segunda-feira, 4 de junho de 2012

SHODOKAN AIKIDO

Símbolo do Shodokan Aikido
Também conhecido como Tomiki Aikido ou Aikido de Competição foi criado pelo 8º dan de Judo e Aikido Kenji Tomiki (1900- 1979). 

Quando o sensei de Aikido e professor universitário Tomiki tornou reiniciou suas atividades no Judô (1951) na Universidade de Waseda ),  o entusiasmo para Aikido ainda estava presente. No mesmo ano ele visitou Ueshiba em Iwama, Prefeitura de Ibaraki.
Em Tóquio, ensinou Aikido para executivos e para outras pessoas, mas as oportunidades para ensinar Aikido estavam limitadas. Para os estudantes universitários que treinavam arduamente, sentia que tinha alcançado o seu limite para técnicas de Aikido, que não eram usadas em competição. Para que fossem preservadas as técnicas de Aikido para o futuro, ele pensou que deveria - a fim de atrair o publico jovem - desenvolver uma prática especializada e decidiu então constituir um Clube de Aikido.
Em seus registros, explicou os passos para obter o Aikido Competitivo no mesmo nível que o Judô. Para formar um Clube de Aikido ele determinou certas exigências pelas autoridades Universitárias. As condições para mostrar aquele Aikido eram:

1. significância dentro do contexto de Budo Japonês tradicional;

2. valor como um sistema de treinamento do ponto de vista da Educação Física;

3. prospectos para desenvolvimento em um nível internacional.

Pediram para que provesse uma explicação detalhada de como Aikido poderia satisfazer tais exigências. Ele mostrou que era possível realizar lutas competitivas. O Kendo e o Judô permitem que as pessoas realizem lutas competitivas de uma forma segura, onde testem as habilidades entre os praticantes e, deste modo, evoluindo. Era assim que o Budo moderno deveria ser. No antigo Bujitsu, não havia uma forma objetiva de julgar as técnicas a não ser através de um combate que, atualmente, não se trata de um caminho para a paz. Assim, após inúmeras discussões, a criação do Clube de Aikido de Waseda foi aprovada, com a condição de que o Sistema de Aikido Competitivo fosse concluído.
As competições ocorrem nas seguintes categorias:
 Embu ( Katas)
  • Este tipo de competição é semelhante ao torneio que ocorre no Ki- Aikido. Dois competidores (uke e tori) apresentam o kata escolhido aos juízes, que pontuam de 0 a 10, tanto o nague quanto o  uke. Os critérios são: sincronia, eficiência, técnica e performance. Cada apresentação dura em média 2 minutos. Os katas podem ser livres ou obrigatórios ( junanahom).Homens e mulheres competem em pé de igualdade. 
Randori


  • Toshu Randori: Tori (Nague) e Uke realizam uma luta desarmada. São 2 assaltos de 1,5 min.
  • Tanto Randori: Tori (tanto) e Uke (toshu) lutam entre si com um tanto (faca) de borracha, utilizando as 17 técnicas permitidas. No outro assalto, tanto e toshu se alternam. São 2 assaltos de 1,5 min.
Kongodantaisen ( competição mista de times)
  • Cada integrante do time participa de um só evento. Cada time deve ter um participante para dai san (suwari waza e hamni handachi), tanto randori, toshu randori e tai sabaki. Pode participar homens e mulheres . O time vencedor é o que faz mais pontos e/ou menos faltas.
O autor tem a consciência do quanto o assunto competição no aikido é polêmico. Além disso, quer deixar claro que - criado no MAK e no Dokuritsu Aikido - intimamente, tem dificuldade em conceber um budo competitivo, pois acredita que no budo, nada pode ser descartado e uma competição sincera  poderia culminar com a incapacitação permanente ou mesmo com a morte de um dos praticantes. Além disso, acredita no budo, a vitória deve ser obtida sobre o próprio ego. Entretanto, como o caráter deste blog é informativo, não poderia deixar de citar - nem de respeitar - esta visão do aikido.

MANOEL FELIPE MESQUITA DE ALBUQUERQUE
Posso não concordar com nada do que voce tenha a dizer...
Mas defenderei até a morte o direito de vc dize-la
(Pensamento iluminista)
Referências:
ARSA-Rio

Imagens: divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan