Do ponto de vista do combate e da defesa pessoal, as armas corporais como o bastão de 50 cm (tanbo) e a faca (tanto) são equalizadores de força. Seu estudo permite um ataque mais eficiente ou uma defesa mais eficaz, permitindo a utilização do mínimo de energia física.
Mesmo hoje, com a popularização das armas de fogo, ainda é eficiente em várias situações do nosso dia-a-dia. Estudado não apenas pelo aikido, mas por várias outras artes marciais, sua figura ainda intimida agressores, pois ainda apresenta a imagem de força e poder nas mãos do usuário. A maior prova desta afirmação é que diversas forças de segurança (públicas e particulares) mantêm em seus quadros membros que empunham tais armas.
Uma outra vantagem do ponto de vista físico é que o hanbo – desde que habilmente manejado -
pode ser utilizado de acordo com o gradiente da força do agressor, indo desde a dominação /submissão simples (com chaves de braço, perna e estrangulamentos), estocar e dar batidas como a espada de forma em pontos não vitais apenas para causar dor e pequenos traumatismos, incapacitar temporariamente (quebrando ossos e/ou nocauteando) até – em ultimo caso – atacar pontos vitais.
Sobre sua eficiência sobre a faca (tanto) e o cutelo ( facão), sabemos que depende bastante do nível técnico de quem esta manejando cada arma, mas via de regra, o tanbo é superior à faca e ao cutelo.
Todo o trabalho do estudo de armas no aikido é feito não objetivando tornar o praticante um perito, mas para que através do manejo da arma o praticante adquira maior controle da técnica com mãos nuas. Mesmo assim, não dúvidas quanto à efetividade das técnicas estudadas no aikido para o cassetete ( hanbo). O autor é seu fã, confesso.
Existe ainda outro bastão curto, com 90 cm, que pode ser chamado tanto de hanbo ( han= meio bo= bastão longo) como de san shaku bo (San = três, Shaku = 30 cm, Bo=bastão longo). É muito pouco estudado no aikido, exceto no Korindo Aikido. No hanbo, o maior expoente no aikido é o Shihan John Goss Jr.
Aracaju, 11/01/2012
Manoel Felipe M de Albuquerque Estuda Aikido e Goshin Jitsu Paradoxal, crítico e as vezes pseudoblogueiro Mas, no fundo, é uma boa pessoa |
Imagens: divulgação
0 comentários:
Postar um comentário