sábado, 9 de junho de 2012

EVITANDO LESÕES


Que a prática moderada de atividades físicas incrementa a saúde, isso ninguém duvida. Entretanto, treinar de forma errada o que quer que seja ( artes marciais, esportes de combate, corrida, natação, etc) é um convite escancarado para o aparecimento de lesões. Seguem algumas dicas de como minimizar o surgimento de machucados.


1. CONSTRUA UMA ARMADURA

Não foi bem isso que eu quis dizer


Seus músculos são como uma armadura para seus ligamentos e articulações. Eles absorvem consideravelmente a tensão que seria direcionada para as partes mais sensíveis do seu corpo. Construir uma musculatura de qualidade vai diminuir bastante a probabilidade de se lesionar. O próprio Ô-sensei havia construído um bom corpo graças à sua auto-disciplina e à vida militar.

O-Sensei também sabia a importância de se alongar


Quando falamos em exercitar os músculos não estamos necessariamente lhe orientando a se tornar um novo Rambo. Mas trabalhar - corretamente - os músculos exigidos na prática do aikido (ou de qualquer outra AM) vai trazer melhorias ao seu desempenho.  Preparar o corpo para o esforço que vai receber é como montar a armadura do guerreiro que vai pra guerra. Normalmente os exercícios de aquecimento já trabalham os músculos exigidos, mas não fará mal procurar um  professor com formação em ginástica funcional para fortalecer os músculos mais exigidos.
Além disso, estiramentos musculares são bastante frequentes em quem não se exercita com frequência, por isso, alongamentos diários vão estimular sua flexibilidade e prevenir alguns problemas que podem - no futuro - agravar-se e tornarem-se bem sérios.

2. TRABALHE PRIMEIRO A POSTURA E A TÉCNICA. SÓ DEPOIS TRABALHE A EXPLOSÃO

Ô sensei: "Iniciantes não devem utilizar força"


“Primeiro faça, depois faça bem, só então faça bem e rápido”.
Em outras palavras, quando estamos desenvolvendo uma habilidade nova, seja correr, escalar, chutar, fazer flexões, subir escadas, ou caminhar, devemos primeiro aprender como fazer aquilo corretamente. Depois corrigir toda a forma e postura, refinando a técnica. Só então vamos adicionar potência no que estamos fazendo.
Além disso, quando nossa técnica é falha, tendemos a compensar com força e/ou velocidade. Quando se tem uma boa técnica, é bem mais mais fácil desenvolver depois velocidade e força. Mas...quando a técnica já começa falha... ficamos muito limitados. Quando perdermos a velocidade ( que é o  que acontece quando envelhecemos) ficara muito mais difícil de corrigir a técnica. Além disso, movimentos errados predispõem mais a lesões.


Nunca é tarde para se auto-corrigir, inclusive em atividades cotidianas. Corrigir a forma que caminhamos, abaixamos para pegar uma caneta caída, levantamos da cama. Todas essas atividades podem causar lesões graves se feitas com desleixo. 

3. SAIBA DESCANSAR

Cada vez que treinamos nós "castigamos" o músculo. Para que possamos voltar a treinar é preciso que o músculos esteja restabelecido, ou vamos induzir o aparecimento de uma lesão. É repousando que o músculo se reconstitui. Caso esteja fazendo um trabalho de hipertrofia, saiba que é descansando que o músculo "cresce". Não ficamos fortes fazendo o  exercício, mas descansando deles. É importante lembrar também que quanto maior a nossa idade, mais tempo de descanso o organismo precisa para se recuperar.

4. FIQUE ATENTO À DOR


Aikido, Hapkido, Systema, BJJ , Goshin Jutsu e outras AMs que envolvem técnicas de controle (chaves de braço, de perna, de pulso, etc) tendem a provocar dor quando são executadas. Sentiu que chegou em seu limite, basta dar 2 tapinhas (no tatame, no parceiro ou em si mesmo) . Esses 2 tapinhas são o sinal internacional de segurança. Pode doer, mas nunca deve machucar. Apos a chave ser desfeita, você deve conseguir realizar o movimento com a articulação atingida. SEMPRE!
No fim de uma aula puxada, pequenas dores musculares são o sinal de uma pratica bem sucedida. É a chamada dor "boa", oriunda do acumulo de acido latico. Entretanto, cuidado com dores "ruins", que indicam lesoes em músculos e/ou articulações. Dores que lhe impedem de realizar movimentos, ou que persistem por mais de 48 h de repouso devem ser bem investigadas. Dê especial atenção aos joelhos, ombros e coluna lombar.

5. VOCÊ É O QUE VOCÊ COME

Quando falamos em alimentação balanceada, devemos lembrar de alguns conceitos matemáticos

Comida = calorias ingeridas
Exercício= calorias consumidas, gastas, queimadas

Sabendo disso, saiba que se ingerir (comer) mais calorias do que gasta (treino) você vai engordar. Quanto mais gordura...mais chance de se machucar, pois estará sobrecarregando mais seus músculos.

Por outro lado...se você ingerir menos calorias do que gasta...vai perder peso. E às vezes da forma errada... Você se comer incorretamente, ao invés de queimar gordura, vai queimar músculos, piorar sua aparência física (pele, cabelos, etc), baixar sua defesa orgânica e ter mais tendencia a contrair enfermidades . Solução: vá ate uma nutricionista e "confesse-lhe" tudo o que anda comendo e fazendo. E siga os conselhos da mesma.


Seguiu todos os passos do programa e mesmo assim se machucou? 


GELO:  Já discutimos os benefícios de uma compressa gelada no tratamento de lesões. Mas...Quer fazer uma compressa barata e que se molda bem a qualquer parte do seu corpo? Molhe uma toalha com água fria, torça a tolha para diminuir a quantidade de água. Deixe a tolha no freezer para que água congele, após aplique no local do trauma por 15 minutos ou até que ocorra o avermelhamento da pele. Repita esse procedimento algumas vezes. Se quiser aperfeiçoar o processo use gelo terapêutico, também conhecido como gelo mole. Para fazer o gelo terapêutico,  em um saco plástico misture 100ml de álcool medicinal e 300 ml de água. Deve-se se certificar que a mistura está homogênea para levá-la ao freezer. Após a mistura congelada, retire-a do freezer. Enrole o gelo terapêutico em um pano úmido e aplique-o por 15 minutos.
Manoel FELIPE M de Albuquerque


Bons treinos!

Imagens: Divulgação

Amante da natureza e doador voluntário de órgãos. Acredita que manter-se com boa saúde é uma obrigação para aqueles que um dia herdarão seus órgãos. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan