segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ichitami Shikanai - O melhor em Armas


Ichitami Shikanai é japonês de Aomori, nascido em 30/07/1947. Estudou economia na Universidade Meiji (Tóquio, Japão). Chegou ao Brasil em 1975 na delegação do professor Yasuo Kobayashi, seu professor.
A atitude de sensei Shikanai foi no mínimo corajosa: desembarcar no Brasil aos 28 anos, solteiro, sem falar uma única palavra de portugues e com o curso de Economia incompleto. Na época, possuia o terceiro dan de Aikido, segundo dan de Jodo e de Iaido. O objetivo: dar continuidade ao ensino de aikido, iniciado pelo mestre Nakatani.

Shikanai assume o ensino do Aikido no dojo de Copacabana, porém, a comparação entre a sua forma de ensinar, mais fluida e aproximada com a desenvolvida no Hombu, choca alguns alunos. Alguns formam grupos independentes, buscando manter-se fiéis ao estilo de Nakatani.
Esta fuga de alunos se torna um problema grave, vez que o sensei Shikanai veio decidido aviver profissionalmente do aikido, uma arte (até hoje) pouco conhecida. Além disso, em São Paulo sua influencia foi pequena devido a problemas políticos como líder do aikido paulista. Mesmo assim, o grupo de Shikanai, chamado de Aikido Aizen, conseguiu reagir à crise econômica.

Devido a necessidade de dar melhor tramento terapêutico à sua filha ( que nasceu com problemas locomotores, vítima de erro médico), em 1985 muda-se para Belo Horizonte onde melhor poderia aplicar os exercícios na filha.O primeiro local de pratica foi em casa, depois Praça Raul Soares, um dojo de judô em cima do posto de gasolina e finalmente na Savassi, onde se encontra até hoje.Em terras mineiras, lecionou na Polícia Militar de Belo Horizonte, na cadeira de ataque e defesa, como instrutor de bastão.

Além do aikido, sensei Shikanai ensina ainda Shinto Muso Ryu Jo (okuiri), Iaido(Muso shinden Ryu). Sensei Shikanai é considerado pelo Shihan Wagner Bull como a melhor pessoa para ensinar o manejo do sabre em nosso país. Seu grupo é famoso pelo maestria no manejo do jo e do boken.

Iado: a arte de desembainhar o sabre


É o supervisor responsável pelo Aikido Rio de Janeiro - ARJ, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Natal e Jerusalem (Israel). Fundou e administra o Nakatani Dojo, na Savassi, em Belo Horizonte / Minas Gerais.

Além disso, vieram de seu trabalho o professor Carlos Nogueira -hoje representante do Iwama Ryu- e o professor Tibery, criador do AMI ou AMIIUTSU .


Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan