domingo, 1 de janeiro de 2012

SYSTEMA







O Systema , também chamado de AMR ( arte marcial russa) é uma arte marcial oriunda das forças armadas  russas que começou a ganhar visibilidade mundial com o fim do comunismo. Inicialmente focada na preparação rápida e eficiente de um soldado para encarar os rigores da guerra, a versão que hoje é apresentada ao mundo é de uma disciplina que ensina técnicas marciais versáteis, práticas e instintivas. O Systema visa neutralizar um adversário, solucionando dessa forma um eventual conflito.


Os praticantes desta arte marcial só evoluem quando melhoram a sua autoconsciência e para conseguirem é fundamental o domínio das 4 técnicas que são pilares do treinamento: respiração, relaxamento, movimentação e postura . O Systema também defende o princípio da segurança individual e coletiva, acreditando que a prática conduz a uma melhoria da saúde e das condições de vida.

O número de técnicas é pequeno, afinal, não se pode perder muito tempo na formação de um soldado. Além disso, paralelo ao treinamento técnico, há um pesado condicionamento físico, como mergulhos em águas geladas, por exemplo.

A história 
Nascido na Rússia, em pleno século X, frutos da síntese entre os métodos de combate autóctones russos e métodos e armamentos de seus invasores. As batalhas decorriam em terrenos acidentados durante os rigores extremos das estações russas. Como conseqüência destes fatores, os russos adquiriram um estilo guerreiro que combinava o espírito forte com táticas extremamente inovadoras e eficazes – isto é o Systema. O seu estilo era natural e livre e não existia nenhuma regra à exceção da moral que regulasse a sua ação.

No ano de 1917, os comunistas tomaram o poder na Rússia e suprimiram diversas tradições nacionais. Entretanto, o Systema foi preservado, com o objetivo de auxiliar a formação de soldados da Spetsnaz, uma força militar de elite.

Mikhail Riabko

Atualmente o principal divulgador da AMR no mundo é o russo Mikhail Riabko e seu aluno Vasiliev ( atualmente residindo no Canadá).

Novos rumos
Com a abertura (parcial ou não) do método ao grande público, surgiu a necessidade de dar um embasamento filosófico ao Systema. O Systema apresenta um conjunto completo de conceitos e componentes de treino que melhoram a vida de um praticante. Nesta disciplina, a procura e a aquisição de habilidades e truques marciais é uma maneira de melhorar o sistema fisiológico e o aspeto psicológico e espiritual do ser humano.

Assim, o Systema começou a se voltar para o Cristianismo ortodoxo. Esta religião acredita que tudo o que acontece na vida, surge por uma razão e esta cria as melhores condições para que uma pessoa se conheça a si próprio. Neste sentido, uma das frases de Mikhail Ryabko (Coronel militar russo e instrutor certificado) para os seus alunos é: “seja uma boa pessoa e tudo o mais virá a você” e o Systema ajuda a escolher e a seguir esse caminho.

Características
Muitas pessoas quando veem uma demonstração de Systema, ficam impressionadas com a semelhança com o exercício de aikido chado ki-no –nagare (fluidez de ki). Aliás, Stanley Pranin - ao introduzir o Systema na Aiki Expo 2003 – disse que “viu mais aiki no systema que em muitos dojos de aikido”.

Não existem competições, nem faixas e a única distinção que se faz é para com os instrutores certificados. O treino é realizado em pé ou no solo e inclui armas (facas, armas de fogo, bastões, correntes, entre outros) e objetos comuns, como cadeiras, mesas e bancos. Não existe a preocupação de memorizar técnicas, pois o seu objetivo principal passa por “ensinar o corpo a pensar” e obrigar os seus praticantes a desenvolverem suas habilidades inatas que lhes permitam libertar-se de qualquer situação real de perigo.

Vladmir Vasilev

A certificação de instrutor do Systema ocorre apenas após estágios com os instrutores Mikhail  Ryabko (residente na Rússia e ministrante de seminários pela Europa e outros continentes) e Vladmir Vasilev ( atualmente no Canadá). No Brasil, a AMR foi oficialmente introduzida por Nelson Wagner (que também é professor de Aikido) e o Guilherme “Gafa” Stamato (instrutor de Wu Shu e Taichichuan).


Manoel Felipe M de Albuquerque
Revisado por Dagmar Gonçalves da Costa e Grazielle Matos


Veja também:
Systema - a Arte Marcial Russa 
Kettlebell

2 comentários:

Outsiders disse...

Quando falamos sobre artes marciais, logo nos vem a cabeça a imagem de algum oriental, ou até mesmo um samurai, estas imagem são reforçadas em nosso País a mais de 100 anos com o início da imigração japonesa e também com os filmes do Bruce Lee, que abriram as portas para um estilo que faz sucesso até os dias de hoje. Porém quando eu falo sobre arte marcial russa, aparece um olhar quase desconfiado nas pessoas. Dos mais informados ouço: “isso não é Krav Magá (sistema de defesa pessoal desenvolvido em Israel)?”

Eu olho de volta e com um sorriso digo: Não, nossa arte marcial tem 1000 anos ou mais. Aí sim as pessoas me olham incrédulas, como assim?

Todos nós crescemos ouvindo histórias sobre cavaleiros medievais, como Lancelote, Rei Artur, e dos grandes guerreiros gregos, heróis que até hoje fazem sucesso no cinema, como Romanos, Espartanos, entre tantos outros.

O que aconteceu com as artes de combate, suas técnicas e armas?

Desapareceram? Não exatamente. A Rússia é um País muito grande e está no meio do Oriente e do Ocidente. Durante séculos foi invadida e repeliu invasores em todas as suas fronteiras, suas histórias começam com os vikings e o povo das estepes.

Os mongóis, chineses, turcos otomanos, alemães, suecos entre outros povos estiveram em guerra com os russos e estes, por sua vez, tiveram que se adaptar para combatê-los, pois cada um trazia técnicas, táticas de combate e armas distintas. Isso fez com que os eslavos criassem uma técnica de combate eficiente e versátil em qualquer ambiente contra adversário.

O Systema, desta forma, tem sua história nas tradições marciais russas e nas práticas cristãs ortodoxas. Nasceu como um meio para auto-defesa necessários para a liberdade e o amor à nação, a arte de combate foi aperfeiçoada pelos príncipes militares (conhecidos também como os cavaleiros boyardos) e se forjou nas Batalhas do Gelo (contra os Cavaleiros Teutônicos em 1242) e na Batalha de Kulikovo (em 1380 contra os Tártaros e Mongóis ).

Em nossa arte a união de três componentes criam um verdadeiro guerreiro – habilidade de combate, espírito forte e corpo saudável. A habilidade de combate inclui movimentos que são poderosos, precisos, espontâneos e sutis. No Systema o espírito ou estado psicológico tem que ser calmo, livre da raiva, irritação, medo, auto-piedade, ilusão e orgulho. O corpo tem de estar livre de tensão, ter resistência, flexibilidade, movimentos econômicos e eficazes.

O Systema procura fortalecer e desenvolver os seguintes aspectos:

●Espiritual – o desenvolvimento espiritual do praticante, a formação de valores e objetivos de sua vida;

● Psicológico – desenvolvimento e consolidação da psique;

● Físico – desenvolvimento do corpo e suas habilidades;

● Saúde – a melhoria da saúde do praticante ;

●Otimização – obtenção de melhores resultados em qualquer atividade, inclusive profissional;

● Social – facilitar a adaptação às diversas condições sociais e também, lidar com condições sociais adversas.

Neste caso, adquirir a habilidade de arte marcial é uma forma de melhorar a função de todos os sistemas fisiológicos do corpo e todos os três níveis de habilidades humanas, o físico, o psicológico e o espiritual.

Um dos princípios na prática do Systema, é a não-destruição. O objetivo é ter certeza de que seu treinamento e suas atitudes não causam nenhum dano ao seu corpo, a sua psique ou de seus parceiros.

Como as raízes do Systema estão na fé cristã ortodoxa russa, a crença é de que tudo que nos acontece, bom ou mau, tem apenas um propósito final. Isso é, para criar as melhores condições possíveis para que cada pessoa consiga entender a si mesmo

O Systema tem como princípio : “poznai sebia” ou “conhecer a si mesmo”. O que isso realmente significa, compreender a si mesmo? Não é suficiente saber quais são os seus pontos fortes e fracos. Com o treinamento você poderá ver a extensão de nossas limitações – para ver quão orgulhosos e fracos nós realmente somos. Isso nos permite desenvolver a verdadeira força de espírito que vem da humildade e da clareza em ver o propósito de nossas vidas.

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Grato por sua contribuição, prezado Daylight Ends. Vc treina com qual professor?

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan