sábado, 24 de junho de 2017

FUNAKOGI UNDO: A meditação dinâmica

Funakogui Undo: Remar em mar revolto

Já na minha primeira aula de aikido ( já faz um bom tempo,rs) fui apresentado a um exercício chamado FUNAKOGI UNDO (Remar em mar revolto), que buscava reproduzir o movimento que o barqueiro tradicional japonês executa para movimentar o seu barco. Durante a execução, realizavamos um mantra e ao fim do movimento de cada lado (direito e esquerdo) realizavamos o FURITAMA (ou FURIDAMA, para alguns). Alguns estilos chama este exercício de  de TORIFUME GYU  (treinamento para remar)

Na época não entendi direito o objetivo do movimento. Mesmo assim procurava imitar o pessoal mais adiantado. Não entendia também porque ao final do exercício tínhamos de vibrar as mãos realizando o furidama. Na verdade nunca me ensinaram muita coisa sobre isso. A maior parte das explicações eram extremamente vagas:



  • "É uma pratica xintoísta" (Tá, mas eu não sou xintoísta, preciso fazer isso?);
  • "Ajuda no seu aikido" (Como ?)
  • "É pra desbloquear o seu KI.  (De que forma isso funciona?)
  • "Desperta o sai-ka-no-ten, a forças da vida (Isso vai me dar longevidade? É isso?)
  • "O professor está mandando...Então faça!"
No início eu apenas usava aforça física e acaba vibrando por causa do esforço isométrico desprendido. Aos poucos... fui usando menos força. Mas ainda não conseguia entender o porquê de tudo aquilo.

Talvez o mesmo tenha se passado com os meus professores ( sem querer desrespeitar a nenhum deles). E talvez com os professores deles. E talvez com a maioria dos praticantes de aikido. Uma parcela significativa faz porque vê os professores e os colegas mais adiantados praticando. Até que eu ouvi explicações do chefe do meu estilo, o shihan Larry Reynosa, que por sua vez a ouviu de Abe Sensei.











Para aqueles que não sabem, a partir de 1952, O-Sensei passou cerca de 1/3 de cada mês na casa de Abe Sensei e passou a lhe dar aulas particulares ( no dojo que Abe Sensei construiu em Osaka.
 Abe Sensei também era professor de caligrafia e ensinava esta arte para O-Sensei.

TORIFUME NO GYO (FUNAKOGUI UNDO) é um dos oito "GYO" (métodos de treinamento literalmente - austero) ou práticas de MISOGI-NO-GYO (métodos de treinamento / práticas austeros de Misogi), como ensinado por O-Sensei. Muitas pessoas usam o MISOGI como uma prática espiritual. Embora exista esse aspecto, isso é apenas uma parte tangencial do quadro geral. 

A verdadeira razão pela qual O-Sensei praticava o MISOGI  não era porque era uma prática místico xintoísta, por qualquer meio. Haviam dois motivos básicos :



  1. Desenvolvia o KOKYU ( poder da respiração) . Lembrando que KO quer dizer respirar para fora e KYU respirar para dentro. A parte marcial ( BUGEI) é importante e tem a ver com esconder a respiração de seu adversário. É um aspecto avançado aiki jiu jitsu
  2. O outro motivo é que enquanto está fazendo FUNAKOGI UNDO, repetindo um mantra, o praticante acabava fazendo desde cedo - e sem se dar conta disso - um exercício de meditação. O-Sensei percebeu que se colocasse um novato ( ou mesmo um intermediário) para meditar, com pouco tempo a pratica se tornaria enfadonha, cansativa mesmo. Mas...realizando FUNAKOGI UNDO, eram treinados o movimento, a respiração e a meditação. 

É Simples...



É Efetivo...

É Genial.


É por isso que eu amo tudo que é relacionado ao AIKI!

Bons Treinos!

Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, Estuda Aikido, Aikijuttsu e Goshin Jitsu
No momento flerta com o Kali Kalasag e acredita que conhecimento nunca é demai
s










1 comentários:

GIOVANNI SAM disse...

Muito esclarecedor Felipe Sam, sou um humilde iniciante e gosto muito da prática do
Funakogi ,aprendi bastante com esse pequeno e proveitoso texto 🙏

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan