"Não me empunhe por orgulho
Não me desembainhe sem motivo
Não me guarde sem honra"
(Canção da espada)
Confesso que sempre achei exageradas as histórias que falavam sobre feitos sobre-humanos do fundador do aikido, Morihei Ueshiba se desviar de balas, assim como lendas sobre o poder do katana e as habilidades dos samurais. Seriam eles tão formidáveis assim?
Esta pergunta inquieta a diversos pesquisadores que veem tentando entender o fascínio que a classe samurai - bem como seu sabre -ainda exerce em todo o mundo contemporaneo. O primeiro passo foi testar o katana.
Como todos sabemos, o aço é uma liga metálica onde o ferro é parte fundamental. Isso, aliado ao fato do solo japonês não ter ferro de boa qualidade, fizeram com que os mestres armeiros desenvolvessem um complicado e único sistema de forja, que fizeram do katana uma peça de rara beleza. Mas...como se sairia o katana contra um projetil de 9mm ?
O corte do projétil se explica pelo fato do aço do katana ser muito mais duro que o chumbo da bala ( física pura) mesmo em munições mais poderosas como a de 9 mm. Se fosse um único projétil, em tese a katana poderia corta-lo se atingisse a bala de frente. Para ser partida...a lâmina precisou de 7 (nana) tiros de calibre 50 !
Bom, já sabemos que o samurai tinha uma arma estupenda. Mas teria ele perícia suficiente para se defender de uma arma de fogo ? Quem tentou responder esta pergunta foi o programa de TV chamado Super Humanos comandado por Stan Lee ( o mesmo da Marvel, que criou os personagens homem-aranha, capitão américa e os vingadores, entre outros). O programa se dedica a encontrar pessoas com capacidades sobre humanas. Desta vez, encontrou um ás do katana chamado Isao Machii.
Machii-san começou o teste cortando bolas de baseball lançadas por um equipamento profissional ( canhão). Depois disse estar certo que seria capaz de se defender de uma bala. Não apenas fez isso, mas depois cortou-a em duas. Algo no mínimo...inexplicável !
Mesmo sabendo que as balas arredondadas têm menos velocidade e poder de penetração que os projeteis mais novos ( em forma de obús), não dá pra descartar a EXCEPCIONAL destreza do espadachim. Se observarmos bem, ele nao saca a espada depois do tiro. Ele desembanha a espada antes. É como se ele "sentisse", percebesse a trajetória do projétil antes dele ser disparado. O sensei Ueshiba falava de algo assim, dizendo que via clarões antes das balas serem disparadas e com isso conseguia se livrar das mesmas.
Apesar da extrema habilidade de Machii-san, temos que admitir que o que ele faz...é pra poucos. Mesmo com extremo treinamento, dificilmente alguem teria força para sustentar a espada e resistir ao impacto de um tiro de 9mm. Mesmo que cortasse a bala, o impacto poderia lesionar o pulso, até mesmo quebra-lo. Aguentar mais de um tiro...só no cinema (rs).
Além disso, mesmo quando se corta o projetil, ele se divide em 2 e continua sua trajetória ( podendo atingir o espachim). Além disso, o katana é duro apenas no fio. a parte que absorve impactos é a kassana (costas do katana). Se a bala atingir a espada de lado... a lâmina se quebra.
Impressionadas com o poder e o fascínio do katana, diversas empresas ocidentais os fabricam. Existem desde as de cunho apenas decorativo até sabres capazes de fazer estragos terriveis mesmo em mãos destreinadas. Os 2 extremos são lamentáveis.
Os antigos japoneses sabiam que o poder deve ser vir acompanhado de responsabilidade. Talvez por isso tenham desenvolvido uma arma como o katana. Quando empunhado com perícia...ele pode facilmente cortar uma armadura. Quando usado com força bruta (como um machado), ele se quebra. Dessa forma, apenas o guerreiro bem treinado poderia usar o poder.
Manoel Felipe M de Albuquerque Acha que o bem pode vencer o mal; que ecologia é uma boa e que todo exagero é pernicioso |
Assim, a alma samurai se mostra mais importante que a arma samurai.
Imagens: divulgação
2 comentários:
Da mesma forma, diversos samurais perceberam, durante a restauração da era Meiji, que o caminho da espada, como arma, havia acabado. Mas que seus princípios poderiam ser utilizados de outras formas: combate desarmado ( defesa pessoal, no meio empresarial (administração, produção,vendas,etc) e cientifico ( pesquisas). A alma samurai é a percepção, que reconhece tendências e perigos no mundo dos negócios. Ter uma boa empresa, bem equipada e treinada é muito bom. È uma arma. Mas ter a alma...Isso realmente pode fazer a diferença.
O vídeo completo (dublado em portugues) desse episódio dos "Super Humanos" pode ser visto em : http://www.youtube.com/watch?v=RLljMMwMPqk
Mais vídeos de isao Machi poem vistos em :
http://www.youtube.com/watch?v=soSGl3RUbDg
http://www.youtube.com/watch?v=uXRqmoFhcuE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=wfXpgtVZYcY&feature=related
Postar um comentário