Paulus Tertius - Dojo Cho do Massaki Dojo

O 1º faixa preta internacional de Steven Seagal


Paulus Tertius
Paulus Tertius Omena Bomfim de Lima iniciou sua prática no Aikido no final da década de 80 com o professor Carlos Humberto Barboza Gomes – introdutor do aikido em Alagoas – tendo participado da primeira turma quando o prof. Carlos ainda estava afiliado ao Sensei Wagner Bull (6º dan) do Instituto Takemussu. Sensei Carlos o considera seu aluno mais técnico.


Na época não havia muitos grupos de aikido no Brasil e o grupo formado por sensei Carlos, com o apoio do sensei Wagner Bull foi o pioneiro. Com a decisão de sensei Carlos de não se profissionalizar, o desenvolvimento .do aikido ficou a cargo de seus alunos, estando entre eles sensei Paulus. Foi concedida uma autorização especial em 1996 para o sensei Paulus lecionar, mesmo sem ter a faixa preta. Em setembro de 1997, o sensei Wagner, examinando-o na sede do Instituto Takemussu , em São Paulo, lhe conferiu o título de shodan (1º Dan).

 O sensei Paulus Tertius já praticou com mestres :
• Yoshimitsu Yamada (8º Dan), aluno do fundador e responsável por um importante segmento do aikido nos EUA;
• Noboyushi Tamura (8º Dan), Radicado em Paris, um dos ukes ( auxiliares direto) do fundador do aikido;
• Donovan Waite (6º Dan), considerado por muitos um dos melhores especialistas em ukemis do mundo. Sensei Paulus foi o responsável direto pela primeira vinda deste professor ao nordeste do Brasil, em setembro de 1997;
• Severino Sales (6º Dan) um dos maiores expoentes do aikido nacional, vindo pela primeira vez a Alagoas em setembro de 1997, acompanhando sensei Donovan.

O primeiro contato com o aikido de Steven Seagal foi durante o primeiro seminário no Brasil – na cidade de Curitiba (PR)- do Sensei Larry Reynosa, na época 5º Dan e homem de confiança e mais importante aluno de Steven Seagal. Logo depois, ao participar do seminário internacional de aikido na França e de um treinamento intensivo de 30 dias com o sensei Larry na California (EUA), sensei Paulus decidiu: não havia como voltar ao aikido que conhecia.

Em julho de 1999 passou a representar ( condicionalmente) o Shihan Steven Seagal (7º Dan) no Brasil e na América do Sul. Neste mesmo mês, sensei Seagal autorizou o sensei Larry a fundar o Tenshin Aikido Association ( TAA).

Em julho de 2000, Seagal sensei envia a Maceió o sensei Reynosa para um seminário com a participação de vários estados do nordeste. A produção ficou a cargo do sensei Paulus Tertius.

Massaki Dojo no seminário de 2010 de Larry Reynosa
Em 18 maio de 2001, em Los Angeles (EUA), o sensei Paulus foi aprovado num exame de faixa preta na casa de Seagal Sensei em Malibu. A partir desse momento, passou a ser o primeiro e, até o presente momento, único faixa preta não americano e não japonês de Steven Seagal, desde que ele retornou do Japão, em 1983. Maceió ocupou uma escala global como a primeira cidade do mundo a operar um Dojo oficial de Seagal Sensei fora do Japão e EUA.

Quando sensei Larry tomou sua decisão de fundar o MAK, sensei Paulus (2º Dan) confirmou sua fidelidade ao mesmo e seu dojo teve o nome mudado para Massaki (espírito verdadeiro) . O sensei Paulus além de seu dojo central em Maceió, comanda ainda unidades em Arapiraca e Aracaju.



 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan