar a faixa branca. A partir do 2º kyu já é autorizado a utilizar a marrom e a partir do 1º dan tem permissão de portar a faixa preta.


Manoel Felipe Mesquita de Albuquerque
Veterinário, aspirante a blogueiro, viciado em aikido e em tudo o mais que a vida tem de bom.

Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan