terça-feira, 1 de maio de 2012

A RAPOSA, O GATO E A LEI DE HICK

"Uma raposa estava se gabando para um gato dos mecanismos inteligente que usava para escapar  de seus inimigos. "Eu domino diversas artes e tenho uma mala cheia de truques para confundir meus inimigos".  "eu tenho apenas um "- respondeu o gato - "Mas eu geralmente consigo me dar bem com ele". Naquele exato momento, eles ouviam os uivos de uma matilha próxima, formada por poderosos cães de caça vindo em sua direção. O gato logo pulou para cima de uma árvore . "Esse é o meu método" disse o felino. "O que você vai fazer?". A raposa, de início pensou numa maneira de fugir, depois teve outra idéia e , enquanto isso, a matilha se aproximava mais. Por fim, a raposa, em estado de confusão mental, foi capturada pelos cães e morta. O gato, que observava tudo do alto da árvore, disse : "Melhor dominar profundamente uma única técnica eficaz que conhecer superficialmente uma centena de formas"
(Esopo)

A fábula do velho escravo grego Esopo ilustra bem a chamada Lei de Hick, desenvolvida a partir de 1950. este princípio não tem a pretensão de ser imutável e este autor já presenciou inúmeras situações em que é a Lei de Hick é realmente mal interpretada. Basicamente, ela afirma que, quanto mais escolhas você tem para realizar uma tarefa mais tempo leva para escolher uma delas e cumpri-la. Portanto, se treinou 10 técnicas diferentes contra um chute frontal, existe uma certa possibilidade de ser atingido antes que selecione uma técnica para se defender. É melhor aprender bem 1 ou 2 técnicas que funcionem para a maioria dos chutes. Assim, quando o golpe é desferido. nossa resposta é bem mais rápida.
Quando se deseja avançar no caminho das artes marciais, deve-se manter o foco desejado. Se a intenção é obter a maestria, é importante ter um bom arsenal técnico. Entretando, se objetivo é  especificamente de defesa pessoal ,  é importante selecionar  aquilo que mais se adapta ao seu biotipo. Não me parece uma boa escolha tentar ensinar chutes na altura da cabeça  e saltos mortais a uma pessoa com mais de 50 anos. Basta que aprenda os chutes básicos ( frontal, circular e lateral). Da mesma forma, com a idade a força e a velocidade diminui, mas a precisão - uma vez aprendida - se mantém por muito tempo. Quando se trata de ensinar quem tem mais de 40 anos, é melhor dar prioridade para técnicas que se baseiem em controle e precisão .  Quem é pequeno e não tem tanta velocidade deve aprender métodos que o mantenham próximo ao corpo do oponente. E por aí vai...

Em outras palavras... a eficiência se baseia na simplicidade.






Manoel FELIPE Mesquita de Albuquerque
Valoriza os bons amigos, a disciplina, o bom humor e o trabalho focado e inteligente. Tem pouca tolerância para a maldade e a arrogância.



Imagens: Igor Shpilenok em uma mala pelo mundo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan