domingo, 12 de fevereiro de 2012

Roberto Maruyama



Roberto Nobuhiko Maruyama Sensei nasceu na cidade de São Paulo em 1944, filho de pais japoneses, e graduou-se em Administração de Empresas com especialização em Finanças. Desde 2000 é credenciado do Conselho Regional de Educação Física -CREF de São Paulo.

Na faculdade estudou karate com Kawamura Sensei. O interesse pelo aikido veio apos uma demonstração de aikido por sensei Kawamura, que também era 3º dan de aikido pela Aikikai. Como sensei Kawamura não tinha turmas regulares de aikido, foi procurar o mestre Reishin Kawai.

Durante toda a sua carreira de executivo praticou o Aikido à noite, e sentia que esse treinamento o ajudava muito em suas diversas atribuições diárias sob um grande regime de pressão no trabalho, na liderança de equipes, no cumprimento de prazos e cronogramas, e na conciliação dos vários conflitos que surgiam no exercício profissional. Até hoje dá palestras motivacionais nesses sentido

Procurando conciliar suas atividades profissionais com o aikido, foi o introdutor do aikido em Canoas ( RS) em 1989, ao se mudar para a cidade. De volta a São Paulo, em 1990, conduziu um pequeno grupo de aikidoistas na região de Santo Amaro na época com 10 alunos, e que hoje constitui o Instituto Maruyama com aproximadamente 20 Academias em todo Brasil.

Esteve diversas vezes no Japão, Hombu Dojo para treinamentos. A compreensão dos reais objetivos e da amplitude humana da prática do Aikido foi facilitada por sua descendência japoneses e domínio da língua nipônica. Atualmente possui o 6º Dan da Aikikai e recebe orientações dos mestres Masakazu Kitahira Shihan ( 8º Dan) e Hironobu Yamada (7º Dan)

Desde 2003 é Instrutor Chefe de 180 policiais do GOE (Grupo de Operações Especiais), baseados nos princípios técnicos e filosóficos do aikido. Em 30 de setembro de 2010 teve coroada a sua carreira policial com o recebimento da Medalha "Jorge Tibiriça", uma das mais altas condecorações da Policia Civil do Estado de São Paulo, por relevantes serviços prestados.


Manoel FELIPE M de Albuquerque
Médico Veterinário , aspirante a blogueiro e acreditando na funcionalidade do aikido

Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan