sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O PSICOPATA : SERÁ QUE EU CONHEÇO UM ? (PARTE II)




Conforme conversamos no artigo anterior ( leia aqui), não é preciso ser um criminoso para ser um psicopata, pois nossa sociedade é capaz de absorver os comportamentos do psicopata, enxergando neles inclusive uma  qualidade. Não é o crime que define o psicopata, mas um comportamento extremamente egoísta aliada a uma total ausência de remorsos. E isso pode acontecer em várias áreas, profissões e situações. Como exemplo de comportamentos  que podem nos deixar com a pulga atrás da orelha, temos:


O Conquistador: 

O cara que todo mundo quer ter ou como amigo ou como amante

Nenhum psicopata tem cura. Don Juan não é exceção


Excessivamente irriquieto, encantador e carismático,  este cara é especialista em farejar sexo.  Relacionamento pra ele é  um jogo  e o orgasmo é o gol. Logo depois que consegue o que quer ele cai fora (talvez até saia do motel assim que gozar). Entenda que não é necessariamente do sexo que ele gosta, é do poder e do controle que o sexo dá. O objetivo é caçar e conquistar,  não importa como. Eis as armas que ele emprega:



  • Tem a fachada do homem ideal: gentil, romântico, cavalheiro e charmoso, mas não passa de um grande mentiroso e manipulador;
  • Dificilmente consegue um relacionamento intimo duradouro. Por isso mesmo tende a ter vários relacionamentos ao mesmo tempo (e trata todas como se fossem a únicas);
  • A vítima perfeita desse cara  
    fica com a cabeça  em parafuso
  • Se for cobrado quando se afasta,  diz que se afastou por "medo de se envolver";
  • Ele prefere o perigo. Entre uma mulher de fácil conquista e outra difícil ou proibida (mulheres comprometidas, muito mais velhas ou muito mais novas, etc)...ele prefere a segunda;
  • Só reaparece quando sente necessidade de reafirmar que ainda tem poderes sob aquela conquista.





O Malandro: 

O cara que finge não ter desconfiômetro


Essa daí só quer se dar bem e mais nada.
Não tem medo do dia seguinte

Cínico, egoísta, preguiçoso e trambiqueiro,  ele só pensa em gozar a vida. Ele fez sujeira? Os outros que limpem! Tá devendo? É só arranjar um trouxa pra pagar a conta. Esse parasita adora acordar tarde e viver permanentemente em férias. E os outros que se danem (e a culpa nunca é do "coitadinho")!

Todo mundo já entrou em roubada por causa desse egoísta. Com um agrado nos lábios e uma rosa na mão, o(a) encostado(a)  é extremamente popular.  Gigolôs, malandros, periguetes e marias chuteiras se enquadram bem nesse perfil.

Quem, eu? Não está vendo que é uma mal entendido?
Não tem medo de tiro, de ameaça, de mulher na TPM, muito menos de marido bravo.  Se for pego na cena do crime, transando com a mulher do sujeito, enquanto ele estiver usando meias, ainda conseguirá convencer o chifrudo mais enfurecido que estava consertando o chuveiro e para isso precisava estar nu. E pior, será convincente. Na verdade... muito convincente.

Quando está no bar, o porra-louca aproveita do  bom da mesa (a cerveja, a batata frita e a coxinha), mas desconhece (ou finge desconhecer) a hora de pagar a conta. 

Se esse cínico encontrar alguém (mulher, marido, pai, mãe, parente) que se apaixone por ele, a pessoa tá ferrada. Condoída pela situação do "pobre coitado", a vítima vai hospedar o malandro em casa. Como uma sanguessuga, ele irá sorver cada coisa que puder com um sorriso no rosto, e quando for embora, deixará a pessoa atormentada, falida e muitas vezes, endividada.



O Invocado 


Esse cara acha que só tem dois tipos de pessoas: amigo ou inimigo. 
E não alivia a barra pra ninguém!



Esse é fácil de identificar: é o cara que  não leva desaforo pra casa nem que lhe paguem. Se alguém foi folgado e fechou com ele no transito, ele vai colocar a pessoa no seu devido lugar. Se encontrar com um engraçadinho, ele vai mostrar quem é que manda no galinheiro. Na dúvida, o esquentadinho da turma tá sempre metendo a mão na cara de alguém, seja homem ou mulher. E não vê problema nisso.


Não adianta querer separar. 
O sujeito sempre arranja um jeito de brigar
Sem perceber, está sempre procurando um meio de arranjar encrenca.  A favor do porte de arma, explode com facilidade. Se pudesse, seria da polícia ou do crime organizado. De alguma forma, gosta de se envolver com coisas ligadas ao Direito, seja para corromper ou exercer o poder.

Numa coisa ele é muito bom: identificar riscos e perigos físicos antes de todos. O problema é que - enquanto os outros correm do problema - esse cara quer se manter próximo da "confusão" - seja para agredir ou para atacar em nome da suposta proteção de si mesmo ou daqueles à sua volta.

O Golpista : o vendedor de sonhos


Ele não lhe pede dinheiro emprestado. 
Ele te convence a querer dar toda a grana pra ele.


É um malandro mais estilizado e preparado. Bancos, cofres e mulheres não possuem segredos diante de seu dom. Este 171 tá sempre pronto pra surrupiar um objeto, um posto, um cargo ou uma pessoa. Compulsivo, dissimulado e mentiroso, é especialista em dar nó em pingo d'água e criar confiança . Se for preciso, ele chora ou ri para se livrar de alguma encrenca. O negócio é se dar bem na vida . 

Ele consegue enganar qualquer um, principalmente se a vítima for do tipo certinho(a). Sabe criar confiança, gerar ilusões e evocar ambições que seus alvos até então desconheciam. Se a vítima for do tipo certinho, então...



O serial killer


Tá com pena? Com essa cara de besta, Gary Ridgway matou 49 prostitutas.
Também era conhecido como o Assassino de Green River


Frio, calculista e meticuloso, esse é o tipo mais perigoso de psicopatas, os criminosos em série: pedófilos, estupradores, assassinos ocasionais e os serial killers. É o cara que não sente culpa por nada. Apenas aperta o botão do dane-se e sai fazendo o que dá na telha. 

O nome desse cara é liberdade radical ( mas só pra ele) e se alguém se interpõe no seu caminho (seja pra conhecer uma pessoa ou conseguir um lugar na fileira do teatro) está pondo sua integridade em risco. Como ele é incapacitado de se colocar no lugar dos outros ou ter compaixão, costuma ter grande dificuldade de se adaptar ao convívio social. Para não chamar a atenção, desde cedo desenvolve  a técnica de copiar os comportamentos dos outros e reagir de forma mais automática.

Como todo bom calculista, usa várias máscaras: pode ser o bonzinho, o bobão, o conquistador, o príncipe encantado. Mas só um sujeito sabe suas verdadeiras intenções e gostos: ele próprio! Sua sede de poder e alívio da ansiedade normalmente só é saciada com a morte de alguém. Não entre no caminho dele!

Não perca tempo! Fuja desse cara!


É só isso? 

Não. como falei, não é fácil. Existem malandros, invocados e conquistadores que são um pé no saco...mas não tem psicopatia.

Err... então, como diferenciar um "conquistador/malandro/invocado normal" de um psicopata?

A frequência e a consistência das ações, bem como os danos provenientes, são as variáveis centrais nessa resposta.

Se a pessoa exibe algum dos comportamentos explicados com alta frequência (entre diária e semanal) e regularidade ao longo do tempo (três ou mais meses), perigo. Se ainda tais ações tendem a gerar prejuízos materiais, emocionais e/ou sociais observáveis em, digamos, duas ou mais pessoas, acenda o alerta vermelho.

Você pode estar diante de um psicopata. Um em cada cem de nós, é.

Vendedores, seguranças, advogados, lutadores, cirurgiões, políticos, marqueteiros, executivos de alto nível... Praticamente qualquer cargo que exija traços persuasivos, dominadores, impositivos pode acomodar um psicopata. Óbvio, isso não seria exclusividade das profissões citadas. São meros exemplos.

A maldade é uma questão de contexto, acessível a todos nós. Não se engane, você já cometeu atos deliberadamente maus, ruins, prejudiciais e causadores de infelicidade ao longo da vida. E, mesmo com certa dificuldade em admitir, gostou disso.

Porém, nem tudo é cinza. Apesar do que possa parecer, vivemos em tempos cada vez mais civilizados.

Não saímos na esquina para matar um desafeto no almoço . E, em grupos, mesmos indivíduos desviantes tornam-se aptos a viver uma vida plena, cultivando relações minimamente estáveis e funcionais. Por exemplo, um serial killer pode redirecionar seu desejo de retalhar alguém e se tornar um excelente cirurgião ou um ótimo médico legista.

Mesmo os supostos normais têm muito a aprender com aqueles que condenam. Boas doses de leveza, jogo de cintura e capacidade de lutar sem medo ou pudor por aquilo que desejamos são habilidades essenciais em nossas trajetórias.

Afinal,  um pouquinho de psicopatia do bem em nosso cotidiano tem seu espaço, não acha?

***

Imagens e Referências:
https://www.instantcheckmate.com/crimewire/post/7-creepy-serial-killer-gifs-will-keep-night/
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_don_Juan
https://hips.hearstapps.com/hips/quizatio/images/1465835705_zayn3.gif?crop=223:223;4,0&resize=223:223
https://hatandapron.files.wordpress.com/2015/08/charlie-brigc3a3o.gif
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZjuMEQIACTqQWX7Wd3Y1hUyu1_FFRiGzjsSTLVDAHJbQDTpeZTNsn62FOiUreDMyRG_NRun1HiTp8qmFwW2-HIjgXrtI_qrC8SkhwnJ6BICekHaR9ZKuljKLd0xuzQkgXfjxeF8KE/s640/scrapeenet_glitterizer_20130827203854r7mPmc.gif
http://i.perezhilton.com/wp-content/uploads/2016/07/kendall-jenner-modeling-runway-cameras.gif
https://abrilexame.files.wordpress.com/2016/09/size_960_16_9_corrupcao14.jpg?quality=70&strip=info&w=680&h=453&crop=1
https://stellaflorence.com/2016/10/08/o-psicopata-nosso-de-cada-dia-por-stella-florence/
http://2.bp.blogspot.com/-APwd31KBrvw/T4l8eqYf4II/AAAAAAAAofw/BqFl4z_o4GU/s1600/cINKi.gif
http://images.virgula.uol.com.br/2016/01/RswyY.gif
http://www.gifs.blog.br/imagens/gifs-gifs-namorados-1.gif

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan