quarta-feira, 30 de maio de 2012

Steven Seagal: Insight on Aikido

Pesquisando na net achei uma entrevista antiga do shihan Steven Seagal , criador do estilo Ten chin Bugei Gakuan. Na verdade, a entrevista, foi publicada originalmente na "Off the Math" , (boletim informativo do estilo do sensei Seagal) em 2 partes, começando no outono de 1990 e terminando no outono de 1991. O texto original pode ser conferido no Steven Seagal's Discipline e mostra um pouco do aikidoka Steven Seagal e em que se baseia o estilo que criou.. Espero que sejam compreensivos com a minha tentativa de tradução.





Insight on Aikido
(Por Dentro do Aikido)



PERGUNTA: Com que mestres você estudou Aikido?
STEVEN: Eu comecei no karate, e fui em busca de um professor que pudesse ensinar-me os aspectos místicos das artes marciais. As pessoas com quem estudei no karate não podiam me dar isso. Achei o Aikido e pude ler alguns dos discursos de O'Sensei e inclusive o vi pessoalmente.

PERGUNTA: Com quem Mestres você estudou Aikido?
STEVEN: Ainda quando jovem, eu estava dentro e fora do Japão pude ver Tohei Sensei quando ele ainda estava com o Hombu Dojo. Eu estudei com diversos professores que você não conhece e outros que você nunca ouviu falar, desde Isoyama Sensei até Abe Sensei. E mais um grupo de pessoas cuja maioria já faleceu.

PERGUNTA: Já houve um momento crítico durante o seu treinamento onde você fez uma mudança radical?
STEVEN: Sim, durante seis anos, eu praticava cerca de oito horas por dia, o que é muito, mesmo no Japão. Eu estava batendo com a cabeça contra a parede e não estava fazendo nenhum progresso. Eu queria transcender os aspectos físicos do Aikido. Eu estava tentando fazer algumas das coisas que O-Sensei estava fazendo, mas eu estava chegando a lugar nenhum, porque eu estava tentando. Finalmente, um dia, eu saí em Kameoka, na província de Ayabe e comecei a treinar com alguns dos professores que tinham uma mística como O-Sensei, e comecei a passar a dedicar mais tempo para os aspectos místicos de Aikido. Eu experimentei dramáticas e tremendas mudanças em minha técnica, nos primeiros seis meses.

PERGUNTA: Por que mais alunos de O-Sensei não foram procurar os aspectos místicos da técnica? Isso era menos interessante ou importante?
STEVEN:
O-Sensei falava num dialeto chamado Tanabe. Existe nas montanhas do campo, e é uma linguagem realmente difícil de entender. Gostaria de falar com os outros caras e perguntar o que ele estava dizendo. Eles diriam: "ah, ele está falando sobre Deus e religião e essa porcaria, esquece isso e volte aprender a lutar." Essa foi a atitude. No entanto, quando eu subi e estudei com alguns dos mesmos sacerdotes que ensinavam O'Sensei, eu comecei a entender o Aikido pela primeira vez na minha vida. Porque Aikido é mais do que waza (técnica ).

PERGUNTA: Eu tenho ouvido muito sobre o aikido linha-dura e o aikido linha soft, você pode falar qual é a diferença?
STEVEN: O-Sensei sempre falava sobre Go-ju-ryu, o círculo, o quadrado e o triângulo. Aikido tem que ter todas essas linhas juntas. Os movimentos básicos são quadrados, muito quadrado. Quando você chegar ao nível intermediário, o quadrado está sempre lá, mas que você vê um monte de triângulo. Quando você chegar em um nível avançado que você vê grande parte de círculo. Mas o quadrado está sempre lá.

PERGUNTA: Você já usou Kiai em suas técnicas? Eu não acho que eu já ouvi você fazendo isso.
STEVEN: Você não vai querer. O Kiai é muito eficaz e quando você faz corretamente, você vai paralisar o seu adversário.

PERGUNTA: Existe uma posição correta para começar?
STEVEN: Quando alguém aparece e eles vão fazer alguma coisa, você está como sempre é confortável e você faz o que você tem que fazer. A idéia é se eu estou com à esquerda à frente, e alguém vem a mim, ele provavelmente não virá para mim com a direita à frente, porque seu rosto esta indo a frente do punho. No entanto, nunca se sabe, a idéia na rua é se esvaziar e deixa-lo atacar.

PERGUNTA: Em termos de técnica, qual você diria que é a mais importante?
STEVEN: Eu diria que "irimi" é a mais importante.

Irimi Nague


PERGUNTA: No Aikido existe apenas a prática da luta ou se treina situações de vida e morte?
STEVEN: A diferença entre uma luta real e com sparring no tatame é a diferença entre a natação no mar e nadar no tatame.

PERGUNTA: É uma técnica baseada em alguém avançar totalmente o peso corporal em sua direção ?
STEVEN: Sim. Nas técnicas básicas. Mas no Aikido avançado isso não importa.

PERGUNTA: Nem mesmo num soco dado como um boxeador costuma socar?
STEVEN: Nem um pouco. Não importa se eles ficam, ou se correm de mim, se eles fazem polichinelos, eu acho que tenho de encerrar uma situação ou neutraliza-la. Eu estou indo parar atrás de você. Isso é Aikido avançado. Eu não preciso de você para me mover. Você pode me socar, você pode fazer o que quiser.

PERGUNTA: Como pode um aluno com deficiência se envolver com as artes marciais?
STEVEN: Isso dependeria do quão comprometidos (nos movimentos) ele são e do tipo de deficiência. Se você tiver a movimentação de suas mãos e seus braços, então você pode fazer Aikido tanto quanto eu posso. O conceito é que alguém deve vir para você. Uma vez que eles vêm para você, os movimentos das mãos, os movimentos do tronco, e tudo o resto são os mesmos. De muitas maneiras você pode se tornar um bom praticante de Aikido. Eu sei que durante o tempo que eu me machuquei seriamente, eu desenvolvi minha técnica corretamente foi porque eu não conseguia me mexer.

PERGUNTA: As pessoas que tem 55 ou 65 anos de idade podem praticar Aikido?
STEVEN: Eu tive alunos que com seus 70 anos iam de trem treinar no Japão, e aqui treinam pessoas com 60 e 70 anos .

PERGUNTA: Qual é a relação entre o Aikido e Budo?
STEVEN: Eles são os mesmos.

PERGUNTA: Existe alguma confusão, porque no Aikido existe uma vasta gama de atitudes, indo desde uma arte marcial muito suave para uma arte marcial que pode matar.
STEVEN: Eu acho que essas são confusões bobas. Acho que o Bugei, se você olhar, Budo, se você olhar para a caligrafia chinesa e original, você vai desmistificar isso, que significa parar a guerra, parar braços.. Então, é um Budoka é um Heihoka, um guerreiro da paz, ou um homem de paz. Você precisa ser forte o suficiente para acabar com a guerra, você verá o que estou dizendo, porque se você é fraco e não poder acabar com a guerra, você começa a guerrear. Você entendeu? E Budo tem que yin e yang, ela tem que Tate to yoko no ito, izu no mitama to mizu no mitama Trata-se de todos os termos Shinto. Yoko no Ito significa lua, feminina, a água, o amor, o poder do perdão, o poder do amor. Tate no ito significa sol, termos masculino, falamos sobre o fogo, nós falamos sobre o poder de decisão. Esse é o momento em que você não perdoar, que é o poder do corte. Esses dois elementos têm de viver em nós em harmonia perfeita ou você está fora de equilíbrio, e que é o assassinato de sua essência do Budo também. Você tem que ter a habilidade e a capacidade de decidir tomar decisões, para cortar, para matar e, ao mesmo tempo, você tem que ter a capacidade de amar, de perdoar, de ser compreensivo. E esses têm que trabalhar juntos, mas Budo é todas essas coisas e Aikido, é uma das milhões de artes marciais sob o guarda chuva do grande Budo, você entende?

PERGUNTA: O que podemos nós, como estudantes de Aikido, fazer para melhorar a situação política do Aikido?
STEVEN: Infelizmente, muitos dos professores de Aikido estão mais preocupados com quem é melhor do que quem; e quem tem mais estudantes. Estou errado? No Aikido não importa quem é melhor. Não importa quem está certo e quem está errado, ou que tenha como muitos estudantes, ou cujo pai é maior do que outro. Quem se importa? Nada disso importa, não tem nada a ver com Aikido. O que importa é que todos nós tentamos ajudar uns aos outros para melhorar a nós mesmos como seres humanos. Seja qual for o estilo que vem até nós, todos são bem-vindos; ninguém é melhor do que ninguém. Concentre-se na filosofia e os aspectos espirituais do Aikido, em vez de quem está ligado a quem.

PERGUNTA: Você poderia descrever o seu processo de concentração em alguém, quando você se prepara para aplicar as técnicas? Parece que você está passando por um processo muito específico de concentração.
STEVEN: É um ciclo. Quando estou ensinando, é apenas a posição dos corpos dos oponentes e minha posição. Quando for pra valer, você tem que recolher-se e começar a culminar energia. Você vai defini-los, pegue seu "ki", você pega-los de uma forma que quando estiverem saindo, voltem pra você. Quando eles vêm para você, você faz o que quiser fazer, é como um relâmpago. Onisaburo, que, como sabem, foi professor espiritual de O-sensei, escreveu o Kaminari ku Kanji que significa "Budo é um relâmpago." O ponto culminante de electricidade e de energia entre o céu e a terra, que é realmente o que Bugei (artes marciais) é.

PERGUNTA: Como deve ser a preparação de uke para isso?
STEVEN: O uke não deve ser pensando em se preparar para fazer alguma coisa, nem pensar em fazer sua ukemi. Ele só deve estar pensando em atacar. Em estágios avançados você nem pensa em atacar, você ataca apenas.


PERGUNTA: Você poderia me dar a sua interpretação de Musubi?
STEVEN: Algo reúne-se para se tornar um, é muito simples.

PERGUNTA: Como a relação entre uke e nage?
STEVEN: Pode ser, eu posso dizer Musubi em 15 milhões de maneiras, é como tomar a palavra casamento em Inglês. Musu significa tornar-se um a reunir.

PERGUNTA: E a sua experiência com O-Sensei?
STEVEN: Eu tenho muito pouca experiência com O-Sensei. Eu era capaz de vê-lo várias vezes. Eu vi ele falar. Eu estava muito próximo de seus mestres espirituais, e eu ainda sou. Eu acho que era a única pessoa branca que sempre seguiu exatamente os passos de O-Sensei em termos de seu treinamento místico. Eu me tornei um sacerdote da O'moto Kyo e passei por toda a formação, e de todo o processo estético como o que O-Sensei, recebeu em seu treinamento. Eu realmente nunca o conheci. Não cheguei a praticar com ele sobre o tatame, ou fui arremessado por ele, ou qualquer outra coisa.

PERGUNTA: Eu li em um artigo que kenjutsu é uma parte da sua vida?
STEVEN: Bem, para mim, Aikido e Kenjutsu é a mesma coisa. Se você viu a minha técnica, eu estou sempre cortando. Hoje nós fizemos alguns golpes de isto e aquilo, mas quando você me vê, você vai ver que eu estou sempre cortando com os pés e as mãos; tesabaki, ashisabaki. As mãos e os pés são todos os ângulos do kenjutsu.


PERGUNTA: Me parece que o seu Aikido é muito pragmático, orientado para um estilo de rua; diferente de outros estilos de Aikido que não são tão pragmáticos como o seu estilo. Eu queria saber se você, em algum momento explorou outro caminho no Aikido?
STEVEN: A técnica física do Aikido no nível que eu estou ensinando nada tem a ver com as aplicações místicas na maneira que você está se referindo, ou seja, há Go-ju-Ryu (duro, macio e fluido). Agora, O-Sensei sempre dizia: "Bugei wa desu Bugei". As artes marciais são as artes marciais. E, "Aiki wa odorijanai". Ele sempre disse que o Aikido não é dança. Se você treinasse com O-Sensei, ou o assistisse você teria com medo de atacá-lo, porque ele nunca aliviava. Suave como ele era, se você não estivesse atento, poderia se machucar. O Aikido é perigoso e tem que ser bem trabalhado. Isso é o que disse o fundador e estava certo. O Aikido deve ser estudado. Tudo o que eu estou fazendo é ensinar-lhe como desenvolver o seu Aikido, porque não trabalho para um monte de você. Tento ensinar-lhe como fazer real. Não há nada “não espiritual” sobre isso. Na verdade, é mais espiritual. É real, não é uma ilusão, não é um desenho animado. Você tem que sentir para entender. O-Sensei era um grande místico, mas seu Aikido funcionou. Há muitas pessoas que tentaram pegá-lo em muitas ocasiões diferentes, desde antes de ele começar Aikido, até muito tempo depois. Eles descobriram que não é nenhuma brincadeira. E se você não pode fazer isso, se você não pode sair na rua e deixar algumas gangs ir até você com bastões de beisebol, e sei que vai fazer a coisa certa, você não sabe Aikido. Tem que ser real, caso contrário se torna uma aeróbica ou algo assim. Eu vou em alguns dojos e vejo alguém atacar, e o cara cai e ninguém toca em ninguém. Há alguém aqui que pode jogar qualquer um sem tocá-los? Você tem que fazer o trabalho. Estou falando sério.

PERGUNTA: Você está dizendo que alguns dojos de Aikido são muito passivos?
STEVEN: Há dojo que ensina essa forma (jogando sem tocar), e eu acho que para ensinar de que maneira você primeiro tem que aprender o básico e dentro dos princípios que você tem que ser capaz de fazê-los funcionar. Uma vez que você aprendeu o básico , você pode tentar essa mágica. Isso leva uns 20-30-40-50 anos para começar a desenvolver.

PERGUNTA: Como é que uma atingir os aspectos místicos do Aikido, após atingir o básico?
STEVEN: Seria como aconteceu comigo, ou com qualquer outra pessoa que busca esse fundo místico. Quando você se aproximar perto o suficiente de professor, ele decide se quer ensinar.

PERGUNTA: É possível uma outra religião ou espiritualidade é tão valioso quanto Omoto Kyo foi para o seu Aikido?
STEVEN: Eu imagino assim, ele certamente isso pode acontecer. Uma coisa sobre Omoto kyo, e até mesmo sobre O-Sensei disse que toda religião diz: "Nós somos o caminho, qualquer caminho está errado se você vai para o inferno." Não existe religião não diga isso, exceto Omoto-kyo. Estamos todos subindo a montanha mesmo, pode haver caminhos diferentes, mas todos nós estamos tentando chegar a Deus. Todo mundo tem o seu próprio caminho para chegar lá.

PERGUNTA: Qual parte do Aikido veio de esgrima?
STEVEN: Todas as partes, quando eu faço nikyo, eu corto. Quando eu faço irimi, eu corto, shihonage, é tudo kenjutsu

PERGUNTA: Quantos anos você tinha quando abriu seu dojo?
STEVEN: Cerca de 22.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan