quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Gozo Shioda



Quem já teve a oportunidade de assistir a uma demonstração do sensei Gozo Shioda, está pronto para entrar num dojo de aikido sem precisar que ninguém insista. Com uma técnica firme (apesar da físico pequeno) e um grande senso de humor, suas demonstrações são muito atraentes.

Gozo Shioda nasceu em Shinjuku, Tóquio, em 1915. Seu pai, Seiichi Shioda, era um pediatra famoso com grande interesse pelas artes marciais, tendo construído um DOJO com o nome de Yoshinkan em sua casa em Yosuya, Tóquio. De compleição franzina, creditou sua sobrevivência aos esforços profissionais do pai.

Aos dezessete anos, seu pai levou-o para assistir um treino de Aikijujutsu conduzido por Morihei Ueshiba no KOBUKAN DOJO. Shioda, em sua primeira visita ao KOBUKAN, observou O-SENSEI sendo atacado e arremessando o atacante facilmente, sem demonstrar esforço aparente.

Exímio praticante de judô e kendo, o jovem Shioda achou que se tratava de uma fraude. Percebendo o ceticismo por parte dele, O-Sensei convidou-o a ataca-lo. Ao tentar chutar o professor , Shioda foi arremessado ao ar, batendo a cabeça sem compreender o que tinha acontecido. Convencido que o que presenciara era real, no dia seguinte, iniciou seu treinamento no Kobukan DOJO como UCHI-DESHI (discípulo residente no DOJO).

Tecnicamente falando, o “Aiki Budo” de Ueshiba naquela época estava numa fase de transição, entre o Daito-ryu aikijujutsu e o aikido moderno (implantado após a Segunda Guerra). O-Sensei tinha 50 anos e era bastante vigoroso. As técnicas eram mais numerosas, mais lineares e aplicadas com grande poder. Além disso, ainda eram usadas técnicas de imobilização muito complexas (osaewaza). Inlcusive, o diploma de graduação de sensei Gozo Shioda, bem como de seus colegas da época não foi de aikido, mas de aikijujutsu.

Seu treinamento continuou até sua entrada no serviço militar em 1941. Servindo na China, mais de uma vez viu de perto a morte. Seus escritos sobre este assunto são bem claros: “Não existe aikido sem atemi“. Poucos meses antes de dar baixa, em 1946, passou várias semanas em treinamento intensivo e praticando agricultura na casa de Ueshiba, em Iwama. Com seu mestre aparentemente se aposentado, Shioda retornou a Tokyo, para reconstruir sua vida, no Japão que sofria com a pobreza do pós guerra.

Na década de 1950, entre suas atribuiçoes profissionais, começou a ensinar aikido na empresa onde trabalhava e também na Universidade Takushoku. Suas demonstrações para o Departamentos de Policia e para o público em geral tiveram sempre grande receptividade.

Em 1955, Shioda Sensei criou oficialmente o primeiro DOJO do Yoshinkan Aikido em Tsukudo Hachiman, Tokyo. Hoje o Yoshinkan é a segunda maior organização de Aikido no mundo e é regida pela Internacional Yoshinkai Aikido Federation (IYAF) e possui dojos em muitos países.

O assunto de como o Yoshinkan Aikido se separou da Aikikai não é bem compreendido. Quando Shioda começou a ensinar em Tokyo com grande ímpeto depois da guerra, Morihei Ueshiba ainda estava em seu retiro em Iwama e as aulas no Aikikai dojo (anteriormente chamado de Kobukan) não eram constantes e tinham poucos alunos. Na verdade, diversas famílias desabrigadas devido ao bombardeio de Tokyo viviam no dojo. Nesta época, ele era usado até como salão de baile!

Shioda foi bem sucedido e o Yoshinkan cresceu. Algum tempo depois, o Aikikai gradualmente começou a reencontrar um ritmo de crescimento, sob a direção do filho de Ueshiba, e o próprio fundador começou a passar cada vez mais tempo em Tokyo. Assim, nunca ocorreu uma separação formal entre as duas organizações, apesar de seus diferentes modos de ver o aikido. Os dois grupos simplesmente evoluíram de forma independente, mantendo ligações mais ou menos cordiais. Até sua morte, em 1994, Shioda e Kisshomaru faziam apresentações regulares em ocasiões formais.

A discussão sobre em que momento a técnica de Morihei Ueshiba estava no seu auge, se antes ou depois da guerra, está longe de terminar, e qualquer conclusão deve ter um caráter subjetivo. Sobre este assunto, sensei Shioda expressou sua opinião na revista “Aiki News” há vários anos: “O aikido atual não tem dimensão. Ele é oco, vazio por dentro. As pessoas tentam atingir os níveis mais altos sem cumprir suas obrigações. É por isso que ele parece tanto com uma dança hoje em dia. Você deve dominar o que é básico de maneira sólida, com seu corpo, e depois prosseguir para se desenvolver até um nível maior. …. Agora vemos apenas cópias e imitações sem nenhuma noção do que é verdadeiro ….”
Ao lado dos senseis Koeichi Tohei e Morihiro Saito, é considerado um dos 3 mais técnicos discípulos de O-Sensei. Artista marcial excepcional, professor, o fundador do Yoshinkan Aikido, faleceu em Tóquio, em um domingo 17 de junho de 1994, aos 78 anos, deixando esposa e 3 filhos.

Dedicou sua vida a transmitir o Aikido de forma efetiva e clara pelo mundo..

Domo arigatô gozai matsu, sensei!













Manoel Felipe M de AlbuquerqueAspirante a blogueiro e eterno aprendiz no aikido

Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan