terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Morihiro Saito, o Samurai Fiel



Morihiro Saito foi um dos 3 principais alunos de Morihei Ueshiba.Nascido. Nascido em 1928, começou o seu treino em 1946 no dojo privado do fundador, em Iwama. Nessa época já praticava judo, karate e kenjutsu, mas tão grande foi a impressao causada pelo Fundador, que dedicou-se inteiramente ao aikido . Sustentando-se com o salário de funcionário de uma companhia férrea, nas horas vagas trabalhava arduamente para O-Sensei sem remuneração, por mais de 2 décadas apenas para poder desfrutar mais da companhia e do conhecimento de O-Sensei.
Reconhecendo sua habilidade, foi a único a quem O-Sensei permitiu ensinar buki-waza (tecnicas com armas)em Iwama. Em retribuição à sua fidelidade, o Kaiso lhe deu a posse de alguns terrenos em Iwama em frente ao Templo do Aikido( Aiki Jinja).
Após a morte do fundador, Morihiro Saito tornou-se no dojo cho do dojo do Fundador e Guardião do Templo do Aikido, por vontade deste. Manteve esta posição até à sua morte em maio de 2002, vitima de cancer esofagogástrico.

Ao longo de mais de cinquenta anos de prática continua de aikido, foram inúmeras suas realizações em prol do Hombu Dojo:
• Preservou o padrão original das tecnicas de tai jutsu e buki waza passados pelo Kaiso nos anos 50, recusando as modificações feitas pela Aikikai. O treinamento dos uchi dechis incluia, inclusive a jardinagem e a agricultura. Iwama se torna uma Meca do aikido, com centenas de pedidos para uchi deshi;
• Em 1974 publicou o livro Traditional Aikido (volumes de I a V) . Mais tarde publicou 5 volumes de uma obra intitulada Takemusu Aikido. Contudo, a obra fica incompleta, pois não chegou a publicar os volumes sobre as armas do aikido;
• Autor de cinco ou sete filmes super 8 de aikido (mais tarde transferidos para vídeo) e de inúmeros videos;
• Criou o termo Ken Jo Taijutsu Riai ( União das verdades do sabre, do bastão e das técnicas de corpo a corpo). Muitos de seus katas foram adotados por vários estilos. Nos anos 90 cria, um sistem ade graduação específico para as armas do aikido, que a ele só foram transmitidas por O-Sensei;
• Carismático, tecnicista, exigente e didático, foi o homem que mais tempo treinou com O-Sensei, sempre foi grato ao Kaiso. Tradicionalista e fiel, durante anos viajou pelo mundo a fim de difundir o aikido de O-Sensei, sem jamais ter formado uma organização própria.




O legado do Guardião de Iwama

Depois da sua morte, é sucedido em suas atribuições pelo seu filho Hitohiro Saito, como Guardião de Iwama . Entretanto, após sua morte, divergências político pedagógicas em relação ao ensino e graduação de aiki-jo e aiki-ken fazem Hitohiro sensei devolver o Aiki Kinja (Templo do Aikido) e o Ibaraki Dojo (onde seu pai havia ensinado por mais de duas décadas) à família Ueshiba e desligar-se da Aikikai. Decide então criar um novo estilo e montar o seu Hombu Dojo (dojo central) no Tanrenkan, em Iwama.
O novo estilo busca estudar o Aikido praticado pelo pai e o Shurikenjutsu e é chamado de Iwama Shin Shin Aiki Shuren Kai (Organização Pessoal com fim ao Estudo e Aperfeiçoamento do Aikido e Shuriken). O dojo passa a ser chamado de Shin Dojo, .
Com sua separação da Aikikai. muitos dos alunos de seu pai, principalmente os mais jovens, seguem-no. Hitohiro Saito tem continuado o trabalho de seu pai, constantemente apurando a técnica e codificando os ensinamentos do Fundador do Aikido e de seu pai. Reviveu muitas das técnicas antigas que seu pai, por impossibilidade física, tinha deixado de praticar. Constantemente viaja pelo Japão e pelo mundo para atender a inumeros pedidos de estagios internacionais.
Atualmente a Aikikai designou para administrar o Aiki Jinja o Shiham Hiroshi Isoyama (8º Dan), discipulo do fundador. Eventualmente as aulas são mnistradas por outros mestres discipulos do fundador ou antigos alunos de Saito Sensei. O estilo AIKIKEN ao Sensei Shigemi Inagaki, que aparece com ele nos livros publicados.

Referências
1. ↑ a b Encyclopedia of Aikido [SAITO, MORIHIRO&H93 (em inglês)
2. ↑ T.K. Chiba - Remembering Morihiro SAITO Sensei - Iwama Ryu Aikido (em inglês)
3.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hitohiro_Saito

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan