sábado, 1 de julho de 2017

FURITAMA: ele serve pra alguma coisa ?



FUNATORI - FURUTAMA

Esse exercício serve pra alguma coisa ? 


Dando sequencia ao artigo sobre o FUNAKOGUI UNDO (leia o artigo aqui), vamos falar um pouco sobre o exercício chamado de FUNATORI, também chamado de FURITAMA ou mesmo - se quisermos ser mais formais- FURITAMA NO GYU.


FURITAMA NO GYO ou simplesmente FURITAMA  é um dos oito "GYO" (métodos austeros de treinamento) de MISOGI-NO-GYO(métodos de treinamento  de purificação espiritual), como ensinado por O-Sensei. Muitas pessoas usam o MISOGI como uma prática espiritual. Embora exista esse aspecto, isso é apenas uma parte tangencial do quadro geral. 


Geralmente, FURITAMA-NO-GYO é praticado para aquecer o corpo antes de MISOGI ou depois do FUNAKOGUI UNDO. Esta é uma prática diária, e Abe Sensei recomendava fazer quatro vezes por dia (manhã cedo, tarde da manhã, início da tarde e final da tarde - geralmente, não à noite).




Apesar de praticarem há algum tempo, talvez alguns estudantes de aikido não o realizam adequadamente. Eu próprio - mesmo depois da faixa preta- desconhecia o método. Por que? Eu nunca dei a devida importância a este exercício. Nunca procurei saber mais sobre ele" Assim, nunca evoluiu nele. Apenas via os outros fazendo e dava a minha interpretação.  Talvez seja interessante descrever o exercício:


Depois de fazer o FUNAKONGI-UNDO (exercício de remo) por um curto período de tempo , normalmente o praticante permanece em pé com os pés na mesma distância dos ombros. Aí se coloca a mão esquerda sobre a direita como se estivesse cobrindo um ovo. Os braços são levantados sobre a cabeça e - em seguida- trazidos para baixo em frente ao TANDEN (centro do corpo) . Nesse momento deve-se  apertar as mãos apenas o suficiente para sentir o movimento vibratório por  todo o corpo. Eu continuo por cinco minutos antes de voltar para a primeira parte do exercício.  

O objetivo de FURITAMA é expulsar o ar residual que fica no fundo dos pulmões após o movimento de inspiração- expiração. Os orientais acreditam que esse volume não pode ser expulso voluntariamente.  Durante a vibração de FURITAMA  o nível do oxigênio no fundo do pulmão é aumentado e o nível do dióxido de carbono é reduzido. Esse processo de vibração melhora a concentração de  oxigênio em todo o sangue e aumenta o calor interno do corpo e consequente ampliação dos sentidos de audição e visão. Os poros da pele se fecham. Há relatos (não comprovados) de pessoas que conseguiram derreter neve!


Bons treinos!

Aracaju, 12/06/2017


Família MAK Brasil
Felipe Albuquerque é o primeiro sentado da esquerda para a direita

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan