quinta-feira, 3 de agosto de 2017

POSTURA: ENFRENTANDO PROBLEMAS E DRAGÕES


Qual a melhor forma de enfrentar esse problema? 


Os gramáticos que me desculpem mas… Problema é problema! Não importa se pessoal, profissional, emocional ou financeiro… Problema é problema! Demanda energia, às vezes tira o sono, a calma, a sobriedade e às vezes cresce como uma bola de neve. Tem que ser resolvido!

Existem basicamente 3 formas de resolver problemas:

  1. Hard Work (trabalho duro, trabalho pesado);

  2. Smart Work ( trabalho inteligente); e

  3. Sacrificar virgens

O trabalho duro se assemelha a um lenhador com seu machado: gasta uma quantidade enorme de energia (é exaustivo), exige muito do corpo, pouco da mente e consome muito tempo pra dar algum resultado. E você não tem certeza se conseguiu ou se conseguirá o efeito desejado. O maior exemplo disso é a forma como somos educados: faça seu trabalho, dê duro e um dia será recompensado por isso. Essa turma se sacrifica, mas por um objetivo claro. E talvez consiga algum resultado. Se um dragão cuspidor de fogo invadir uma vila, esse cara vai juntar uma turma para enfrentá-lo. Muitos dessa turma vão morrer ou ficar mutilados, mas é bem possível que consigam matar o monstro.

Já o trabalho inteligente se parece com um arqueiro: é bem preparado, preciso, gasta pouca energia, se adapta bem às mudanças, entende bem o sistema, é criativo e normalmente tem bons resultados. Se a vila dele for atacada pelo dragão, ele vai estudar a fera, subir numa árvore e - de uma distância bem segura – disparar uma flecha certeira nos pontos vulneráveis da fera. Menos esforço, menos danos, menos riscos e com uma recompensa maior.




Os que sacrificam virgens são aqueles optam por se martirizar, mas sem nenhum resultado prático que ajude a resolver a situação. Essa categoria, talvez por sentimento de culpa, talvez por se sentir perdida ou quem sabe mesmo por uma questão de fé, acredita que se um problema existe, o melhor é fugir e se autoflagelar, num processo de auto sabotagem. Se o dragão cuspidor de fogo atacar a vila dele, o rapaz vai oferecer uma virgem ao bicho. Nesse processo, ele privou pais do convívio com sua filha, impediu-a de ter uma vida normal e no outro dia...o dragão ainda vai estar lá, faminto novamente e ansioso por devorar outra virgem. Talvez até não se contente só com uma virgem, queira duas. Talvez três. E aí? Adiantou?

Nem todo mundo pode fazer smart work. Talvez não tenha as armas, os meios ou preparo necessário para realizar a tarefa. Aí o jeito é apelar pro hard work mesmo. Mas pensar que sacrificar uma virgem vai resolver o problema...



HARD WORK IS SMART WORK!

Aracaju, 03/08/2017.

Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, artista marcial e brigadista de incendio.


IMAGENS:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan