DO AIKIJUTSU AO GOSHIN JITSU
A história de Shiro Saigo e o início do Goshin Jitsu
A história de Shiro Saigo e o início do Goshin Jitsu
Shiro Saigo - Sugata Sanshiro |
Jigoro Kano estava neste tempo lutando para construir uma reputação para o seu Kodokan Judô. Vendo como Shida Saigo era habilidoso em combates corpo a corpo, lhe ofereceu um posto de instrutor na Kodokan, na época com apenas 20m². Adiante, quando se casou com a filha de Tanomo Saigo em 1884, Shida se tornou o filho adotivo e herdeiro da família Saigo e, desse modo mudou o seu nome para Shiro Saigo. Saigo foi uma força inspiracional nos primeiros dias da Kodokan. Ele tem sido imortalizado em livros, romances, filmes e até canções como Sugata Sanshiro.
Os Quatro Cavaleiros Celestiais: Yokoyama, Saigo, Tomita e Yamashita |
Diante dos resultados, a polícia de Tóquio resolveu adotar o judô como arte marcial e convidou o campeão Saigo para ser o instrutor. Porém era preciso muito tempo para que os policiais tivessem um bom conhecimento do Judô que os possibilitassem ter condições para uma autodefesa. Isto levou à criação de um método simplificado plenamente voltado para defesa pessoal na polícia nipônica, com técnicas de aprendizado rápido e com direcionamento objetivo e prático para autodefesa. O nome escolhido para o método foi GO (cinco, guerra, duro, defesa) SHIN (pessoal, próprio) JITSU (arte), ou seja, arte da defesa pessoal. O tempo foi passando e o Goshin-Jitsu foi deixando de ser uma técnica destinada somente para o aprimoramento técnico marcial dos policiais de Tóquio e se tornou um eficiente método marcial treinado pela elite dos mestres japoneses. Hoje, o termo goshin jitsu significa apenas defesa pessoal, sendo diversos os métodos e estilos assim chamados. Não se deve confundir o Goshin Jitsu com o Kodokan Goshin Jitsu. Este último é um kata de judô criado pelo 8º dan de judo e aikido Kenji Tomiki.
A primeira formação do Kodokan
Kano apontou Shiro Saigo para ser diretor da Kodokan, enquanto ele estava na Europa em 1888. Isto levou a um conflito de lealdade por Saigo, pois ele devia muito ao seu professor original Tanomo Saigo. Por outro lado, Jigoro Kano havia lhe depositado grande confiança. Incapaz de se resolver entre o judô e o aikijutsu, decide abandonar as 2 artes e , até sua morte - 20 anos depois - devotou –se inteiramente ao estudo do Kyujutsu (a arte do arco e flecha), finalmente atingindo o grau de Hanshi (professor mestre).
Nosso grupo, além do aikido, estuda o método Novais de Goshin Jitsu, desenvolvido pelo grande advogado e judoca sergipano Antonio Novais, um eterno apaixonado pela defesa pessoal, tendo sido objeto de reportagens de artes marciais na mídia televisiva nacional e escrita internacional. O professor Novais é ainda o autor de um livro de Defesa Pessoal com o maior número de técnicas já escrito em nível mundial.
Posteriormente, acrescentamos ao nosso currículo o Goshin Jitsu do Mestre Paulo Pinho, vinculado à Confederação Brasileira de Goshin Jitsu. O professor Paulo Pinho é mestre em Capoeira Regional e de Angola, competidor de nivel mundial de boxe e kickboxing ( tendo disputado o título mundial em duas ocasiões), além de faixa roxa de BJJ (Brazilian Jiu Jitsu).
Fontes: Judô Tradicional Goshinjutsukan, Bushido Ryu
Imagens: Divulgação
Se vc gostou desse artigo deve ler também
Manoel Felipe M de Albuquerque- Instrutor Adora ouvir e contar histórias da vida. No restante do tempo, é Med Veterinario, cultiva a felicidade e brinca com seu filho. |
2 comentários:
Muito bom,, parabens, oss, esperamos por vcs aqui em Manaus
Mestre Paulo Pinho é meu professor de Goshin Jitsu, uma arte maravilhosa e fascinante...Oss!
Postar um comentário