domingo, 12 de fevereiro de 2012

SEVERINO SALLES


Alguns mestres são polêmicos: ou você os ama ou os odeia. O Sensei Severino Sales é um dos poucos que podem ser considerados quase uma unanimidade. Ao se conhece-lo, é muito difícil não gostar dele.

Natural de Recife/ PE, iniciou-se na prática do Aikido em São Paulo em 1974. Em 1978 foi apresentado ao Sensei Keisen Ono de quem recebeu orientações durante 10 anos, recebendo dele a faixa preta. Atualmente está ligado ao Shiham Yoshimitsu Yamada.

Além de aikidoísta, formou-se em Medicina Oriental sob a tutela dos mestres Keizen Ono e Reishin Kawai, dando continuidade na sua formação através da ABA - Associação Brasileira de Acupuntura com o Dr. Evaldo Martins Leite e do CEATA (Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas) com o Dr. Wu Tou Kuang e Edson Vitório
Michelletti.

Participou com aprovação, dos Cursos de Acupuntura e Massagem Chinesa, promovida pela UNIBA - União Internacional de Cursos Superiores da Bahia e Centro Cultural Brasil/China na cidade de São Paulo ministrado pelo Mestre Li Hon Ki, sob a supervisão das Faculdades Montenegro. Desde 1980, está ligado ao budismo esotérico.

No Brasil, além do Dojo Campinas Aikikai ensina o Aikido na Polícia Federal e no Sendeikai Dojo, em São Paulo. Foi convidado por Yamada Sensei a fazer parte do Comitê da FLA, Federação Latino Americana de Aikido. É ainda fundador e presidente da Confederação Brasileira de Aikido.

Desde março de 2007 pratica o SHINTO RYU I AI DO, recebendo o grau de Menkyu em 2009, do Sensei George Guimarães.

Como profissional de Aikido, o Sensei Severino Sales mostra um aikido que prima pela eficiência técnica. Ministra regulamente seminários, palestras e aulas práticas sobre a arte do Aikido nas Universidades UNICAMP,PUC, FEFISA, UNINOVE e UNIP, para os alunos de Educação Física. Sem dúvida alguma, é uma referência nacional.

Manoel FELIPE M de Albuquerque
Espalhando a harmonia pelo mundo
Imagens: divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan