domingo, 18 de junho de 2017

HOMENAGEM ESPECIAL: VITAL LINS DE ARAÚJO

Este espaço é reservado para homenagear mestres de qualquer arte marcial ou esporte de combate que - mesmo sem saber- utilizaram os princípios do aikido em suas vidas e nos deram grandes lições.


VITAL LINS DE ARAÚJO




Vital Lins de Araújo é natural de Patos (Paraíba), tem 70 anos, 1,80 de altura e desde os 17 anos mantém o mesmo peso: 88 quilos. Corre dez quilômetros três vezes por semana. Pedala 80 quilômetros duas vezes por semana e ainda acha tempo para praticar natação.

A dedicação do professor Vital aos esportes já é bem conhecida. Nos anos 70 e 80 ele era ídolo da garotada de Patos, justamente pela grande força física e por seu excepcional desempenho esportivo.

Em 1966, aos 19 anos, ao entrar para o Exército, começou a pratica esportiva. Seu talento natural , aliado a sua excepcional compleição física fez com que se  destacasse em vários esportes, tais como o atletismo, as corridas de tiro (curta distancia) e o decatlo militar, ganhando prêmios em todos eles. Entretanto, o judo foi o esporte aonde mais se destacou. Fez parte também das forças especiais do exército se destacando principalmente no tiro de fuzil.

Primeira lição: Se tem que fazer alguma coisa, procure dar  dar o melhor de si.

Quase dez anos depois, tendo dado baixa no exército, o então atleta Vital Lins começou a pratica de vários esportes de combate, tais como : a capoeira, jiu jitsu, o westler ( luta greco romana), o boxe, o catch, o pro wrestler (na época chamado de telecatch) e o vale tudo e o livre americano (  esportes que no futuro seriam conhecidos como MMA). Na época haviam bem menos regras e mesmo assim este legítimo paraibano  se destacou nos ringues como vencedor.

O primeiro troféu da carreira
Ao retornar a Patos, em 1974, implantou, em sua casa, a Academia Judô Clube Patoense, que depois passou a ser chamada de Judô Cultural Patoense. Além disso, ofereceu seus serviços ao Exército e à Polícia Militar, sendo sempre elogiado pelos que o contrataram. E se manteve dando instruções aos militares por 32 anos.

O autor foi aluno de sensei Vital e chegou a acompanhar seu  trabalho nessas corporações. Sempre ficou impressionado pelo nível de conhecimento demonstrado pelo professor, tanto na defesa pessoal quanto no judo esportivo.

Além disso, é formado em Geografia e praticou musculação por cerca de 14 anos. Também foi preparador físico de times de futebol durante décadas. "No futebol torço pelo Esporte de Patos, mas -na minha juventude -ao ver Garrincha jogar, foi impossível não me tornar torcedor do Botafogo"

O que pouca gente sabe é o numero de pessoas que o sensei Vital ajudou dentro e fora dos tatames. Mais de uma vez fui testemunha  de pessoas de pouco poder financeiro que não podiam pagar um fisioterapeuta ou um plano de saúde que vinham até a academia receber as massagens que o professor fazia. De graça! Eu o vi ajudar velhinhos, deficientes físicos e crianças. O material de massagem (óleo) era dele próprio. Nunca cobrou nada por isso.

Segunda lição: Se o Universo lhe dá bençãos de graça... De graça você deve retribuir! 

O Judo Cultural Patoense foi formado há mais de 40 anos e é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos.  O Sensei Vital Lins, é faixa coral em judô (6º dan), e seu currículo é invejável. Entre diversos títulos ostenta : 

  • 18 vezes campeão paraibano de judô
  • 12 vezes campeão do Norte-Nordeste (Brasileiro Zonal)
  • 8 oito vezes campeão pelo 4° Exército
  • Tri-campeão de Judô pelas forças armadas
  • Tricampeão brasileiro de decatlo militar.







O professor Vital Lins, aos 42 anos de idade, quando o autor o conheceu
Do ponto de vista pessoal,  é casado há 33 anos com a senhora Raimunda de Oliveira Araújo (que é faixa amarela em judô). O casal teve três filhos: Victor Ramon, Vital Lins de Araújo Júnior e Vinicius de Oliveira Araújo, todos formados em áreas distintas e, uma curiosidade: todos são professores de judô também. “O judô é um esporte que proporciona equilíbrio físico e mental e hoje é uma marca registrada da família”, disse.

Foram diversos alunos que passaram por sua formação filosófica, pedagógica, marcial e esportiva. Dezenas de troféus e medalhas mostram a qualidade do professor.  Nas palavras do sensei: “Apesar das inúmeras taças e troféus que eu ganhei ao longo da minha carreira a minha alegria maior é saber que muitos alunos meus ganharam títulos importantes pelo Brasil afora. Já perdi a conta do número de atletas que passaram por nossa academia e ganharam competições nacionais e internacionais. Isso para um professor é a maior gratificação”.

Terceira lição: O aluno realiza  aquilo que o professor ensina.

Entretanto, mesmo sendo uma instituição filantrópica, a academia deve ter um mínimo de alunos para conseguir cobrir seus custos e se manter. O Judo Cultural Patoense não é exceção e atualmente corre o risco de fechar, pois o número de alunos caiu muito. O sensei Vital é aposentado, e complementa sua renda com serviços de pintura de placas e medalhas. Entretanto, são visíveis os efeitos da crise financeira que se abateu sobre o país. Não existe o apoio do poder publico a uma instituição que há mais de 40 anos, forma muito mais do que atletas, forma cidadãos de bem. A academia Judô Cultural Patoense, para não fechar, precisa de alunos, e os interessados em praticar esse esporte, pelo telefone 3421- 4115.

Para finalizar, gostaria de dar um depoimento pessoal. Estudei com o sensei Vital Lins durante 5 anos de minha vida. Muito mais do que um professor de artes marciais, chegou a ser um pai, orientando e me preparando para coisas que a faculdade não ensinava e que não eram obrigação dele. Não tenho palavras para agradecer o que me ensinou a não ser que eu deveria ter sido mais esforçado e aprendido muito mais. Tenho a consciência de sei muito pouco, mas que o senhor me ensinou muito! 

Obrigado SENSEI! DOMO ARIGATO GOZAI MASTA!



FELIPE ALBUQUERQUE
Médico Veterinário, tem a consciência de que àquele que te faz o bem
deves honrar com palavras, atos e até pensamentos!


Referência e imagens:
Folha Cultural Patoense 11/06/2017- reportagem de Wandeci Medeiros

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Felipe San pela Belíssima homenagem ao nosso Sensei.
Tbm fui fruto deste investimento, mesmo sendo apenas karateka e não judoka, qtas vezes nos beneficiamos dos ensinamentos, convivência, local de treino, almoços e aconselhamentos dele e de Dona Raimunda.
Fica aqui tbm o meu registro de gratidão!
Oss

Unknown disse...

Parabéns Manuel Felipe, muito justa sua homenagem, assim João Guilherme, Manuel Felipe, eu sou o terceiro discípulo do mestre vital, éramos o trio parada dura,ciço, Manel e João. Todos eternos aprendizes dos ensinamentos do sentei vital, que nos serve de norte até os dias atuais.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan