sábado, 24 de junho de 2017

DARDO: DE ARMA USADA EM GUERRAS À MODALIDADE OLÍMPICA

HOJE UM ESPORTE OLÍMPICO, O DARDO JÁ FOI UMA ARMA DE EXÉRCITOS



Peltastes em formação de batalha
O DARDO (do germânico: darothuz) é uma arma de arremesso, com ponta de metal (cobre, bronze, ferro, aço) ou pedra talhada, semelhante a uma lança. Foi utilizada por muitos povos em eras diferentes e seu tamanho era varável (os gregos empregavam dardos da altura de um homem). Hoje o dardo é uma prova olímpica e tem aproximadamente 2,6 a 2,7 m de comprimento por 2,5 a 3 cm de diâmetro e pesa 800g 

Alguém pode perguntar: mas o dardo não é apenas uma lança curta?

Lanças e dardos são armas diferentes com finalidades diversas. O dardo era uma arma leve, feita para ser arremessada, um projétil mesmo. Era usado à longa distância, antes da frente de um exército colidir com outra. Soldados chamados peltastes ( normalmente na linha defensiva) eram armados com dardos e os lançavam sobre as tropas. Assim, os soldados hoplitas (infantaria pesada) poderia avançar com mais  segurança e destruir o inimigo.

Já a lança até que podia ser arremessada, mas seu emprego básico basicamente para lutar diretamente com o adversário, causando ferimentos de raspão, corte, estocada e empalamento.

Os antigos gregos preferiam utilizar dardos enquanto outros povos empregavam arcos e flechas


Imagine o impacto que um dardo gera ao cair do céu e atingir alguém

Mas não apenas os gregos usavam o dardo. Os romanos empregavam basicamente 2 tipos de dardo: o Pilum e Martiobarbulum

Pilum

Pilum
O dardo grego era leve e certeiro, mas como era muito frágil um golpe de espada poderia quebra-lo. Os romanos encontraram a solução ideal criando o pilum. Ele tinha uma ponta de metal piramidal tornado difícil de ser arrancado, um longo pescoço de metal para resistir aos golpes de espada e para que a ponteira toda se dobrasse ao invés de se quebrar. Isto impedia o reaproveitamento do pilum e fazia com que o pilum cravado na carne dificilmente fosse arrancado. Quando se cravava no escudo do inimigo (principalmente os celtas) deixava o escudo muito pesado para ser usado.


Martiobarbulum

Martiobarbulum
A crise econômica  do Império Romano após anarquia militar do século III fizeram o pilum ser substituído pelo martiobarbulum (barba de Marte) ou plumbata (dardos curtos feitos de chumbo).  Eles precisavam de menos chumbo e de artesãos menos habilidosos para serem feitos, cada legionário poderia carregar vários deles no lado interno de seus escudos parma. E não eram caros como arcos ou necessitavam de grande treinamento. Mas seu alcance era sofrível e não tinham os efeitos formidáveis do  pilum.

Bons Treinos!

Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Seu maior desafio: ser um bom pai para um par de olhos que sempre o está observando




REFERÊNCIA e imagens: 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan