segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Teruo Nakatani - O Verdadeiro Introdutor


Apesar de ser o maior reduto de japoneses fora do Japão, não havia , até o início da da década de 60, oficialmente nenhum praticante de aikido no Brasil.
Quis o destino que o sr Tochio (Reishin) Kawai, praticante de Aiki no Jutsu, se filiasse ao Aikikai. Como Kawai estava se mudando para o Brasil, foi-lhe proposto pelo Hombu Dojo que introduzisse o aikido no Brasil. Aceitando a missão, foi estudar aikido na França por 6 meses. Ao regressar para o Brasil, iniciou o ensino do aikido, em 1963, na cidade de São Paulo. Assim, juridicamente, o aikido foi introduzido no Brasil por Reishin Kawai.

O introdutor de fato...

Entretanto, poucos meses depois chega ao Rio de Janeiro , Teruo Nakatami, aluno direto do fundador do aikido e formado em administraçao pela Universidade de Meiji. Sensei Nakatami além de aikidoca (1º dan), já havia praticado Kendo, Judo e Karate (1º Dan) em sua juventude, e era dono de um aikido poderoso, forte e seguro. Autorizado por Kissomaru Ueshiba a ensinar aikido, rapidamente conseguiu alunos e abriu mais de um dojo. Seus alunos introduziram o aikido na cidade de Brasília, para onde o sensei Nakatani se deslocava semestralmente, a fim de dar apoio técnico. Formou alguns faixas pretas e plantou uma semente que disseminou o aikido pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiânia, Pará, Rondônia e São Paulo.
Paralelo ao sucesso marcial, se tornou pessoa conhecida no Rio de Janeiro ao prender meliantes que tentaram assalta-lo . Tamanho era seu carisma que participou – como coadjuvante – de filmes nacionais da época como “O Diamante Cor de Rosa”, do rei Roberto Carlos. Além disso, sua firma de condicionadores de ar cresce em bom ritmo.
Entretanto, uma contusão no joelho faz com que o sensei Nakatani deixe a prática do Aikidô, definitivamente em 1975, devido às limitações da lesão. Procurando um sucessor, retorna ao Japão e procura, primeiro na Academia Central, depois o mestre Yasuo Kobayashi, seu colega de faculdade, para que indicassem uma pessoa para sucedê-lo.

O sensei Kobayashi, tinha 2 excelentes discípulos: Igarashi e Shikanai. Como o primeiro estava noivo, Shikanai se apresenta para vir para o Brasil. Então, em junho de 1975, chega ao Rio, acompanhado por Yasuo Kobayashi, o prof. Ishitami Shikanai. A atitude de sensei Shikanai foi no mínimo corajosa: desembarcar no Brasil aos 28 anos, sem falar uma única palavra de portugues e com o curso de Economia incompleto. Na época, possuia o terceiro dan de Aikido, segundo dan de Jodo e de Iaido.

Shikanai assume o ensino do Aikido no dojo de Copacabana, porém, ocorre o choque cultural e a reação a mudança face ao Aikido praticado pelo novo instrutor. Os alunos acostumados ao Aikido marcial, viril e direto do prof. Nakatani questionam a maneira fluida apresentada e o temperamento do novo instrutor. Alguns formam grupos independentes, buscando manter-se fiéis ao estilo de Nakatani.

Esta fuga de alunos se torna um problema grave, vez que o sensei Shikanai veio decidido a viver profissionalmente do aikido, uma arte (até hoje) pouco conhecida. Além disso, em São Paulo sua influencia foi pequena devido a problemas políticos com o líder do aikido paulista. Mesmo assim, o grupo de Shikanai, chamado de Aikido Aizen, conseguiu reagir à crise e até hoje permanece servindo como uma referência ao aikido carioca, brasiliense e brasileiro.

Com relação ao mestre Nakatani será para todos os praticantes de Aikido um exemplo de homem e mestre.


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teruo_Nakatani
Imagens: divulgação

4 comentários:

lucasao disse...

Esse blog foi um grande achado, repleto de informações.

Pratico Aikido há 1 ano, faço parte do grupo de Breno Oliveira Sensei (Instituto Shimbukan), um dos primeiros praticantes do Brasil.

Nasci e morei a vida inteira em Aracaju mas só comecei a treinar Aikido quando saí daí para estudar...

Quando eu voltar, de férias ou definitivamente, pretendo conhecer e treinar com os grupos de Aikido de Aracaju.

Oss

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Obrigado por suas palavras, prezado colega. Teremos o maior prazer em estudar aikido contigo. Meus cumprimentos a Breno Sensei

Instituto Teruo Nakatani - ITN Brasil disse...

Caro Manoel,

Nakatani Sensei chegou no Rio de Janeiro em 1962, um ano antes de Kawai abrir seu primeiro dojo em SP.

Veja a entrevista de Nakatani Sensei mais recente.
https://drive.google.com/file/d/0B2nGRe6kF9sLaVExa1IybmVYQlU/view?pli=1

Eis a pagina no facebook sobre Nakatani Sensei
https://www.facebook.com/nakatani.sensei?ref=hl

Atenciosamente,

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Vi, de fato o texto recomendado por V. Sa. e agradeço a lembrança. Entretanto, as datas - mencionadas nas perguntas 74 e 75- estão confusas, como mesmo admite o sensei Nakatami. Pelo que entendi, ele chegou ao Brasil em 1960 ( cidade de Santos) a bordo do Navio Boissevain e um ou dois anos depois começa a ensinar no Rio de Janeiro. Tem a data exata da primeira turma? Pq aí podemos sim inclui-lo não apenas como o introdutor de fato, mas também como o introdutor de direto do Aikido no Brasil

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan