
Apesar de ser o maior reduto de japoneses fora do Japão, não havia , até o início da da década de 60, oficialmente nenhum praticante de aikido no Brasil.
Quis o destino que o sr Tochio (Reishin) Kawai, praticante de Aiki no Jutsu, se filiasse ao Aikikai. Como Kawai estava se mudando para o Brasil, foi-lhe proposto pelo Hombu Dojo que introduzisse o aikido no Brasil. Aceitando a missão, foi estudar aikido na França por 6 meses. Ao regressar para o Brasil, iniciou o ensino do aikido, em 1963, na cidade de São Paulo. Assim, juridicamente, o aikido foi introduzido no Brasil por Reishin Kawai.
O introdutor de fato...
Entretanto, poucos meses depois chega ao Rio de Janeiro , Teruo Nakatami, aluno direto do fundador do aikido e formado em administraçao pela Universidade de Meiji. Sensei Nakatami além de aikidoca (1º dan), já havia praticado Kendo, Judo e Karate (1º Dan) em sua juventude, e era dono de um aikido poderoso, forte e seguro. Autorizado por Kissomaru Ueshiba a ensinar aikido, rapidamente conseguiu alunos e abriu mais de um dojo. Seus alunos introduziram o aikido na cidade de Brasília, para onde o sensei Nakatani se deslocava semestralmente, a fim de dar apoio técnico. Formou alguns faixas pretas e plantou uma semente que disseminou o aikido pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiânia, Pará, Rondônia e São Paulo.
Paralelo ao sucesso marcial, se tornou pessoa conhecida no Rio de Janeiro ao prender meliantes que tentaram assalta-lo . Tamanho era seu carisma que participou – como coadjuvante – de filmes nacionais da época como “O Diamante Cor de Rosa”, do rei Roberto Carlos. Além disso, sua firma de condicionadores de ar cresce em bom ritmo.

O sensei Kobayashi, tinha 2 excelentes discípulos: Igarashi e Shikanai. Como o primeiro estava noivo, Shikanai se apresenta para vir para o Brasil. Então, em junho de 1975, chega ao Rio, acompanhado por Yasuo Kobayashi, o prof. Ishitami Shikanai. A atitude de sensei Shikanai foi no mínimo corajosa: desembarcar no Brasil aos 28 anos, sem falar uma única palavra de portugues e com o curso de Economia incompleto. Na época, possuia o terceiro dan de Aikido, segundo dan de Jodo e de Iaido.
Shikanai assume o ensino do Aikido no dojo de Copacabana, porém, ocorre o choque cultural e a reação a mudança face ao Aikido praticado pelo novo instrutor. Os alunos acostumados ao Aikido marcial, viril e direto do prof. Nakatani questionam a maneira fluida apresentada e o temperamento do novo instrutor. Alguns formam grupos independentes, buscando manter-se fiéis ao estilo de Nakatani.
Esta fuga de alunos se torna um problema grave, vez que o sensei Shikanai veio decidido a viver profissionalmente do aikido, uma arte (até hoje) pouco conhecida. Além disso, em São Paulo sua influencia foi pequena devido a problemas políticos com o líder do aikido paulista. Mesmo assim, o grupo de Shikanai, chamado de Aikido Aizen, conseguiu reagir à crise e até hoje permanece servindo como uma referência ao aikido carioca, brasiliense e brasileiro.
Com relação ao mestre Nakatani será para todos os praticantes de Aikido um exemplo de homem e mestre.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teruo_Nakatani
Imagens: divulgação
4 comentários:
Esse blog foi um grande achado, repleto de informações.
Pratico Aikido há 1 ano, faço parte do grupo de Breno Oliveira Sensei (Instituto Shimbukan), um dos primeiros praticantes do Brasil.
Nasci e morei a vida inteira em Aracaju mas só comecei a treinar Aikido quando saí daí para estudar...
Quando eu voltar, de férias ou definitivamente, pretendo conhecer e treinar com os grupos de Aikido de Aracaju.
Oss
Obrigado por suas palavras, prezado colega. Teremos o maior prazer em estudar aikido contigo. Meus cumprimentos a Breno Sensei
Caro Manoel,
Nakatani Sensei chegou no Rio de Janeiro em 1962, um ano antes de Kawai abrir seu primeiro dojo em SP.
Veja a entrevista de Nakatani Sensei mais recente.
https://drive.google.com/file/d/0B2nGRe6kF9sLaVExa1IybmVYQlU/view?pli=1
Eis a pagina no facebook sobre Nakatani Sensei
https://www.facebook.com/nakatani.sensei?ref=hl
Atenciosamente,
Vi, de fato o texto recomendado por V. Sa. e agradeço a lembrança. Entretanto, as datas - mencionadas nas perguntas 74 e 75- estão confusas, como mesmo admite o sensei Nakatami. Pelo que entendi, ele chegou ao Brasil em 1960 ( cidade de Santos) a bordo do Navio Boissevain e um ou dois anos depois começa a ensinar no Rio de Janeiro. Tem a data exata da primeira turma? Pq aí podemos sim inclui-lo não apenas como o introdutor de fato, mas também como o introdutor de direto do Aikido no Brasil
Postar um comentário